A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Situando cronologicamente... Democracia Grega: Período Clássico: séc. s V e IV a.C: Apogeu da democracia direta nas cidade-estado de Atenas. Eliminava.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Situando cronologicamente... Democracia Grega: Período Clássico: séc. s V e IV a.C: Apogeu da democracia direta nas cidade-estado de Atenas. Eliminava."— Transcrição da apresentação:

1

2 Situando cronologicamente...

3 Democracia Grega: Período Clássico: séc. s V e IV a.C: Apogeu da democracia direta nas cidade-estado de Atenas. Eliminava a participação política de praticamente 90 % da população. mulheres metecos escravos

4 Democracia e Participação Cidadãos atenienses eram: 1-Homens maiores de 18 anos, 2-Livres, 3-Nascidos em Atenas, 4- Em geral da Classe Social-Eupátridas - bem nascidos, georgóis (pequenos proprietários) e demiurgos (ricos comerciantes)

5 Política e Democracia na Grécia Antiga Alguns termos importantes.... Eclésia: assembléia popular, aprovava leis. Bule: cidadãos que preparavam leis para serem votadas pela Eclésia. Hileu: tribunal de justiça aberto aos cidadãos. Demos: divisão territorial da população, divididos em tribos, que elegiam representantes para participar da Bule Isonomia:igualdade dos cidadãos perante a lei. Ostracismo: exílio de 10 anos para políticos perigosos

6 Drácon (621 a.C) Sólon (594 a. C) Clístenes ( a.C) Organizou leis escritas; manteve o governo aristocrático; os direitos dependiam do nascimento Lei escrita deveria esta de acordo com a justiça; aboliu direitos políticos por nascimento. Criou Bule* e a Eckesia (Assembleia) e o Hileu Tirou Atenas do poder de tiranos***. Distribuiu o poder aos cidadãos que se reuniam na Eclésia. Criou o demos****, base da democracia. Estabeleceu a isonomia****** e o ostracismo

7 Democracia e Participação Péricles coroou o período democrático,mantendo as resoluções de Clístenes e acrescentando a prática da mistoforia, isto é o recebimento de pagamento para comparecer à assembleia. PS: Te lembra algo?

8 Esparta VI a.C Detinham Poderes Políticos Não detinham Poderes Políticos Espartanos descendentes dos dórios, detinham funções militares e administrativas Periecos: comerciantes, livres, pagavam impostos. Hilotas: servos Os cidadãos pertenciam à pátria e não a eles mesmos! Pagar impostos não assegurava a cidadania e sim a educação militar e o bom nascimento.

9 Democracia e Partcipação na Grécia Antiga Democracia Grega D emocracia Moderna *Direta *A Religião é determinada pelo Estado *A Ecclesia era soberana: inclusive em casos de ostracismo *Representativa *Estado e Religião Separados *Tolerância *A vontade da maioria é soberana em teoria

10 Observações sobre a cultura grega Mitologia: Deuses com caracterísiicas humanas. Panteão de Deuses! Busca de explicações sobre perguntas existênciais a partir de histórias fantásticas. Ex: Caixinha de Pandora, Teogonia de Hesíduo Filosofia: substituiu a Mitologia, a partir de uma operação racional e lógica buscava resposta para as perguntas existênciais: Quem sou eu? Para onde vou? Por que existe sofrimento? Expoentes: Sócrate, Platão e Aristóteles. Destaque o método dialógico de Platão, a maiêutica: a arte de partejar as ideias embutidas dentro da mente humana. Ilíada e Odisséia: clássicos do Período Homérico sobre a Guera de Tróia. VER LIVRO DE FILOSOFIA, P

11 Observações sobre a cultura grega Arte: perfeição no corpo e nas formas, realismo, representação dos Deuses, especilamente Afrodite ( representada pela Vênus de Mil0 (130 aC). O Mito do Laocoonte também é muito conhecido. Arquitetura grega: construção de templos. Helenismo: difusão da cultura grega por Alexandre o Grande que conquistou a Grécia em 333 a.C. O helenismo pode ser definido como: manifestação cultural de caráter cosmopolita (universal) que incorporava traços predominantemente gregos e aspectos de culturas orientais a partir da ascensão de Alexandre Magno.

12 Vênus de Milo –Louvre- FR.

13 Observações sobre a cultura grega. Historiadores Gregos: Heródoto escreveu sobre antecedentes da Guerra do Peloponeso. E Tucídides escreveu sobre a Guerra do Peloponeso. Ambos usaram testemunhos orais em suas narrativas. Teatro: era popular e tinha função educativa, especialmente a tragédia e a comédia. Encenavam a Ilíada e a Odisséia.


Carregar ppt "Situando cronologicamente... Democracia Grega: Período Clássico: séc. s V e IV a.C: Apogeu da democracia direta nas cidade-estado de Atenas. Eliminava."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google