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Comunicação Integrada Faculdades Promove Departamento de Comunicação Social Profa. Christiane Pitanga 7º período de Produção Editorial/Publicidade e Propaganda.

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1 Comunicação Integrada Faculdades Promove Departamento de Comunicação Social Profa. Christiane Pitanga 7º período de Produção Editorial/Publicidade e Propaganda

2 A comunicação empresarial começou com a publicidade dos produtos, com mensagens meramente informativas e descritivas. Com o aumento da concorrência, a publicidade passou a ser conceitual, argumentativa, procurando destacar a diferença de um produto do outro. Introdução

3 No entanto, havia também a comunicação administrativa, entre os setores, funcionários e fornecedores, mas isso não era visto como algo a ser planejado estrategicamente. Era algo corriqueiro. Com o acirramento da concorrência, a marca e a imagem empresarial passaram a ser destacadas para dar valor e credibilidade aos produtos e/ou serviços. Introdução

4 Houve a percepção de que precisava também melhorar a comunicação com os funcionários e entre eles para, lógico, aumentar a produtividade, a qualidade da produção e a empresa tornar-se competitiva. Então, dentro da empresa passou existir três “setores” de comunicação, distintos, independentes, o que, como veremos, é um equívoco. Introdução

5 1- Comunicação de Marketing: para cuidar da marca, dos produtos e serviços e basicamente voltada para clientes e consumidores. 2- Comunicação Institucional: que tratava da empresa e se dirigia principalmente para formadores de opinião e à opinião pública em geral. 3- Comunicação Interna: voltada para o público interno (funcionários e familiares). Comunicação Segmentada

6 Tudo isso acontecia por causa da idéia de soberania de mercado. A comunicação organizacional era confundida com a comunicação social, caracterizada por ser um processo: - indireto: midiada por veículos - unilateral: vinda de uma única fonte - público: para a massa. Dirige-se a todos indistintamente. Comunicação Segmentada

7 Cada público tinha interesses específicos: 1- o cliente queria excelência de produtos e serviços e não lhe interessava se a empresa dava lucro ou tratava bem ou não seus funcionários, se tinha responsabilidade social ou não. Outras informações não influíam na decisão da compra. Comunicação Segmentada

8 2- o funcionário também olhava só para o seu próprio umbigo. Muitos nem se interessavam em saber o que a empresa produzia, se dava lucro ou se tinha algum projeto social. 3- O acionista só queria saber dos seus lucros, era um alienado. “Chegava a bater palmas quando a empresa anunciava corte de investimentos pensando que resultaria em melhores dividendos”. Comunicação Segmentada

9 4- autoridades, profissionais da mídia e outros formadores de opinião ficavam sabendo um pouco mais da empresa de vez em quando, por meio da campanhas institucionais. Quando a empresa enfrentava uma crise, não poupavam críticas a ela. Comunicação Segmentada

10 1- Evolução dos canais de comunicação =maior fluxo de informação contra um discurso único, de cima pra baixo (governo, empresa e a grande mídia) 2- Sociedade se organiza = fortalecimento de pequenos pólos de poder e de comunicação (sindicatos, associações, movimentos, clubes de mães, enfim, grupos sociais e entidades). 3- Conscientização e cidadania Mudança

11 O cliente/consumidor, o acionista e o funcionário querem saber, além dos seus interesses específicos, se a empresa: - produz riqueza para o país - respeita as leis, os indivíduos e a natureza - tem um papel social relevante. Mudança

12 Hoje, uma empresa pode ser definida como unidade socioeconômica voltada para a produção de um bem de consumo ou serviço, tendo agregado à função produtiva o seu papel sociocultural: - geração de empregos - incentivo ao desenvolvimento de ciência e de tecnologia - elaboração e melhoria de processos e de estratégias. Mudança

13 Década 70: implantação de uma cultura de comunicação nas empresas; qualificação de profissionais, graças aos cursos de comunicação. Década 80: vigência do regime democrático exigiu nova postura das organizações; comunicação vinculou- se ao negócio, sendo estratégica e fundamental no processo de tomada de decisões. Década 90: processo integrado que orienta o relacionamento da empresa com todos os seus públicos de interesse. Comunicação Organizacional

14 Comunicação institucional (formação da imagem) + Comunicação mercadológica (venda de produtos) As estratégias da comunicação devem ser definidas com base em uma política comum, com valores, princípios e diretrizes que se mantenham íntegros, ainda que no âmbito operacional haja uma descentralização, tendo em vista a execução das atividades específicas de comunicação. Comunicação Integrada

