A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PENSAMENTO “Antes de entendermos a metodologia, as montanhas são montanhas e os rios são rios; Ao nos esforçarmos para entender a metodologia, as montanhas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PENSAMENTO “Antes de entendermos a metodologia, as montanhas são montanhas e os rios são rios; Ao nos esforçarmos para entender a metodologia, as montanhas."— Transcrição da apresentação:

1 PENSAMENTO “Antes de entendermos a metodologia, as montanhas são montanhas e os rios são rios; Ao nos esforçarmos para entender a metodologia, as montanhas deixam de ser montanhas e os rios deixam de ser rios; Quando finalmente entendemos a metodologia, as montanhas voltam a ser montanhas e os rios voltam a ser rios”. “Antes de entendermos a metodologia, as montanhas são montanhas e os rios são rios; Ao nos esforçarmos para entender a metodologia, as montanhas deixam de ser montanhas e os rios deixam de ser rios; Quando finalmente entendemos a metodologia, as montanhas voltam a ser montanhas e os rios voltam a ser rios”.

2 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Aprender a elaborar a estratégia de busca para sua pesquisa e avaliar a qualidade dos artigos selecionados são os itens mais importantes para a revisão da literatura. Aprender a elaborar a estratégia de busca para sua pesquisa e avaliar a qualidade dos artigos selecionados são os itens mais importantes para a revisão da literatura.avaliar a qualidade dos artigos selecionadosavaliar a qualidade dos artigos selecionados “Quem me derá ao menos uma vez, “Quem me derá ao menos uma vez, explicar o que ninguém consegue entender!” Renato Russo explicar o que ninguém consegue entender!” Renato Russo

3 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA

4 PROJETO DE PESQUISA O projeto de pesquisa é o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Deve oferecer respostas do tipo: O que pesquisar? Por que pesquisar? (Justificativa) Para que pesquisar? (Objetivos) Como pesquisar? (Metodologia) Quando pesquisar? (Cronograma) Por quem? O projeto de pesquisa é o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade. Deve oferecer respostas do tipo: O que pesquisar? Por que pesquisar? (Justificativa) Para que pesquisar? (Objetivos) Como pesquisar? (Metodologia) Quando pesquisar? (Cronograma) Por quem?

5 PROJETO DE PESQUISA A pesquisa científica precisa ser bem planejada. O planejamento não assegurará, por si só, o sucesso da monografia, mas, A pesquisa científica precisa ser bem planejada. O planejamento não assegurará, por si só, o sucesso da monografia, mas, com certeza, é um bom caminho para uma monografia de qualidade.

6 PROJETO DE PESQUISA Entende-se por planejamento da pesquisa a previsão racional de um evento, atividade, comportamento ou objeto que se pretende realizar a partir da perspectiva científica do pesquisador. Como previsão, deve ser entendida a explicitação do caráter antecipatório de ações e, como tal, atender a uma racionalidade informada pela perspectiva teórico-metodológica da relação entre o sujeito e o objeto da pesquisa... Entende-se por planejamento da pesquisa a previsão racional de um evento, atividade, comportamento ou objeto que se pretende realizar a partir da perspectiva científica do pesquisador. Como previsão, deve ser entendida a explicitação do caráter antecipatório de ações e, como tal, atender a uma racionalidade informada pela perspectiva teórico-metodológica da relação entre o sujeito e o objeto da pesquisa...

7 PROJETO DE PESQUISA (...) A racionalidade deve-se manifestar através da vinculação estrutural entre o campo teórico e a realidade a ser pesquisada, além de atender ao critério da coerência interna. Mais ainda, deve prever rotinas de pesquisa que tornem possível atingir-se os objetivos definidos, de tal forma que se consigam os melhores resultados com menor custo (BARRETO; HONORATO, 1998, p. 59). (...) A racionalidade deve-se manifestar através da vinculação estrutural entre o campo teórico e a realidade a ser pesquisada, além de atender ao critério da coerência interna. Mais ainda, deve prever rotinas de pesquisa que tornem possível atingir-se os objetivos definidos, de tal forma que se consigam os melhores resultados com menor custo (BARRETO; HONORATO, 1998, p. 59).

8 ESTRUTURA  A estrutura de uma monografia compreende as seguintes partes:  a) elementos pré-textuais;  b) elementos textuais;  c) elementos pós-textuais.

9 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS  São chamados pré-textuais todos os elementos que contém informações e ajudam na identificação e na utilização da monografia. Elementos pré-textuais de uma monografia: Elementos pré-textuais de uma monografia: 1) Capa (obrigatório); 1) Capa (obrigatório); 2) Contra-capa (obrigatório); 2) Contra-capa (obrigatório); 3) Folhe de Aprovação (obrigatória); 3) Folhe de Aprovação (obrigatória);

10 ELEMENTOS TEXTUAIS  Parte do trabalho em que é exposto o conteúdo da monografia. Sua organização é determinada pela natureza do trabalho. São considerados fundamentais os seguintes elementos: 1) Introdução; 1) Introdução; 2) Desenvolvimento; 2) Desenvolvimento; 3) Conclusão. 3) Conclusão.

