A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana Serra nº 1, 10º A. A história que as rochas contêm é aquela que nos permite conhecer o planeta Terra. A Terra é um planeta “vivo” pois está em constantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana Serra nº 1, 10º A. A história que as rochas contêm é aquela que nos permite conhecer o planeta Terra. A Terra é um planeta “vivo” pois está em constantes."— Transcrição da apresentação:

1 Ana Serra nº 1, 10º A

2 A história que as rochas contêm é aquela que nos permite conhecer o planeta Terra. A Terra é um planeta “vivo” pois está em constantes transformações, quer interna sou externas. Existem três tipos de rochas: sedimentares, magmáticas e metamórficas.

3 As rochas sedimentares cobrem cerca de 75% da superfície terrestre pois são as rochas que se formam à superfície da crusta e são elas que registam os fenómenos que ocorrem à superfície da Geosfera. Estas rochas são originadas por um conjunto de processos que compõe as fases sedimentares do ciclo das rochas, nomeadamente a sedimentogénese e a diagénese.

4 Sedimentogénese – Conjunto dos processos meteorização, transporte, erosão e deposição. Meteorização: Física – Origina partículas cada vez mais pequenas. Química – Modifica os minerais das rochas, tranformando-os em novos produtos. Transporte – Transporte dos sedimentos através de correntes de água e de vento. Deposição – Os materiais depositam-se juntamente com os restos dos organismos. Erosão – Actua sobre as rochas através de agentes erosivos (água, vento) removendo as partículas que foram alteradas – os sedimentos. Diagénese – Conjunto de processos físico-químicos que intervém após a sedimentação e pelos quais os sedimentos evoluem para rochas sedimentares coerentes. Resumindo, as rochas sedimentares resultam da meteorização e erosão de rochas, seguida de transporte, deposição e diagénese, organizando-se, posteriormente, em estratos dispostos na horizontal, inicialmente.

5 Apenas nas rochas sedimentares dá-se a formação de fósseis através do seguinte processo de fossilização: Fóssil – Restos de um organismo ou vestígios da sua actividade, que viveu numa determinada época da história da Terra e que permaneceu intacto nos estratos de rochas sedimentares. Recapitulando, são muito convenientes duas condições: Que o organismo possua partes duras. Que ocorra um enterramento rápido por sedimentos finos que interrompa a decomposição. De acordo com as condições do ser vivo e do meio, podem ocorrer diversos tipos de fossilização. Podemos classificar estes processos em quatro grupos: Moldagem - as partes duras dos organismos acabam por desaparecer deixando nas rochas as suas marcas (impressões). Mineralização - os materiais originais que compõem o ser vivo são substituídos por outros mais estáveis. Mumificação - o material original do ser vivo conserva-se parcial ou totalmente nas rochas ou em outros materiais. Marcas ou Pegadas – são vestígios da actividade do ser vivo, impressas nas rochas.

6 As rochas magmáticas são as que resultam da solidificação ou cristalização do magma.

7 Intrusivas ou Plutónicas Extrusivas ou Vulcânicas Após a solidificação do magma no interior da crusta terrestre. Após a solidificação da lava à superfície da Terra. Ex.: Granito Ex.: Basalto

8 As rochas metamórficas formam-se em profundidade e resultam da alteração estrutural e mineralógica sem ocorrência de fusão que resulta da acção dos factores de metamorfismo sobre rochas pré-existentes, tais como: Temperatura Pressão Fluidos circulantes

9 + Temperatura - Pressão + Temperatura - Pressão - Temperatura + Pressão - Temperatura + Pressão Rochas pré-existentes que contactam com uma intrusão magmática mais quente. Rochas pré-existentes que ficam sujeitas a grandes esforços ou que sofrem impacto.

10 O ciclo das rochas não tem uma ordem; os processos de transformação das rochas podem ocorrer por qualquer ordem.

11 (Todas as imagens foram retiradas daqui) Geologia 10 Dias, A. Guerner & Guimarães, Paula & Rocha, Paulo; Areal Editores


Carregar ppt "Ana Serra nº 1, 10º A. A história que as rochas contêm é aquela que nos permite conhecer o planeta Terra. A Terra é um planeta “vivo” pois está em constantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google