15 CONCEITO A comunicação organizacional caracteriza-se como o somatório de todas as atividades de comunicação da empresa. É uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, propaganda, produção editorial, promoções, pesquisa, endomarketing e marketing (Pimenta, 2004). Comunicação Organizacional

16 PROCESSO ÚNICO DE COMUNICAÇÃO: Processo que integra todas as funções que se relacionam com públicos ou que fazem algum tipo de comunicação: marketing, vendas, recursos humanos, relações públicas, advogados, ombudsman, serviço de atendimento ao consumidor, telemarketing, lobistas, agência de publicidade, relações com a imprensa, relações com a comunidade (Neves, 2000). Comunicação Organizacional

17 OBJETIVOS 1- construção da imagem institucional da empresa 2- adequação dos trabalhadores ao aumento da competição no mercado 3- atender as exigências dos consumidores mais conscientes de seus direitos 4- defender interesses junto ao governo e aos políticos 5- encaminhar questões sindicais e assuntos relacionados à preservação do meio ambiente, etc. Comunicação Organizacional

18 Resultados da comunicação integrada: 1- capacidade de responder mais rápida e adequadamente às contingências, às ameaças e aos riscos internos e externos 2- homogeneidade de linguagem 3- harmonia na preservação dos códigos visuais e escritos 4- sinergia Comunicação Organizacional

19 Resultados da comunicação integrada: 5- racionalização dos processos administrativos e financeiros 6- melhor distribuição das tarefas 7- melhor direcionamento da mensagem e seleção de veículos Comunicação Organizacional

20 Torquato (2002) relacionou quatro formas de comunicação na empresa: 1- Comunicação cultural: comporta os climas internos (clima organizacional), medidos a partir da cultura interna revelada pelos costumes, idéias e valores dos funcionários. Normalmente não é trabalhada operacionalmente pelos profissionais de comunicação. Comunicação Organizacional

21 2- Comunicação administrativa: também não é percebida pelos profissionais de comunicação, reúne papéis, cartas internas, memorandos, etc. Muitas vezes, essa comunicação é excessiva e entope os canais de comunicação internos, tornando-a ineficaz. Segundo pesquisa realizada por Torquato em uma grande empresa financeira, 85% dos materiais impressos produzidos não eram consumidos de maneira eficaz pelo corpo funcional. Comunicação Organizacional

22 3- Comunicação social: envolve as áreas de jornalismo, relações públicas, publicidade, produção editorial e marketing. É a mais desenvolvida, tanto do ponto de vista conceitual quanto dos pontos de vista operacional e tecnológico. 4. Sistema de informação: agrega as informações armazenadas em bancos de dados. Comunicação Organizacional

23 Neves (2000) alerta para o que chama de Comunicação simbólica: são emissores dessa comunicação: a história da empresa, seus produtos e serviços, o comportamento dos dirigentes, a atitude profissional dos empregados, a propaganda, a programação visual, as cores, a arquitetura dos prédios, o desenho dos escritórios, os eventos que realiza, os programas sociais e culturais que patrocina, como se relaciona com os diferentes públicos, etc. Comunicação Organizacional

24 Departamentos da Comunicação Organizacional -Planejamento Estratégico da Imagem: a partir de levantamentos, pesquisas, análises e diagnósticos, o planejamento visa definir direções, objetivos e programas de comunicação. A) Gerência da Comunicação Programada B) Gerência da Comunicação Simbólica C) Gerência de Questões (Issue Management) D) Gerência do Sistema de Objetivos Comunicação Organizacional

25 A) Gerência de Comunicação Programada - FUNÇÕES - Cuida de identificar os públicos com os quais a empresa deve se comunicar, levantando suas motivações, interesses mútuos; - Estabelece programas de aproximação, abertura de canais de comunicação e relacionamento; - Lembrar que cada público tem uma particularidade, uma linguagem própria, protocolos, etc. Departamentos

26 A) Gerência de Comunicação Programada - OBJETIVOS 1.Coordenar a integração dos movimentos táticos (ações, programas, projetos), bem como buscar a otimização dos recursos 2. Integrar a comunicação e o marketing institucional (cultural, esportivo, social, ecológico, etc) e comercial (propaganda, publicidade, promoções, eventos, patrocínios, brindes, etc) Departamentos