11 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS São os elementos que tem relação com o texto, mas que, para torná-lo menos denso e não prejudicá-lo, costumam vir apresentados após a parte textual. Dentre os elementos pós- textuais temos: São os elementos que tem relação com o texto, mas que, para torná-lo menos denso e não prejudicá-lo, costumam vir apresentados após a parte textual. Dentre os elementos pós- textuais temos: as referências, o glossário, o apêndice, o anexo, o índice. as referências, o glossário, o apêndice, o anexo, o índice.

12 ESCOLHA DO TEMA  A escolha de um tema representa uma delimitação de um campo de estudo no interior de uma grande área de conhecimento, sobre o qual se pretende debruçar. É necessário construir um objeto de pesquisa, ou seja, selecionar uma fração da realidade a partir do referencial teórico-metodológico escolhido.

13 DELIMITAÇÃO DO TEMA Delimitar é indicar a abrangência do estudo, estabelecendo os limites extencionais e conceituais do tema. Delimitar é indicar a abrangência do estudo, estabelecendo os limites extencionais e conceituais do tema.

14 A ESCOLHA DO TEMA  Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa.  Fatores internos  Fatores externos

15 FATORES INTERNOS  Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal;  Tempo disponível para realização do trabalho de pesquisa;  O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tempo pretendido.

16 FATORES INTERNOS  Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal. Para se trabalhar uma pesquisa é preciso ter um mínimo de prazer nesta atividade. A escola do tema esta vinculada, portanto, ao gosto pelo assunto a ser trabalhado. Trabalhar um assunto que não seja do seu agrado tornara a pesquisa num exercício de tortura e sofrimento. Para se trabalhar uma pesquisa é preciso ter um mínimo de prazer nesta atividade. A escola do tema esta vinculada, portanto, ao gosto pelo assunto a ser trabalhado. Trabalhar um assunto que não seja do seu agrado tornara a pesquisa num exercício de tortura e sofrimento.

17 FATORES INTERNOS  Tempo disponível para realização do trabalho de pesquisa. Na escolha do tema temos que levar em consideração a quantidade de atividade que teremos que cumprir para executar o trabalho e medi-la com o tempo dos trabalhos que temos que cumprir no nosso cotidiano, não relacionado a pesquisa. Na escolha do tema temos que levar em consideração a quantidade de atividade que teremos que cumprir para executar o trabalho e medi-la com o tempo dos trabalhos que temos que cumprir no nosso cotidiano, não relacionado a pesquisa.

18 FATORES INTERNOS  O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tempo pretendido. E preciso que o pesquisador tenha consciência de sua limitação de conhecimentos para não entrar num assunto fora de sua área. Se minha área é de ciências humanas, devo me ater aos temas relacionados a esta área. E preciso que o pesquisador tenha consciência de sua limitação de conhecimentos para não entrar num assunto fora de sua área. Se minha área é de ciências humanas, devo me ater aos temas relacionados a esta área.

19 FATORES EXTERNOS  A significação do tema escolhido, sua novidade, oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais;  O limite de tempo disponível para conclusão do trabalho;  Material de consulta e dados necessários ao pesquisador.

20 FATORES EXTERNOS  A significação do tema escolhido, sua novidade, oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais; Na escolha do tema devemos tomar cuidado para não executarmos um trabalho que não interessará a ninguém. Se o trabalho merece ser feito que ele tenha uma importância qualquer para pessoas, grupos de pessoas ou para a sociedade em geral. Na escolha do tema devemos tomar cuidado para não executarmos um trabalho que não interessará a ninguém. Se o trabalho merece ser feito que ele tenha uma importância qualquer para pessoas, grupos de pessoas ou para a sociedade em geral.

21 FATORES EXTERNOS  O limite de tempo disponível para conclusão do trabalho; Quando a instituição determina um prazo para a entrega do relatório final da pesquisa, não podemos nos enveredar por assuntos que não nos permitirão cumprir este prazo. O tema escolhido deve estar delimitado dentro do tempo possível para a conclusão do trabalho Quando a instituição determina um prazo para a entrega do relatório final da pesquisa, não podemos nos enveredar por assuntos que não nos permitirão cumprir este prazo. O tema escolhido deve estar delimitado dentro do tempo possível para a conclusão do trabalho

22 FATORES EXTERNOS  Material de consulta e dados necessários ao pesquisador. Um outro problema na escolha do tema é a disponibilidade de material para consulta.Muitas vezes o tema escolhido é pouco trabalhado por outros autores e não existem fontes secundarias para consultas. A fala dessas fontes obriga aos pesquisadores buscar fontes primarias que necessita de um tempo maior para a realização do trabalho. Este problema não impede a realização da pesquisa, mas deve ser levada em consideração para que o tempo institucional não seja ultrapassado. Um outro problema na escolha do tema é a disponibilidade de material para consulta.Muitas vezes o tema escolhido é pouco trabalhado por outros autores e não existem fontes secundarias para consultas. A fala dessas fontes obriga aos pesquisadores buscar fontes primarias que necessita de um tempo maior para a realização do trabalho. Este problema não impede a realização da pesquisa, mas deve ser levada em consideração para que o tempo institucional não seja ultrapassado.

