A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rochas Sedimentares Formação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rochas Sedimentares Formação."— Transcrição da apresentação:

1 Rochas Sedimentares Formação

2 Conceito de Rocha Arenito Granito Xisto
Unidades estruturais da crosta e do manto terrestres constituídas, em regra, por um ou por vários minerais associados. Podem incluir matéria orgânica na sua composição.

3 Ciclo das Rochas

4 R.Sedimentares - Formação
Sedimentogénese : 1.- Meteorização 2.- Erosão 3.- Transporte 4.- Sedimentação ou Deposição Diagénese: 1.- Compactação 2.- Cimentação 3.- Recristalização

5 Formação das R. Sedimentares

6 Tipos de sedimentos Sedimentos detríticos (clastos):
Fragmentos de dimensões variadas provenientes da alteração de outras rochas. Sedimentos de origem química: Resultantes da precipitação de substâncias dissolvidas na água. Sedimentos biogénicos: Restos de seres vivos (conchas, ossos, fragmentos de plantas, pólen, etc)

7 Meteorização Alterações das rochas por ação de agentes externos (água, ar, vento, variações térmicas, seres vivos, etc. ); A meteorização pode ser: -Física, havendo desagregação mecânica das rochas; -Química, havendo transformação dos minerais noutros, mais estáveis perante as novas condições ambientais em que se encontram.

8 Meteorização Química Física ou Mecânica

9 Meteorização Física ou Mecânica

10 Agentes de Meteorização Meteorização Física ou Mecânica
Acção da Água Rocha Chuva Acção do Gelo ou Crioclastia Fratura da Rocha Período de Seca Fratura da Rocha

11 Agentes de Meteorização
Ação dos Seres Vivos Ação da Temperatura ou Termoclastia

12 Agentes de Meteorização
Alívio de Pressão Crescimento de Minerais ou Haloclastia E Meteorização Química

13 Meteorização Química Instabilidade da estrutura dos minerais gerados em profundidade; Remoção ou introdução de elementos químicos na sua estrutura interna; Conversão noutros minerais mais estáveis ou em produtos solúveis; Água, oxigénio, dióxido de carbono e substâncias produzidas pelos seres vivos são agentes de meteorização química.

14 Meteorização Química – Processos de alteração química:
Dissolução - reação dos minerais com a água ou com um ácido, resultando iões livres em solução. O mineral desaparece. Ex: A Halite na água dissolve-se e forma água salgada com iões de sódio e cloro dissolvidos Hidratação / Desidratação - combinação química de minerais com a água ou a sua remoção. A hidratação implica o aumento do volume dos minerais facilitando a desintegração da rocha. Ex: -A hidratação da hematite forma a limonite - A desidratação do gesso forma anidrite

15 Meteorização Química – Processos de alteração química:
Oxidação / Redução – perda ou ganho de eletrões por átomos ou iões da estrutura mineral. Formam-se novos minerais.

16 Meteorização Química Hidrólise – substituição de catiões da estrutura de um mineral por iões de hidrogénio, com origem na água ou num ácido. Formam-se novos minerais ou desintegram-se os minerais originais.

17 Hidrólise / Carbonatação

18 Meteorização Química do Calcário

19 Meteorização Química sobre uma escultura
Os calcários são destruídos e alterados por um processo químico chamado Carbonatação. Zonas poluídas e com climas quentes e húmidos

20 Meteorização do Granito
Meteorização Química (Caulinite) Meteorização Física Rocha Magmática Intrusiva Alívio de pressão (Meteorização Física) Hidrólise-H2O ou Ácido que é o ião hidrogenocarbonato (HCO3-) (Met.Química)

21 Meteorização do Granito
Diáclases – superfícies de fratura provocadas por tensões internas da crosta ou por descompressão dos materiais rochosos. Arenização – transformação da rocha que aflora em areias pouco evoluídas em consequência da meteorização físico-química.

22 Meteorização do Granito
À medida que a arenização avança os vértices desaparecem, as arestas suavizam-se e os blocos tornam-se arredondados. Formam-se os caos de blocos que são amontoados de bolas graníticas espalhadas pelas encostas dos maciços graníticos, resultantes da separação dos blocos pelas zonas de diáclases e posterior arredondamento das arestas e dos vértices.

23 Erosão Remoção, pela água, pelo vento ou pelo gelo, dos materiais resultantes da meteorização das rochas.

24 Erosão Acção erosiva do vento Acção erosiva da água

25 Transporte Os materiais resultantes da meteorização e da erosão são, em regra transportados pela água e pelo vento para outros locais. Durante o transporte sofrem modificações como arredondamento e granotriagem.

26 Agentes de Transporte

27 Transporte Pequeno transporte Grande transporte

28 Transporte Granosselecção Pequeno transporte Grande transporte

29 Sedimentação ou Deposição
Ocorre quando o agente transportador perde energia e os materiais transportados ficam depositados (sedimentos). A deposição dá-se, geralmente, em camadas sobrepostas (estratos ), horizontais e paralelos, sobretudo quando ocorre em ambientes aquáticos

30 Sedimentação ou Deposição

31 Sedimentação ou Deposição

32 Sedimentação ou Deposição
Cada nova camada que se forma sobrepõe-se e comprime as mais antigas, situadas por baixo dela.

33 Diagrama de Hulstrom

34 Diagénese ou Litificação
Conjunto de processos físico-químicos que intervém após a sedimentação e pelos quais os sedimentos se transformam em rochas sedimentares coerentes e consolidadas.

35 Diagénese ou Litificação
Compactação (ou compacção) – compressão de sedimentos pelas camadas superiores que sobre eles se foram depositando, com consequente expulsão de água e diminuição do seu volume. Cimentação – preenchimento dos espaços entre os sedimentos por novos minerais que resultam da precipitação de substâncias químicas dissolvidas na água (sílica, carbonato de cálcio, óxidos de ferro, etc ). Estes materiais formam um cimento que liga as partículas, formando uma rocha consolidada.

36 Diagénese ou Litificação
Recristalização – alguns minerais alteram a sua estrutura cristalina e formam-se novos minerais.


Carregar ppt "Rochas Sedimentares Formação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google