27 A) Gerência de Comunicação Programada - OBJETIVOS 3. Unificar o discurso. Mesma mensagem para todos os públicos. A segmentação somente ocorre na definição dos programas e dos veículos adequados às características do público. Departamentos

28 B) Gerência da Comunicação Simbólica - OBJETIVO 1.Proteger os atributos de imagem da empresa, assegurando a harmonia e impedindo conflitos entre os elementos da identidade empresarial e o discurso institucional e os programas. Funciona como sentinela da imagem empresarial. Departamentos

29 C) Gerência de Questões (Issue Management) As forças do ambiente de marketing interferem direta ou indiretamente nos negócios e atividades da empresa, para melhor ou para pior. Normalmente, interferem de forma prejudicial. São questões ligadas às intervenções do poder público, polêmicas, campanhas, ações e reações da opinião pública, boatos, ataques da concorrência, etc. Departamentos

30 C.1 – ISSUES RELACIONADAS À IMAGEM Administra os traços da imagem da empresa - atributos positivos: transparência, agilidade, qualidade de produtos e serviços, qualidade de gerência, tecnologia, boa administração, seriedade, responsabilidade social, etc - atributos negativos: arrogância, lucros exagerados, insensibilidade social, lentidão, manipulação, caixa- dois, atuação predadora, maus produtos, maus serviços, etc. Departamentos

31 C.1 – ISSUES RELACIONADAS À IMAGEM Administra os traços da imagem da empresa - issues potenciais de crise com a opinião pública: riscos operacionais, natureza do negócio e da atividade, ambiência, precedentes, boatos, ameaças, denúncias, etc C.2 – ISSUES RELACIONADAS ÀS QUESTÕES PÚBLICAS Problemas e oportunidades que delas podem ser gerados. Questões governamentais, culturais, etc. Departamentos

32 D) – Gerência do Sistema de Objetivos Visa estabelecer objetivos, analisar feedbacks e medir avanços, ou seja, mensurar resultados das ações e dos programas de comunicação. Departamentos

33 HABILITAÇÕES DA COMUNICAÇÃO E SUAS FUNÇÕES 1)Relações Públicas: planejar, implementar e avaliar continuamente as atividades de interação da empresa com seu público interno e externo. É responsável pelo relacionamento com a comunidade e formadores de opinião. - organiza eventos: lançamento de programas internos, festas representativas para a empresa (data de fundação), comemorações (prêmios recebidos, metas atingidas) Departamentos

34 Relações Públicas - coordena visitas da comunidade à empresa - cuida da participação da empresa em eventos da comunidade (campanha para construção de creches, campanha do agasalho, etc) - desenvolve projetos e programas sociais, culturais e esportivos = marketing social Departamentos

35 2) Jornalismo: selecionar e definir a forma de apresentar as informações que serão transmitidas aos públicos interno e externo (Assessoria de Imprensa). É responsável pelo relacionamento com a imprensa. - elabora o house organ, jornal ou revista com assuntos e informações de interesse dos funcionários Departamentos

36 2) Jornalismo: - produz press-release e press-kit (conjunto de folhetos, fotos, vídeos, brindes) que são enviados para a imprensa, contendo informações sobre a empresa - promove treinamento de funcionários para lidarem com a imprensa (mediatraining), participarem de reuniões, etc. Departamentos

37 2) Jornalismo: É importante do Assessor de Imprensa responder às demandas de pronunciação da empresa em caso de acidente, avaliação pública etc, para evitar a famosa e perigosa frase: “a empresa não se pronunciou” Departamentos

38 3) Publicidade: tem a responsabilidade de fazer ou delegar a propaganda dos produtos ou serviços, que deve estar afinada com a filosofia da empresa, tendo o cuidado para não agredir os princípios do consumidor (éticos, morais, políticos e religiosos). É responsável pelo relacionamento com o público consumidor. Departamentos

39 Responsável por um conjunto de canais impressos e eletrônicos que funcionam como suporte dos programas de comunicação. Tem como objetivos: a) Planejar e desenvolver a linha de materiais impressos (periódicos ou permanentes); b) Coordenar e supervisionar a produção ou edição de todas as publicações da entidade; 4) Produção Editorial: Departamentos

40 c) Propor formas novas e diferenciadas de comunicação, em termos de materiais e produtos, com o objetivo de criar impacto, aumentar a visibilidade e aperfeiçoar a legibilidade dos textos; d) Zelar pelos padrões técnico-visuais dos materiais impressos e eletrônicos para manter a linguagem e identidade visual da empresa. 4) Produção Editorial: Departamentos