23 LEVANTAMENTO OU REVISAO DE LITERATURA  Sugestões para levantamento de literatura:  Locais de coletas  Registro de documentos  Organização  Levantamento e nível: a)Nível geral do tema a ser tratado b)Nível especifico a ser tratado

24 PROBLEMA  O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão pode ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O problema é criado pelo próprio autor, no caso criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um problema, mas alguns autores sugerem que eles sejam expressos em forma de pergunta. Particularmente, prefiro que o problema seja descrito como uma afirmação. Exemplo: Exemplo:  Tema: A educação da mulher: a perpetuação da injustiça.  Problema: A mulher é tratada com submissão pela sociedade. 284

25 HIPÓTESE  Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica ( uma suposição), que tente responder ao problema levantado no tema escolhido para pesquisa. E uma pré-solução para o problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese ( ou suposição) levantada. Exemplo: (em relação ao problema definido acima) Exemplo: (em relação ao problema definido acima)  Hipótese: A sociedade patriarcal, representada pela força masculina, exclui as mulheres dos processos decisórios.

26 JUSTIFICATIVA  A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada. Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento. Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

27 OBJETIVOS  A definição dos Objetivos determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Alguns autores separam os Objetivos em Objetivos Gerais e Objetivos Específicos, mas não há regra a ser cumprida quanto a isto e outros autores consideram desnecessário dividir os Objetivos em categorias. Um macete para se definir os Objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinito: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; procurar aquilo; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa etc..

28 METODOLOGIA  A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método ( caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc.), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc.), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

29 CRONOGRAMA  O Cronograma é a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas. As atividades e os períodos serão definidos a partir das características de cada pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho. Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Este serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador. Os períodos podem estar divididos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc.. Este serão determinados a partir dos critérios de tempo adotados por cada pesquisador.

30 EXEMPLO

31 RECURSOS  Normalmente as monografias, as dissertações e as teses acadêmicas não necessitam que sejam expressos os recursos financeiros. Os recursos só serão incluídos quando o Projeto for apresentado para a instituição financiadora do projeto da Pesquisa. Os recursos financeiros podem estar divididos em Material Permanente, Material de Consumo e Pessoal, sendo que esta divisão vai ser definida a partir de critérios de organização de cada um ou das exigências da instituição onde está sendo apresentado o projeto.

32 MATERIAL PERMANENTE  São aquelas matérias que tem durabilidade prolongada. Normalmente é definido como bens duráveis que são consumidos durante a realização da pesquisa  Computador  Impressora  Scanner  Mesa para computador  Cadeira para mesa  Mesa

33 MATERIAL DE CONSUMO  São aqueles materiais que não tem uma durabilidade prolongada. Normalmente é definido como bens que são consumidos durante a realização da pesquisa.  Caixas de disquete para computador  Resmas de papel tipo A4  Cartuchos de tinta para impressora

34 PESSOAL  1 Estagiário pesquisador  1 Digitador  1 Revisor  Impostos incidentes (hipotético)

35 ANEXOS  Este item também só é incluído caso haja necessidade de juntar projeto algum documento que venha da algum tipo de esclarecimento ao texto. A inclusão, ou não, fica a critério do autor da pesquisa.

36 REFERÊNCIAS  As referencias dos documentos consultados para a elaboração do Projeto é um item obrigatório. Nela normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informação consultada no levantamento de Literatura. Exemplos para a elaboração das Referências, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, para a elaboração das Referências estão expressas no anexo 1 deste trabalho. Exemplos para a elaboração das Referências, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, para a elaboração das Referências estão expressas no anexo 1 deste trabalho.

37 GLOSSÁRIO  São as palavras de uso restrito ao trabalho de pesquisa ou pouco conhecidas pelo virtual leitor, acompanhas de definição. Também não é um item obrigatório. Sua inclusão fica a critério do autor da pesquisa, caso haja necessidade de explicar termos que possam gerar equívocos de interpretação por parte do leitor.

