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GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva

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Apresentação em tema: "GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
Estudo de Tempos e Métodos É o estudo sistemático dos sistemas de trabalho Prof. José Oliveira da Silva Prof. Régis Kovacs Scalice

2 Conteúdo Objetivo da disciplina Modelo de aula Critérios de avaliação
Foco da disciplina Bibliografia

3 Objetivo da Disciplina
Fornecer os conceitos fundamentais do Estudo de Tempos e Projetos de Métodos; Fornecer noções teóricas e ferramentas de trabalho para a definição de análise de problemas de método de trabalho; Apresentar metodologia sistemática para a execução de Projetos de Métodos e Medida do Trabalho; Exercitar as técnicas fundamentais a serem apresentadas;

4 Ementa História do desenvolvimento de métodos e tempos, Taylorismo, Fordismo, a ergonomia dos postos de trabalho, a cronoanálise, o gráfico de balanceamento de operadores, o abastecimento do posto de trabalho, a padronização e documentação de operações e processos, os bancos de tempos pré-determinados, dinâmicas para simular situações práticas de empresas reais, estudo de caso em empresa (quando possível).

5 Finalidades Qualificar acadêmicos de engenharia de produção a projetar linhas e células de montagem balanceadas, com postos de trabalho ergonômicos e bordos de linha desenhados para garantir o fluxo contínuo das operações, que devem ser executadas no método correto e no menor tempo, para garantir alta produtividade do trabalho.

6 Objetivos Objetivo Geral: Objetivo Específico:
Fornecer ao aluno conceitos e técnicas de estudos de tempos e método, considerando aspectos relacionados ao processo a ao método de trabalho. Objetivo Específico: Desenvolver o sistema e o método preferido, usualmente aquele de menor custo; Padronizar esse sistema e método; Determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo normal, para executar uma tarefa ou operação específica; Orientar o treinamento do trabalhador no método preferido; Aplicar os conhecimentos em uma experiência prática de tempos e métodos.

7 Aplicações do Estudo de Tempos
PCP- Programar, planejar e controlar o trabalho. PRODUTIVIDADE - estudo da distribuição da produtividade do trabalho através do estabelecimento de tempos-padrões para as operações, por componente, por produto e por grupo de produção, afim de estabelecer incentivos salariais. Determinar eficiência de sistemas, máquinas, etc Número de máquinas que uma pessoa pode operar ou número de homens necessários para operar um sistema CUSTOS - estabelecimento do custo dos produtos pelos custos de produção associados às instalações, equipamentos e mão-de-obra. Preparação de orçamentos

8 ÁREAS PRINCIPAIS DE ESTUDO
Estudos de Tempos e Métodos Estudos de Métodos Registros e análise para encontrar o melhor método de se executar uma tarefa ( Estudo de movimentos) Estudos de Tempos Determinar o tempo padrão para executar uma tarefa especifica (estudo de tempos) Qual a melhor maneira de se executar uma determinada tarefa? Método Padrão Qual deveria ser o tempo necessário para executar um ciclo do Método Padrão? Tempo Padrão

9 ÁREAS PRINCIPAIS DE ESTUDO
Tempos e Métodos e Cronoanálise Aborda os conceitos e a prática da cronoanálise em chão de fábrica e como obter ganhos de produtividade e redução de custos a partir de melhorias em métodos e processos. Voltado para as áreas de Engenharia Industrial, Produção, Métodos e Processos.

10 Aplicações do Estudo de tempos e Métodos
Avaliação do desempenho atual ou passado Medida de produtividade Plano de incentivos Avaliação de métodos de trabalho alternativos Controle Previsão do desempenho futuro Estimativa de custos (interno ou terceirizado) Seleção de recursos Organização das tarefas Arranjo físico das instalações

11 Modelo de aula 2 aulas por dia divididas em:
Teoria (apresentação do conteúdo) Prática (aplicação da teoria em casos didáticos multidisciplinares)

12 Bibliografia Metodologia de ensino
BARNES, R. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6 ed. São Paulo: Edgar Blücher, 1977. Metodologia de ensino O conteúdo programático será desenvolvido com base em aulas expositivas, discussão de aplicações práticas e dinâmicas para simulação de situações práticas, com relatórios sobre o aprendizado.

13 Avaliação Média final: Prova: Projeto: 35% relativa Prova 01;
30% relativo ao trabalho realizados em sala e trabalho trabalho final; Prova: As provas serão sem consulta, com questões Objetivas e discursivas, Projeto: Planejar o trabalho de conclusão de curso


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