41 1.Comunicação Administrativa 2.Comunicação Institucional 3.Comunicação Interna 4.Comunicação Mercadológica ou Comunicação de Marketing Comunicação Integrada

42 1.Comunicação Administrativa - Conceito - Processa-se dentro da organização e viabiliza o sistema comunicacional. - É fundamental para o processamento das informações no âmbito das funções administrativas. - Permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio do processo comunicativo, mediante a confluência dos fluxos descendentes, ascendentes, horizontais, circulares e transversais e das redes formal e informal em toda a produção comunicativa emitida e recebida. Comunicação Integrada

43 Fluxos da comunicação administrativa na empresa: o caminho a ser percorrido pelas mensagens desde que saem do emissor até chegar ao receptor. -Direção vertical / fluxo descendente: instruções, diretivas, procedimentos e metas. -Direção vertical / fluxo ascendente: anseios, expectativas, sugestões, resultados. -Direção horizontal / lateral: circulam entre os funcionários ou grupos de uma mesma hierarquia. Comunicação Integrada

44 1.Comunicação Administrativa - Mídias Comunicações escritas Comunicações orais Comunicações audiovisuais Comunicações eletrônicas e telemáticas Quadros de avisos Murais Comunicação Integrada

45 É responsável pelo posicionamento e pela imagem da organização na sociedade.  IMAGEM: é o conceito que as pessoas têm e/ou formam sobre as coisas (Cahen, 1990)  As imagens são representações que fazemos da realidade, em função de nosso repertório de experiências, de nossa história de vida. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional

46 Comunicação simbólica = são emissores dessa comunicação: a história da empresa, seus produtos e serviços, o comportamento dos dirigentes, a atitude profissional dos empregados, a propaganda, a programação visual, as cores, a arquitetura dos prédios, o desenho dos escritórios, os eventos que realiza, os programas sociais e culturais que patrocina, como se relaciona com os diferentes públicos, etc. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional

47 Exemplos de imagens empresariais:  INDÚSTRIA QUÍMICA: polui rios, praias, ar.  INDÚSTRIA TABAGISTA: vende câncer, corrompe cientistas, falsifica pesquisas.  EMPREITEIRAS: jogam pesado, corrompem autoridades.  ESTATAIS: além de ineficientes, são cabides de empregos. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional

48 Exemplos de imagens empresariais:  MULTINACIONAIS: são poderosas e maquiavélicas. Representam interesses de outros países. Dominam mercados, controlam tecnologia e patentes.  BANCOS: são mesquinhos, gananciosos, insensíveis aos problemas sociais. Agiotas sádicos.  LAB. FARMACÊUTICOS E PLANOS DE SAÚDE: exploram sem escrúpulos a saúde pública. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional

49  Objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, realizando como meta finalista, a influência político-social.  Vincula-se aos aspectos corporativos / institucionais.  Estabelece um conceito público para a organização. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional - Objetivos

50  Difunde informações de interesse público sobre as filosofias, políticas e práticas de uma organização.  Colabora na construção de uma imagem e identidade corporativa.  Enfatiza a missão, visão e os valores e objetivos de uma organização. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional - Objetivos

51 Imagem positiva = competitividade A boa imagem da empresa só tem sentido se ela indicar resultados: -Conseguir a preferência de clientes e consumidores; -Fazer crescer renda e lucros; -Alavancar negócios; -Atrair e manter bons profissionais; -Despertar confiança nos investidores; -Conquistar a boa vontade de formadores de opinião Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional

52 Fatores que contribuem para a construção da imagem: 1) Ter bons produtos e serviços: preços competitivos, qualidade, durabilidade. Básico, né? 2) Ser bem administrada: ter uma gerência e processos modernos, e dar lucro. O sucesso é um forte apelo. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional

53 3) Ser um bom lugar para trabalhar: oferecer carreira, remuneração competitiva, desafios, aprendizado, bom ambiente, respeito pelas pessoas, qualidade de vida etc. Essa é uma exigência da sociedade: empresas que tratam bem seus funcionários são comprovadamente mais admiradas. 4) Cuidar da relação com o consumidor: atendimento, assistência técnica, canal de comunicação. Comunicação Integrada

54 Canais de comunicação mais comuns: -0800 / SAC: atua de maneira padronizada e subordinada à organização que o criou; -Ombudsman: tem a função de colaborar com a melhoria da administração, dos produtos e dos serviços, fazendo críticas a partir do seu conhecimento e experiências ou do contato com consumidor/cidadão. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional

55 5) Ter valor agregado para a sociedade: ir além dos interesses dos próprios negócios. - Ser ética: respeitar as leis, a concorrência, pagar impostos - Não discriminar minorias - Ter responsabilidade social: respeitar o meio ambiente, contribuir para o desenvolvimento social e cultural Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional

56 - Ser criativa e inovadora - Ser transparente, relacionar-se bem com todos os públicos. - Ser respeitadora de compromissos. RESPONSABILIDADE SOCIAL: fomento à ética e à transparência como norteadoras da administração dos negócios da empresa. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional

57 O foco é a opinião pública. Como nasce a opinião pública - OP? Nasce das idéias e crenças individuais, que vão se aglomerando em núcleos, expandindo-se de maneira vertical (nas classes sociais) e horizontal (nos espaços geográficos), conduzidas pelos meios de comunicação, que funcionam como tuba de ressonância dos fatos. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional

58 Portanto, a grande base de lançamento da OP é a estrutura da indústria da comunicação, composta pelos canais de televisão, emissoras de rádio, jornais e revistas, a indústria do lazer – integrada pelo cinema, teatro e eventos culturais – e, ainda, Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Opinião Pública

59 ...pela cadeia gigantesca de entidades intermediárias, que se organizam para proteger grupos e setores da sociedade. Essas entidades possuem os próprios meios de comunicação, mobilização e articulação, de forma que se somam à força da mídia de massa. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Opinião Pública

60 Dentro do amplo espectro da opinião pública, merece destaque o posicionamento do consumidor. Compreender, sobretudo, quais são os fatores (sociais, econômicos, culturais e políticos) que influenciam nas decisões do consumidor. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Opinião Pública

61 A lógica do consumo reparte-se entre necessidades fundamentais e satisfação psicológica: 1)Necessidade de troca entre fornecedores e consumidores – processo de significação e comunicação; 2)Capacidade de distribuir valores e conceitos às pessoas – processo de classificação e diferenciação social (status). Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Consumo

62 Os produtos, além de consumidos, representam sinais e símbolos de diferenciação entre os indivíduos. E os consumidores, mais conscientes e informados, agora transformados em questionadores, homens exigentes e agentes de transformação, estão atentos aos valores agregados aos produtos em função da marca / identidade da empresa. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Consumo

63 Principais instrumentos Relações Públicas Jornalismo Empresarial Assessoria de Imprensa Marketing Social Responsabilidade Social  Balanço Social  Marketing Cultural  Publicidade Institucional  Identidade Corporativa  Editoração Multimídia Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional

64 O jornalismo empresarial é o conjunto de mídias (jornais, revistas e boletins, rádio e tv) que reúne características básicas do jornalismo (atualidade, periodicidade, universalidade e difusão coletiva) para conceituar a notícia. O conceito de notícia na empresa é a própria filosofia empresarial da organização. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Jornalismo

65 A política de comunicação empresarial determina o conceito de notícia. Por princípio, essa política procura evitar toda espécie de mensagem jornalística sensacionalista, escandalosa, ou informações que possam provocar dúvidas quanto à integridade da empresa ou das pessoas. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Jornalismo

66 O jornalismo empresarial tem como objetivo promover a empresa e desenvolver a fundo a imagem da mesma, por meio da informação jornalística. Trata-se de agregar e unificar o conjunto de atividades de uma empresa. Diferente da imagem criada pela publicidade que é, freqüentemente, artificial. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Jornalismo

67 Trabalha no sentido de ajustar o objeto da comunicação aos interesses dos diversos públicos da organização. Hoje em dia, atua de maneira mais realista e objetiva. Trabalha com valores, conceitos e princípios voltados para a construção da identidade e da imagem organizacional. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Relações Públicas

68 As atividades do RP estão voltadas para a formulação de políticas de comunicação interna e externa. Esse profissional atua em conjunto com equipes de editoração, jornalistas e publicitários, na medida em que essas equipes dão suporte às ações e eventos planejados pelo RP. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Relações Públicas

69 Em função das mudanças ocorridas no ambiente de marketing, as estratégias mercadológicas passaram a direcionar o foco do consumidor para a marca, dentro da proposta de se desenvolver um mkt individualizado, meios de interação com o consumidor e uma economia centrada basicamente na informação. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Publicidade