38 ESQUEMA DO TRABALHO  Concluído o Projeto, o pesquisador elaborará um Esquema do Trabalho que é uma espécie de esboço daquilo que ele pretende inserir no seu Relatório Final da pesquisa. O Esquema do Trabalho guia o pesquisador na elaboração do texto final. Por se tratar do esboço este esquema pode ser totalmente alterado durante o desenvolvimento do trabalho. Quando conseguimos dividir o tema genérico em pequenas partes, ou itens, poderão redigir sobre cada uma das partes, facilitando significativamente o desenvolvimento do texto. Depois de concluída a pesquisa, este Esquema irá se tornar o Sumário do trabalho final. Depois de concluída a pesquisa, este Esquema irá se tornar o Sumário do trabalho final.

39 EXEMPLO  Título: Educação da Mulher: a perpetuação da injustiça  1 INTRODUÇÃO  2 HISTÓRICO DO PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE  3 O PODER DA RELIGIÃO  3.1 O mito de Lilith/ Eva  3.2 O mito da virgem Maria  4. O PROCESSO DE EDUCAÇÃO  5.O PAPEL DA MULHER NA FAMÍLIA  5.1 A questão da maternidade  5.2 Direitos e deveres  5.3 A moral da família  5.4 O casamento: Um bom negócio  5.5 A violência  6. UM CAPÍTULO MASCULINO  7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

40 RESUMINDO...  Um projeto de pesquisa, então deveria ter as seguintes características:  1 – Introdução (obrigatório)  2 – Levantamento de Literatura (obrigatório)  3- Problema (obrigatório)  4 - Hipóteses (obrigatório)  5 – Objetivos (obrigatório)  6 – Justificativa (obrigatório)  7 – Metodologia ( obrigatório)  8 – Cronogramas (se achar necessário)  9 – Recursos (se achar necessário)  10 – Anexos (se achar necessário)  11 – Referências (obrigatório)  12 – Glossários (se achar necessário)

41 OBSERVAÇÃO  O documento final do projeto de pesquisa deve conter:  - Capa ou Falsa Folha de Rosto (obrigatório)  - Folha e rosto (obrigatório)  - Texto do Projeto (baseado nas características enunciadas acima) (obrigatório)  - Referências (obrigatório)  - Capa (se quiser)

42 INTRODUÇÃO  Frases para iniciar a introdução: Muito se tem discutido, recentemente, acerca de...; Muito se debate, hoje em dia...; O... é de fundamental importância em...; É de fundamental importância o (a)...; É indiscutível que...; É inegável que...; Muito se discute a importância de...; comenta-se, com freqüência a respeito de...; Não raro, toma-se conhecimento, por meio de...; Apesar de muitos acreditarem que...; Ao contrário do que muitos acreditam...; Ao fazer uma análise da sociedade, busca-se descobrir as causas de...

43 DESENVOLVIMENTO  Frases para iniciar o desenvolvimento: Ao se examinarem alguns...; verifica-se que... Pode-se mencionar o exemplo...; Em conseqüência disso, vê-se, a todo instante...; Alguns argumentam que... Além disso... Isso se contar que...; Outros, porém...; Há registros históricos de... que...; Dentre os inúmeros motivos que levaram o... é incontestável que...; A observação crítica de fatos históricos revela o porquê de...; Fazendo um estudo de..., perceber-se por meio de...

44 CONCLUSÃO  Frases para iniciar a conclusão: Em virtude dos fatos mencionados...; Por isso tudo...; Levando-se em consideração esses aspectos...; Dessa forma...; Em vista dos argumentos apresentados...; Dado o exposto...; Tendo em vista os aspectos observados...; Levando-se em conta o que foi observado...; Em virtude do que foi mencionado...; Por todos esses aspectos...; Pela observação dos aspectos analisados...; Entende-se que...; Entende-se que...; É- se levando a acreditar que...; Conclui-se que...; Percebe-se que...; É imprescindível que se conscientizem de que...; É preciso que...; Faz-se necessário que...

45 CUIDADOS  Uso de pronomes demonstrativos na dissertação: Uso-se este, esta, isto, paro se referir à frases ou oração posterior, ou seja, elemento que acabou de ser escrito. Essa, esse, isso, para referir-se à frase ou oração anterior, ou seja, frase que já foi escrita. Uso-se este, esta, isto, paro se referir à frases ou oração posterior, ou seja, elemento que acabou de ser escrito. Essa, esse, isso, para referir-se à frase ou oração anterior, ou seja, frase que já foi escrita. 

46 FINAL “Se os meus escritos valem alguma coisa, possam os que tiverem (...) utilizá-los do melhor modo que entenderem”. “Se os meus escritos valem alguma coisa, possam os que tiverem (...) utilizá-los do melhor modo que entenderem”. Descartes Descartes


Carregar ppt "PENSAMENTO “Antes de entendermos a metodologia, as montanhas são montanhas e os rios são rios; Ao nos esforçarmos para entender a metodologia, as montanhas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google