A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grécia: período clássico e período helenístico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grécia: período clássico e período helenístico"— Transcrição da apresentação:

1 Grécia: período clássico e período helenístico
Aula 12

2 Período Clássico (séculos V - IV a.C.):
- Auge e declínio da civilização grega. - Predomínio de Atenas e Esparta, com lutas entre as polis gregas e contra os estrangeiros.

3 Guerras médicas ( a.C): conflito entre as polis gregas e os persas (chamados de medos). Choque imperialista (Atenas X Persas). União helena (gregos) contra os persas. Península balcânica Vitórias gregas comandadas por Atenas, que cria a Liga de Delos (aliança militar com a hegemonia ateniense sobre as outras polis, inclusive com a cobrança de impostos). Principais batalhas: Reação de Esparta: criação da Liga do Peloponeso . Falange grega Expansão do Império Persa Batalha de Maratona (490 a.C.) Corrida de Feidípides Comemoração em Atenas Falange grega

4 2º) Atenas X Esparta + Tebas 3º) Atenas + Esparta X Tebas
Guerra do Peloponeso ( a.C): conflito entre a Liga de Delos (comandada por Atenas) e a Liga do Peloponeso (comanda por Esparta) pela domínio da região (imperialismo). Conflitos entre: 1º) Atenas X Esparta 2º) Atenas X Esparta + Tebas 3º) Atenas + Esparta X Tebas Resultado: fim da democracia ateniense (fortalecimento da aristocracia) e enfraquecimento das polis gregas (conflitos internos), causando a invasão macedônica (338 a.C.).

5 e) Período Helenístico (séculos IV - II a.C.):
Felipe II, rei da Macedônia, domina a Grécia (Batalha de Queroneia em 338 a.C. causa o fim da independência grega). Surgimento do Império Macedônico (Felipe II e, depois, seu filho Alexandre Magno, “o Grande”). Alexandre “o Grande” (educado pelo grego Aristóteles) conquista diversas partes da Europa, Ásia e África e difundi a cultura grega, o que passa a se chamar Helenismo (fusão da cultura grega com a oriental e herança para os romanos).

6 IV- A cultura grega e a cultura helenística:
Base: razão humana (antropocentrismo). Religião: politeísmo antropomórfico (deuses semelhantes aos homens). “Há muitas maravilhas, mas nenhuma é tão maravilhosa quanto o homem.” (Sófocles) Artes: teatro (comédias e tragédias), escultura, arquitetura e literatura. História: Heródoto (“pai da História”). Filosofia (“amor a sabedoria”): explicações racionais para compreender o universo, a vida e o homem (Escola de Mileto). Educação: Escola Sofista (dúvida em relação as verdades absolutas e crença em interpretações) e Escola Socrática (felicidade e sabedoria estavam na virtude, com Platão - “teórico da idéias” - e Aristóteles – “teórico do mundo material”). Escola de Atenas, em obra de Rafael, mostra os filósofos Platão e Aristóteles (centro) dialogando. Zeus (deus dos deuses) Hera (mulheres e casamentos) Atená (razão, sabedoria e protetora de Atenas) Matemática: Pitágoras. Esporte: criação dos Jogos Olímpicos. Monte Olimpo (casa dos deuses) Afrodite (amor e beleza) Dionísio (vinho e prazeres) Partenon, Atenas. Construído por Ictínio e Calicrates. Antigo teatro de Epidavros em Peloponeso. Posêidon (águas)


Carregar ppt "Grécia: período clássico e período helenístico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google