70 É preciso manter a diferença subjetiva simbolizada pela imagem e pela marca. Na atual conjuntura, as organizações que desejam criar elementos de diferenciação investem nas funções sociais, assumindo e patrocinando programas com finalidades promocionais e assistenciais. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Publicidade

71 O objetivo da publicidade institucional é sinalizar valores éticos e culturais das organizações. Ao fazer propaganda institucional, uma empresa parte do princípio de que o consumidor não quer saber apenas se o produto é bom, confiável, mas se a empresa que o fabricou merece respeito e consideração. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Publicidade

72 As empresas deslocam parcela de seus programas e recursos para atender às necessidades cotidianas de grupos próximos às fábricas e matrizes da organização. São desenvolvidas campanhas nas áreas de saúde, saneamento, preservação do meio ambiente, educação, esportes e lazer. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – MKT Social

73 Responsável por um conjunto de canais impressos e eletrônicos que funcionam como suporte dos programas de comunicação. Tem como objetivos: 1)Planejar e desenvolver a linha de materiais impressos (periódicos ou permanentes); 2)Coordenar e supervisionar a produção ou edição de todas as publicações da entidade; Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Prod. Editorial

74 3) Propor formas novas e diferenciadas de comunicação, em termos de materiais e produtos, com o objetivo de criar impacto, aumentar a visibilidade e aperfeiçoar a legibilidade dos textos; 4) Zelar pelos padrões técnico-visuais dos materiais impressos e eletrônicos para manter a linguagem e identidade visual da empresa. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Prod. Editorial

75 Atividade considerada uma especialização do jornalismo, tem o objetivo de informar a mídia sobre a organização, buscando espaço nos veículos de comunicação e também gerando instrumentos para informar ao público urbano. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Ass. Imprensa

76 A assessoria de imprensa deve ter a capacidade de pautar a mídia com informações da empresa, ou seja, deve construir uma argumentação sólida para informação que se quer divulgar. Para que as empresas atuem com eficiência no universo dos meios de comunicação, precisam obedecer a dois princípios básicos: ter informação e conhecer os meios de comunicação. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Ass. Imprensa

77 1) o press-release, sem um “gancho jornalístico”, fica morno e não alcança o espaço desejado na mídia. É aconselhável trabalhar com sugestões de pauta, pré-pautas para jornais, informações qualificadas, selecionando melhor os ângulos, criando uma estratégia de aproximação com os jornalistas. Deve ser considerado como indicação para uma matéria a ser feita (com indicação de fontes, abordagens, etc) e não como matéria a ser veiculada pela imprensa. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Ass. Imprensa

78 2) É preciso conhecer o perfil e a linha editorial de cada veículo. Saber qual a pessoa mais indicada para criar um bom relacionamento: o proprietário do veículo, o diretor de redação, os editores de áreas, os repórteres especiais, os repórteres, os colunistas, etc. O assessor de imprensa deve cultivar especial relação com os colunistas. As colunas integram as áreas de mensagens mais lidas e eficazes da mídia impressa. Comunicação Integrada 2. Comunicação Institucional – Ass. Imprensa

79 3. Comunicação Interna – Conceituação Por comunicação interna se entende um sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e necessário para seu desenvolvimento. Tem objetivos gerais definidos para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados. Usa instrumentos da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica. Comunicação Integrada

80 3. Comunicação Interna – Conceituação Ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis (Rhodia). Instrumento para melhoria da gestão administrativa, dos negócios e serviços de uma organização. Comunicação Integrada

81 3. Comunicação Interna – Missão básica “Contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento das metas estratégicas da organização e ao crescimento continuado de suas atividades e serviços e à expansão de suas linhas de produtos” (Torquato, 2002). Comunicação Integrada

82 3. Comunicação Interna – Objetivos 1) Motivar e integrar o corpo funcional na cadeia de mudanças organizacionais, estabelecendo mecanismos e ferramentas de informação, persuasão e envolvimento. 2) Criar climas favoráveis à mudança de realidade, tornando a organização sensível às transformações, graças à energia criativa de seus recursos humanos. Comunicação Integrada

83 3. Comunicação Interna – Objetivos 3) Direcionar as ações para as metas principais, racionalizar esforços, priorizar situações e tomar decisões ágeis e corretas. 4) Contribuir para a alavancagem dos potenciais humanos, construindo as bases de uma cultura proativa e fundamentalmente direcionada ao foco negocial. Comunicação Integrada

