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Santarém Março a Julho de 2007

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Apresentação em tema: "Santarém Março a Julho de 2007"— Transcrição da apresentação:

1 Santarém Março a Julho de 2007
Centro de Competência CRIE FCUL Com as mãos na massa... Actividades Experimentais em Ciências com as TIC Santarém Março a Julho de 2007

2 Plano da Sessão de manhã Apresentações dos participantes da oficina
do site do CC CRIE FCUL Realização de uma actividade experimental (Ar) Inscrição na plataforma Moodle

3 Plano da Sessão de tarde Pesquisas na Internet - “Saber Mais”
Ponto da situação Participação num Fórum da Plataforma Balanço da Sessão Trabalho até dia 9 de Maio

4 Oficina “Com as mãos na Massa...”
Objectivos Contribuir para o aumento da literacia científica de professores e alunos Sensibilizar os professores para uma utilização crítica das TIC na sua prática pedagógica em Ciências Desenvolver capacidades de pesquisa, análise crítica e transformação de informação, com recurso às TIC, visando o aprofundamento de temas e conceitos de ciência e a preparação de propostas de trabalho com os alunos Promover a concepção, planificação e implementação de actividades experimentais com os alunos Incentivar o trabalho colaborativo e a troca de experiências entre professores (plataforma Moodle)

5 Oficina “Com as mãos na Massa...”
Conteúdos Análise, exploração e realização de propostas educativas no âmbito das actividades experimentais em Ciências Pesquisa, análise crítica e transformação de informação, com recurso às TIC, visando o aprofundamento de temas e conceitos de ciência e a preparação de propostas de trabalho com os alunos Elaboração/adaptação de propostas de trabalho experimental e definição de estratégias de trabalho prático Intervenção no terreno - implementação das actividades experimentais com os alunos em contexto de sala de aula Utilização da plataforma Moodle e das suas principais ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona para o desenvolvimento do trabalho colaborativo, para a comunicação entre os participantes na formação e para a partilha de materiais e recursos Produção, apresentação e análise de portefolios que sejam reveladores do processo de desenvolvimento das actividades e das aprendizagem realizadas pelos formandos.

6 Sessões Presenciais – 25 h
Oficina “Com as mãos na Massa...” Sessões Presenciais – 25 h Datas Horário N.º de horas 29 de Março 10h - 13h 14h h 30 6 h 9 de Maio 16h - 19 h 3 h 10 de Maio 16h - 19h 4 de Julho 5 de Julho 9h - 13h 7 h

7 Sessões não Presenciais – 25 h
Oficina “Com as mãos na Massa...” Sessões não Presenciais – 25 h Na sala de aula Preparação de propostas de trabalho Implementação das actividades experimentais em contexto de sala de aula Na plataforma Moodle Utilização de ferramentas de comunicação para o desenvolvimento do trabalho colaborativo Produção e apresentação de portefolios ilustrando o processo de desenvolvimento das actividades e das aprendizagem realizadas

8 Avaliação dos Formandos
Oficina “Com as mãos na Massa...” Avaliação dos Formandos Incidência sobre o desenvolvimento das competências dos formandos ao longo da Oficina. São tomados em consideração os seguintes aspectos: nível e qualidade da participação nas sessões de trabalho presenciais; nível e qualidade de realização das actividades propostas nas sessões de trabalho presenciais e no trabalho não presencial realizado entre aquelas; nível e qualidade das interacções com os restantes elementos do grupo em formação e formadores, suportada pelo uso das TIC; análise dos portefolios desenvolvidos pelos formandos.

9 O site CC CRIE FCUL

10 Linhas Orientadoras TIC na Educação…
como indutoras de transformação educativa contemplando uma utilização que não se limite à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera actualização tecnológica da escola valorizando uma formação de professores participada, uma perspectiva interdisciplinar e o trabalho colaborativo no quadro de actividades de projecto

11 Vertentes de Trabalho Actividades com Agrupamentos de Escolas
Produção de Recursos Virtuais Utilização da plataforma Moodle para sustentar as actividades de formação e o desenvolvimento dos recursos virtuais No sentido de procurar apostar na utilização das TIC como ferramenta para ajudar a reforçar o conceito de agrupamento não apenas como uma organização que funciona na vertente administrativa mas apostando mais e investindo na vertente pedagógica incentivando a construção da identidade do agrupamento Actividades com Agrupamentos de Escolas formação e apoio aos professores na utilização das TIC

12 A plataforma do CC CRIE FCUL

13 Ponto da situação Reflexão e partilha sobre as experiências realizadas
Materiais e recursos existentes nas escolas “cantinho das ciências”, computadores, estações meteorológicas... Ideias de exploração de actividades experimentais com os alunos

14 “Pensando no trabalho com os alunos...”
Participação no Fórum “Pensando no trabalho com os alunos...” Como pensam pôr em prática as actividades experimentais na sala de aula com os alunos? Que ideias têm? Que dificuldades ainda sentem?

15 Para ir pensando... Como integrar a realização de actividades experimentais em ciências nas rotinas de sala de aula? Como organizar a sala de aula? Que materiais são necessários? Quem faz as actividades experimentais? Como conduzir a realização das actividades? Como fazer a exploração da experiência com os alunos? Como sistematizar as aprendizagens?

16 Trabalho até dia 9 de Maio
Na sala de aula Realizar uma actividade experimental com os alunos Registar a sua realização e exploração: cartazes, fotos, textos, desenhos, vídeos... Na plataforma Participar no Fórum com ideias, dúvidas, reflexões... Escrever um pequeno texto (no Word) que relate as actividades desenvolvidas durante o mês de Abril e publicá-lo como anexo no Fórum.


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