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Com as mãos na massa... Actividades Experimentais em Ciências com as TIC Centro de Competência CRIE FCUL Santarém Março a Julho.

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Apresentação em tema: "Com as mãos na massa... Actividades Experimentais em Ciências com as TIC Centro de Competência CRIE FCUL Santarém Março a Julho."— Transcrição da apresentação:

1 Com as mãos na massa... Actividades Experimentais em Ciências com as TIC Centro de Competência CRIE FCUL Santarém Março a Julho de 2007

2 Plano da Sessão de manhã Apresentações dos participantes da oficina do site do CC CRIE FCUL Realização de uma actividade experimental (Ar) Inscrição na plataforma Moodle

3 Plano da Sessão de tarde Pesquisas na Internet - Saber Mais Ponto da situação Participação num Fórum da Plataforma Balanço da Sessão Trabalho até dia 9 de Maio

4 Oficina Com as mãos na Massa... Objectivos Contribuir para o aumento da literacia científica de professores e alunos Sensibilizar os professores para uma utilização crítica das TIC na sua prática pedagógica em Ciências Desenvolver capacidades de pesquisa, análise crítica e transformação de informação, com recurso às TIC, visando o aprofundamento de temas e conceitos de ciência e a preparação de propostas de trabalho com os alunos Promover a concepção, planificação e implementação de actividades experimentais com os alunos Incentivar o trabalho colaborativo e a troca de experiências entre professores (plataforma Moodle)

5 Oficina Com as mãos na Massa... Conteúdos Análise, exploração e realização de propostas educativas no âmbito das actividades experimentais em Ciências Pesquisa, análise crítica e transformação de informação, com recurso às TIC, visando o aprofundamento de temas e conceitos de ciência e a preparação de propostas de trabalho com os alunos Elaboração/adaptação de propostas de trabalho experimental e definição de estratégias de trabalho prático Intervenção no terreno - implementação das actividades experimentais com os alunos em contexto de sala de aula Utilização da plataforma Moodle e das suas principais ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona para o desenvolvimento do trabalho colaborativo, para a comunicação entre os participantes na formação e para a partilha de materiais e recursos Produção, apresentação e análise de portefolios que sejam reveladores do processo de desenvolvimento das actividades e das aprendizagem realizadas pelos formandos.

6 Sessões Presenciais – 25 h DatasHorárioN.º de horas 29 de Março 10h - 13h 14h h 30 6 h 9 de Maio16h - 19 h 3 h 10 de Maio16h - 19h 3 h 4 de Julho 10h - 13h 14h h 30 6 h 5 de Julho 9h - 13h 14h h 30 7 h Oficina Com as mãos na Massa...

7 Na sala de aula Preparação de propostas de trabalho Implementação das actividades experimentais em contexto de sala de aula Na plataforma Moodle Utilização de ferramentas de comunicação para o desenvolvimento do trabalho colaborativo Produção e apresentação de portefolios ilustrando o processo de desenvolvimento das actividades e das aprendizagem realizadas Sessões não Presenciais – 25 h Oficina Com as mãos na Massa...

8 Incidência sobre o desenvolvimento das competências dos formandos ao longo da Oficina. São tomados em consideração os seguintes aspectos: –nível e qualidade da participação nas sessões de trabalho presenciais; –nível e qualidade de realização das actividades propostas nas sessões de trabalho presenciais e no trabalho não presencial realizado entre aquelas; –nível e qualidade das interacções com os restantes elementos do grupo em formação e formadores, suportada pelo uso das TIC; –análise dos portefolios desenvolvidos pelos formandos. Avaliação dos Formandos Oficina Com as mãos na Massa...

9 O site CC CRIE FCUL

10 Linhas Orientadoras TIC na Educação… como indutoras de transformação educativa contemplando uma utilização que não se limite à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera actualização tecnológica da escola valorizando uma formação de professores participada, uma perspectiva interdisciplinar e o trabalho colaborativo no quadro de actividades de projecto

11 Actividades com Agrupamentos de Escolas Produção de Recursos Virtuais Utilização da plataforma Moodle para sustentar as actividades de formação e o desenvolvimento dos recursos virtuaisplataforma Vertentes de Trabalho

12 A plataforma do CC CRIE FCUL

13 Ponto da situação Reflexão e partilha sobre as experiências realizadas Materiais e recursos existentes nas escolas cantinho das ciências, computadores, estações meteorológicas... Ideias de exploração de actividades experimentais com os alunos

14 Participação no Fórum Pensando no trabalho com os alunos... Como pensam pôr em prática as actividades experimentais na sala de aula com os alunos? Que ideias têm? Que dificuldades ainda sentem?

15 Para ir pensando... Como integrar a realização de actividades experimentais em ciências nas rotinas de sala de aula? Como organizar a sala de aula? Que materiais são necessários? Quem faz as actividades experimentais? Como conduzir a realização das actividades? Como fazer a exploração da experiência com os alunos? Como sistematizar as aprendizagens?

16 Trabalho até dia 9 de Maio Na sala de aula Realizar uma actividade experimental com os alunos Registar a sua realização e exploração: cartazes, fotos, textos, desenhos, vídeos... Na plataforma Participar no Fórum com ideias, dúvidas, reflexões... Escrever um pequeno texto (no Word) que relate as actividades desenvolvidas durante o mês de Abril e publicá-lo como anexo no Fórum.


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