84 3. Comunicação Interna – Objetivos 5) Cristalizar os ideais de inovação e mudanças, pela apresentação ordenada e sistemática dos conceitos e princípios da integração sistêmica. 6) Criar elementos de sinergia intersetores, contribuindo para o desenvolvimento do conceito do trabalho cooperativo. Comunicação Integrada

85 3. Comunicação Interna – Objetivos 7) Aperfeiçoar processo e técnicas operativas, por meio de comunicações claras, transparentes e ágeis que permitam ao funcionário captar, absorver e internalizar os inputs (as entradas, as mensagens) dos sistemas normativo, tecnológico e operativo. 8) Reforçar os sistema de decisões, por meio de um conjunto de informações que sirvam para melhorar padrões e critérios decisórios na organização. Comunicação Integrada

86 3. Comunicação Interna – Objetivos 9) Apoiar novos conceitos que impregnam o modelo de gestão destacando-se entre eles o conceito de unidades de negócios (modelo descentralizado que propicia aos departamentos e setores certa autonomia para a realização de metas e objetivos). Comunicação Integrada

87 3. Comunicação Interna – Objetivos 10) Abrir as comunicações ascendentes, permitindo maior capacidade de vazão aos potenciais e energias criativas do corpo funcional, maximizando a força produtiva da organização. 11) Despertar sentimento de vitória e orgulho em todos os segmentos, fazendo-os conscientes de que o sucesso da organização dará a cada um a contrapartida para o sucesso pessoal. Comunicação Integrada

88 3. Comunicação Interna – Objetivos 12) Apresentar a linha de produtos de forma que funcionários de todos os níveis conheçam os produtos de sua organização. 13) Permitir aos níveis gerenciais maior compreensão, melhor acompanhamento e interpretação das tendências sociais e uma leitura crítica mais adequada dos cenários políticos e econômicos, por meio de comunicações especializadas. Comunicação Integrada

89 3. Comunicação Interna – Objetivos 14) Oferecer maior transparência aos objetivos e às metas da organização, facilitando a apreensão das abordagens e promovendo maior engajamento de setores, áreas e departamentos. 15) Exibir imagem forte, pela passagem de um conceito de fortaleza em movimento capaz de superar as dificuldades e os problemas. Comunicação Integrada

90 3. Comunicação Interna – Mídias Tradicionais ou convencionais -Circulares -Quadro de avisos -Manuais -Boletins -Jornais -Revistas -Eventos de confraternização -Vídeos Comunicação Integrada

91 3. Comunicação Interna – Mídias Modernas e inovadoras -Rádio-empresa -Teatro-empresa -Telejornal/vídeo jornal -Correio eletrônico -Intranet -Telão -Terminais de computador -Comunicação face-a-face Comunicação Integrada

92 3. Comunicação Interna – Publicações A mensagem na publicação interna deve abranger os mais diferentes conteúdos e tipos de matérias, envolvendo as áreas de jornalismo, educação, lazer, etc. Exemplo: 1) Matérias institucionais: normas, regulamentos, portarias, avisos, produtos, serviços, projetos de expansão, recordes de produção, etc. Comunicação Integrada

93 3. Comunicação Interna – Publicações 2) Matérias de motivação: planos assistenciais, benefícios, promoções, concursos, prêmios, planos de sugestões. 3) Matérias de orientação profissional: segurança, higiene, saúde, conselhos úteis, programas de treinamento. Comunicação Integrada

94 3. Comunicação Interna – Publicações 4) Matérias educativas: história, geografia, conhecimentos gerais. 5) Matérias associativas: esportes, festas, concursos, bailes, casamentos, nascimentos, falecimentos 6) Interesse feminino: culinária, conselhos de beleza, moda. Comunicação Integrada

95 3. Comunicação Interna – Publicações 7) Entretenimento: cruzadas, quadrinhos, curiosidades, adivinhações. 8) Matérias operacionais: processos de fabricação, inovações técnicas. 9) Família do funcionário: além das matérias de interesse feminino, concursos infantis, etc. Comunicação Integrada

96 3. Comunicação Interna – Campanhas internas Campanha para a mudança de padrões culturais: a organização sente a necessidade de mudar práticas e costumes tradicionais. Ex: o costume de usar papéis em abundância, a rotina de acumulação de papéis, a má administração do tempo. Cabe à comunicação interna introduzir novos conceitos para que sejam incorporados valores e princípios da nova ordem cultural. Comunicação Integrada

