A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos É o estudo sistemático dos sistemas de trabalho Prof. José Oliveira da Silva

2 Conteúdo Objetivo da disciplina Modelo de aula Critérios de avaliação Foco da disciplina Bibliografia

3 Objetivo da Disciplina  Fornecer os conceitos fundamentais do Estudo de Tempos e Projetos de Métodos;  Fornecer noções teóricas e ferramentas de trabalho para a definição de análise de problemas de método de trabalho;  Apresentar metodologia sistemática para a execução de Projetos de Métodos e Medida do Trabalho;  Exercitar as técnicas fundamentais a serem apresentadas;

4 Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Ementa História do desenvolvimento de métodos e tempos, Taylorismo, Fordismo, a ergonomia dos postos de trabalho, a cronoanálise, o gráfico de balanceamento de operadores, o abastecimento do posto de trabalho, a padronização e documentação de operações e processos, os bancos de tempos pré-determinados, dinâmicas para simular situações práticas de empresas reais, estudo de caso em empresa (quando possível).

5 Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Finalidades Qualificar acadêmicos de engenharia de produção a projetar linhas e células de montagem balanceadas, com postos de trabalho ergonômicos e bordos de linha desenhados para garantir o fluxo contínuo das operações, que devem ser executadas no método correto e no menor tempo, para garantir alta produtividade do trabalho.

6 Modelo de aula 2 aulas por dia divididas em: –Teoria (apresentação do conteúdo) –Prática (aplicação da teoria em casos didáticos multidisciplinares)

7 Avaliação Média final: –30% relativa Prova 01 (Dia 18 de Abril) –35% relativa Prova 02 (13 de Junho); –35% relativo ao trabalho realizados em sala (entrega e inicio das apresentação 20 e 27 de Junho) Prova: – As provas serão sem consulta, com questões Objetivas e discursivas, Projeto: –Aplicação do conteúdo através de um trabalho, equipe de 4 alunos

8 Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Bibliografia BARNES, R. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6 ed. São Paulo: Edgar Blücher, 1977. Metodologia de ensino O conteúdo programático será desenvolvido com base em aulas expositivas, discussão de aplicações práticas e dinâmicas para simulação de situações práticas, com relatórios sobre o aprendizado.

9 Objetivos Objetivo Geral: Fornecer ao aluno conceitos e técnicas de estudos de tempos e método, considerando aspectos relacionados ao processo a ao método de trabalho. Objetivo Específico: Desenvolver o sistema e o método preferido, usualmente aquele de menor custo; Padronizar esse sistema e método; Determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo normal, para executar uma tarefa ou operação específica; Orientar o treinamento do trabalhador no método preferido; Aplicar os conhecimentos em uma experiência prática de tempos e métodos.

10 Aplicações do Estudo de Tempos  PCP- Programar, planejar e controlar o trabalho.  PRODUTIVIDADE - estudo da distribuição da produtividade do trabalho através do estabelecimento de tempos-padrões para as operações, por componente, por produto e por grupo de produção, afim de estabelecer incentivos salariais.  Determinar eficiência de sistemas, máquinas, etc  Número de máquinas que uma pessoa pode operar ou número de homens necessários para operar um sistema  CUSTOS - estabelecimento do custo dos produtos pelos custos de produção associados às instalações, equipamentos e mão-de-obra.  Preparação de orçamentos

11 ÁREAS PRINCIPAIS DE ESTUDO Estudos de Tempos e Métodos Estudos de Métodos Registros e análise para encontrar o melhor método de se executar uma tarefa ( Estudo de movimentos) Estudos de Tempos Determinar o tempo padrão para executar uma tarefa especifica (estudo de tempos) Qual a melhor maneira de se executar uma determinada tarefa? Método Padrão Qual deveria ser o tempo necessário para executar um ciclo do Método Padrão? Tempo Padrão

12 ÁREAS PRINCIPAIS DE ESTUDO Tempos e Métodos e Cronoanálise Aborda os conceitos e a prática da cronoanálise em chão de fábrica e como obter ganhos de produtividade e redução de custos a partir de melhorias em métodos e processos. Voltado para as áreas de Engenharia Industrial, Produção, Métodos e Processos.

13 Avaliação do desempenho atual ou passado  Medida de produtividade  Plano de incentivos  Avaliação de métodos de trabalho alternativos  Controle Previsão do desempenho futuro  Estimativa de custos (interno ou terceirizado)  Seleção de recursos  Organização das tarefas  Arranjo físico das instalações Aplicações do Estudo de tempos e Métodos


Carregar ppt "Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google