A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade V Assunto 2 Grécia Localizar geograficamente a Grécia. Identificar os grupos formadores do povo grego. Explicar o processo da expansão grega. Identificar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade V Assunto 2 Grécia Localizar geograficamente a Grécia. Identificar os grupos formadores do povo grego. Explicar o processo da expansão grega. Identificar."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade V Assunto 2 Grécia Localizar geograficamente a Grécia. Identificar os grupos formadores do povo grego. Explicar o processo da expansão grega. Identificar as características dos períodos homérico e arcaico. Justificar a formação das cidades-estados.

2 Explicar a organização política, social e cultural espartana. Explicar a organização política, social e cultural de Atenas. Comparar a educação espartana com a de Atenas. Explicar importância das Guerras Médicas e da Guerra do Peloponeso.

3 PERÍODO CLÁSSICO Período marcado pelas Guerras Greco-Pérsicas, ou Médicas, e pela supremacia de Atenas que, cada vez mais forte, fortalecia sua estrutura democrática. Guerras contra os Persas, que queriam estabelecer domínio sobre a Europa. 1ª Guerra Médica: Contra Dario em 490 a.C. Batalha de Maratona (Vitória dos atenienses). Feidípedes (corredor que inspirou a criação da Corrida de Maratona

4

5

6 2ª Guerra Médica: Em 480 a.C., contra XERXES Nesta guerra destacou a ação de 300 Espartanos na BATALHA DE TERMÓPILAS. ( 480 a.C) Os persas foram atraídos pelos atenienses para os estreitos canais da Grécia e lá aniquilados na BATALHA DE SALAMINA (480 a.C) Mesmo perdendo em SALAMINA os persas conseguiram invadir a Ática e destruir ATENAS. Mas foram finalmente destruídos na BATALHA DE PLATÉIA 479 a.C.

7

8

9 Para combater os persas, formou-se a CONFEDERAÇÃO DE DELOS, OU LIGA DE DELOS que reunia as ilhas do MAR EGEU e quase todas cidades da JÔNIA. Atenas ficou responsável pelo material que chegasse à Liga. Com as riquezas advindas dessa coligação, aparelhou seus portos, construiu navio e remodelou a cidade, o que desagradou os participantes da liga, já que Atenas usara o tesouro para benefício próprio.

10 Com o dinheiro da liga PÉRICLES em 449 a.C., reconstruiu ATENAS, bem como, desenvolveu as artes e as ciências. Atinge o ápice (apogeu) da DEMOCRACIA. O PERÍODO CLÁSSICO foi considerado o SÉCULO DE OURO da Grécia. ESPARTA X ATENAS = GUERRA DO PELOPONESO ( a.C.) vitória de ESPARTA ESPARTA passou a dominar ATENAS e implantou o governo do TRINTA TIRANOS.

11 ALEXANDRE MAGNO O GRANDE Com um exército de 35 mil homens venceu DARIO III.. Venceu a Lídia, a Frígia, a Capadócia, a Cilícia, a Síria, a Fenícia e o Egito. Fundou no Egito a Cidade de ALEXANDRIA (332 ou 331 a.C.) Morreu na Babilônia, talvez por malária.

12 A fragilidade das cidades gregas levou ao domínio da MACEDÔNIA. PERÍODO HELENÍSTICO O helenismo superou barreiras e influenciou várias regiões. Conquista da Grécia pela Macedônia Felipe II (359 a.C.) Criou o exército Greco-macedônica e lutou contra os persas.

13 Após a morte de Alexandre Magno o império foi dividido entre os seus generais: PTOLOMEU: ficou com o Egito, Líbia, a Arábia e a Palestina. CASSANDRO: Macedônia e Grécia SELEUCO: Síria LISÍMACO: Trácia e Bitínia

14 Com as terras conquistadas surgiu o HELENISMO. HELENISMO (323 a 146 a.C.): Cultura baseada na fusão dos conceitos gregos, ou helenos, com os dos povos conquistados. Características do HELENISMO: Difusão da Língua grega e de seus costumes A arte grega recebeu influência da arte Oriental Invenção do PERGAMINHO (papel que substituiu o PAPIRO) em Pérgamo (ÁSIA MENOR)

15 PERGAMINHO

16 LEGADOS CULTURAIS GREGOS A mitologia Os jogos gregos foram criados por Hércules em 2500 a.C.) Em 776 a.C. passou a se chamarem JOGOS OLÍMPICOS e eram realizados de 4 em 4 anos na cidade de Olímpia. Excluídas, as mulheres disputavam a Heraea : jogos em homenagem a deusa HERA

17 Os deuses gregos eram antropomórficos Zeus, Apolo, Hades, Deméter, Poseidon, Ares etc,. Ver relação na pág. 128

18

19 INSTRUMENTOS MUSICAIS: A cítara, o aulo (flauta) e a lira. Jogos de bola e exercícios físicos no ginásio. Jogos de dama, iam ao TEATRO. GENERO TRAGÉDIA: SÓFOCLES, ÉSQUILO. GENERO COMÉDIA: ARISTÓFANES Nas peças os papeis femininos eram representados por homens, pois as mulheres eram proibidas de participar. LITERATURA: União da LINEAR B e da escrita fenícia desenvolveu um alfabeto que incorporado pelo romano Deu origem ao nosso.

20 TEATRO

21 REALIZAÇÃO DE UMA PEÇA TEATRAL

22 Homero: Ilíada e Odisseia Filósofos Tales de Mileto ( ) Tudo surgiu a ÁGUA. Calculou a altura do pirâmide, medindo sua sombra. Heráclito ( ): tudo flui. Vida seria dinâmica e não estável Sócrates ( a. C.): só sei o que nada sei reconhecendo as limitações do saber. Platão ( a.C.): Escreveu O MITO DA CAVERNA no livro a República

23 PLATÃO, SÓCRATES E ARISTÓTELES

24 ARISTÓTELES ( ): Foi professor de Alexandre o Grande. Escreveu o livro A POLÍTICA. Heródoto ( ) Considerado PAI DA HISTÓRIA Arte Grega: ESCULTURA: usaram o calcário, o mármore e o bronze. ARQUITETURA: ESTILO DÓRICO, CORÍNTIO E JÔNICO

25

26

27 ORDEM CORÍNTIA

28

29 TEMPLO DE ARTEMIS

30 Cultura Helenística A maior obra de Alexandre Magno foi a difusão da cultura grega. Principais nomes da cultura Helenística: NA MATEMÁTICA: Euclides ( a.C.): escreveu os 4 elementos no qual aborda toda geometria grega. Arquimedes ( a.C.): Escreveu a relação entre círculo e diâmetro.

31 Astronomia: Aristarco de Samos (IV-III a.C.): propôs a Heliocêntrica (sol centro do universo) Claudius Ptolomeu ( d.C.) propôs o sistema geocêntrico (terra centro do universo). Geografia e Matemática: Erastóstenes ( ): Desenvolveu um método para identificar números primos. Elaborou o mapa do mundo e. obteve a medida da circunferência da Terra ( KM)


Carregar ppt "Unidade V Assunto 2 Grécia Localizar geograficamente a Grécia. Identificar os grupos formadores do povo grego. Explicar o processo da expansão grega. Identificar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google