97 3. Comunicação Interna – Campanhas internas Campanhas de prevenção de acidentes Campanha de integração interdepartamental: a tendência de feudalização da empresa, com a criação de “feudos” e “redomas”, pode ser combatida diretamente por meio de campanhas de integração, com apoio maciço da comunicação. Comunicação Integrada

98 3. Comunicação Interna – Campanhas internas Campanhas de competitividade: a emulação interfuncional (despertar o sentido de competitividade entre os setores e as funções) quando amparada em metas claras, pode transforma-se em forte alavanca da produtividade. Cabe à comunicação procurar desenvolver um espírito sadio de competição entre as áreas e setores. Comunicação Integrada

99 3. Comunicação Interna – Campanhas internas Campanhas de aperfeiçoamento profissional: a formação, a requalificação e a reciclagem dos quadros devem constituir-se em objetivos permanentes da organização. A comunicação pode oferecer apoio aos departamentos de recursos humanos para a implementação de suas metas e estratégias. Comunicação Integrada

100 3. Comunicação Interna – Campanhas internas Campanhas de estímulo à criatividade: é imprescindível “acender” as partes da organização, vitaminando e energizando as equipes. Programas de estímulo à criatividade constituem eixos importantes para o “despertar” organizacional e a comunicação se presta muito bem a essa meta. Comunicação Integrada

101 3. Comunicação Interna – Adm. crises Alguns fatores que geram crise na organização: -Greves -Demissões nos quadros -Mudança de sede Algumas empresas sonegam informações nessas ocasiões, o que provoca um clima de incertezas, dúvidas e expectativas, criando uma turbulência interna, prejudicando o clima do trabalho. Comunicação Integrada

102 3. Comunicação Interna – Adm. crises A comunicação, diante das crises organizacionais, deve ser ágil, direcionada a diminuir as incertezas, atenuar as expectativas, criar padrões de entendimento e cordialidade. A comunicação, inclusive, exerce o papel fundamental de eliminar focos de boatos que, em situações de crises, alastram-se rapidamente. Comunicação Integrada

103 3. Comunicação Interna – Rádio Peão É uma rede de comunicação complexa, informal e muito eficiente pela qual circulam as mais variadas informações notícias e rumores de interesse dos funcionários, independente de sua hierarquia, formação profissional ou status. Comunicação Integrada

104 3. Comunicação Interna – Rádio Peão Sobre seu funcionamento: -no cotidiano das empresas, o boato tem início a partir de índices (compra de novos equipamentos, transferência de um funcionário, etc) ou de fatos reais (declaração da diretoria, circular, notícia veiculada na mídia, e outros). Comunicação Integrada

105 3. Comunicação Interna – Rádio Peão Sobre seu funcionamento: -ocorre quando a empresa omite ou fornece informações contraditórias, ambíguas ou mal elaboradas; as especulações acontecem por causa da tendência natural das pessoas preencherem as lacunas de informação ou procurarem racionalizar o que se mostra contraditório. Comunicação Integrada

106 3. Comunicação Interna – Rádio Peão Sobre seu funcionamento: -ela é criteriosa; as informações são selecionadas e passadas para quem for adequado dentro de sua lógica recebê-las -freqüentemente, trata dos mesmos assuntos que os canais formais de circulação dentro da empresa; entretanto, é mais eficiente, pois responde a todas as dúvidas surgidas sobre determinado assunto Comunicação Integrada

107 3. Comunicação Interna – Rádio Peão Sobre seu funcionamento: -é onipotente, pois dependendo da importância do assunto sai dos limites da empresa e passa a atuar em outros ambientes: casa dos funcionários, outras empresas, etc. -se adapta fácil aos novos recursos tecnológicos que só alteram a forma e a rapidez dos boatos. Comunicação Integrada

108 3. Comunicação Interna – Rádio Peão Para frear e eliminar os boatos é preciso uma comunicação ágil, lançando mão de determinados recursos, tais como: -rede de secretárias: uniformidade e precisão da informação, linguagem e discurso. -rede de líderes informais: o líder informal é aquele que, frequentemente, não tem cargo, poder ou posição, mas agrega influência. Comunicação Integrada

109 3. Comunicação Interna – Rádio Peão Muitos empresários consideram a “rádio peão” como maléfica, uma extensão ou herança das fofocas entre vizinhos. Outros aceitam com naturalidade e até procuram utilizá-la para ampliar sua percepção e compreensão, dentro da empresa, das: -relações entre as pessoas e entre grupos -implicações e interpretações de um determinado fato Comunicação Integrada


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