A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História Grécia Antiga II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História Grécia Antiga II."— Transcrição da apresentação:

1 História Grécia Antiga II

2 Mapa da Grécia

3 Atenas - Sociedade Localização: sul da Grécia Continental;
Território montanhoso e pouco fértil; Aqueus, eólios e jônios; Demos: divisões das terras entre a oligarquia; A pólis surgiu da união dos demos; Eupátridas: grandes proprietários rurais; Demiurgos: artesãos e pequenos proprietários rurais; Metecos: estrangeiros ligados as atividades mercantis; Hecteromo: pequeno proprietário ou camponês Escravos: por dívida ou prisioneiros de guerra.

4

5 Atenas Economia Séc. VIII e VII a. C.: escassez terras férteis;
desenvolvimento da marinha mercante; abastecimento de trigo (Egito, Crimeia e sul da Itália e Sicília); custo menor da importação de trigo; produção agrícola interna: uva e oliveiras; falência dos pequenos agricultores; recrudescimento da escravidão por dívida; fortalecimento da classe dos eupátridas; crescimento do poder econômico dos mercadores; desenvolvimento da indústria cerâmica.

6

7 Atenas Política Basileus perde poder para os Eupátridas;
Nobreza forma monopólio de governo; Arcontado: Poder Executivo com função judicial, militar e religiosa; Sinecismo: união das pequenas aldeias em torno de Atenas; Formação da Pólis; Acrópole: fortificações militares e templos religiosos.

8 Legisladores: Drácon e Sólon
621 a.C.: Drácon: arconte Eupátrida, escreve leis antes orais; consolida o poder dos Eupátridas através do Estado; draconiano: diz-se de juíz com leis férreas; 594 a.C.: Sólon: eupátrida e comerciante; Reformas: Abolição da escravidão por dívidas; Divisão das 4 classes sociais por renda; Limitação da posse de terras; Supressão da hipotecas; Incentivo ao comércio exterior; Aerópago: classes mais ricas; Zeugitas: Militares e thétas: camponeses artesãos pobres; Boulé: conselho dos 400, cem de cada etnia; Eclésia: assembleia popular.

9 Tirania 561 a 506 a.C. Pisístrato: concentração do poder
crédito ao pequeno camponês e reforma agrária; Hípias e Hiparco: filhos de Psístrato perderam poder popular; Iságoras: posto no poder pela união entre Eupátridas e Espartanos.

10 Clístenes e a democracia
Aprofundou as reformas de Sólon e Psístrato; Direitos políticos para todos os cidadãos: (metecos, mulheres, e escravos não tinham direitos) Assembleia: direitos dos cidadãos; Demos: divisão da Ática em 100 distritos; Ostracismo: dez anos de exílio político.

11 Péricles Generalização do trabalho escravo;
Aumento da população de escravos; Período mais próspero da cultura grega filosofia, artes cénicas, pintura e escultura; Reforma das instituições políticas: aumento do poder da eclésia, bulé (conselho dos 500), docimásia (exame), areópago (reduto da nobreza).

12

13 Sociedade ateniense

14 Escola de Atenas de Rafael Sanzio

15 Questão Quando afirmamos que a filosofia é grega, consideramos fatores históricos e políticos que levaram os gregos a exercerem fundamental influência na cultura européia ocidental. Assinale a alternativa que aponta um fato histórico que não se refere à citada influência grega. a) Desenvolvimento da navegação. b) Invenção da moeda. c) A instituição do Código de Hamurabi. d) Utilização da escrita alfabética. e) A criação da política e da democracia.


Carregar ppt "História Grécia Antiga II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google