A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema, objeto de estudo e a pergunta de partida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema, objeto de estudo e a pergunta de partida"— Transcrição da apresentação:

1 Tema, objeto de estudo e a pergunta de partida
LIMA, Fernando. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. CERVO, Amado L. & BERVIAN, PEDRO A. Fases da Elaboração da Pesquisa. In: Metodologia Científica. São Paulo. Ed. Prentice Hall. 5ª ed Pág. 81 a 105. QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. A pergunta de Partida. In: Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa, Ed. Gradiva D’ÓNFRIO, Salvatore. O Processo de elaboração de uma pesquisa. In: Metodologia do Trabalho Intelectual. São Paulo: Ed. Atlas, 2ª Ed pág. 40 a 55.

2 ESCOLHA DO TEMA Escolha do tema Distinguir entre trabalho imposto e pesquisa livremente escolhida. O trabalho imposto é uma opção limitada. Não impede que este seja bom e que possa até ser considerado científico e publicar . Trabalho de livre escolha - a pesquisa é de iniciativa própria - a escolha pelo tema dependerá a afinidade do pesquisador Dificuldade devido a livre escolha: não sabe o que fazer nem por onde começar, se escolhe autores antigos ou contemporâneo; nacional ou estrangeiro; A escolha do tema exige sempre um estudo exploratório muito sério, pois dela depende, em grande parte, o sucesso do trabalho.

3 Os estudos devem ir ao encontro das necessidades culturais de uma
ESCOLHA DO TEMA Dicas: Necessidade de conhecer o marco teórico referente ao tema escolhido. Nenhum conhecimento inicia do zero; “todo saber implica um conhecimento anterior susceptível de superar-se e criar então um novo saber” Ter certeza que as fontes de consulta e se o quadro metodológico estão ao seu alcance. Ex.: artigos estrangeiros e a possibilidades de lê-los, ter cuidado com as traduções; Vale a penas estudar tal tema? Todo trabalho requer investimentos: desgaste da atividade intelectual, compra de materiais, viagens. Se não houver retorno satisfatório, o prejuízo será irreparável. Na escolha do tema é preciso cuidado, tentando evitar dois extremos: a banalidade – um resultado óbvio a excentricidade – algo que venha interessas a poucos. Os estudos devem ir ao encontro das necessidades culturais de uma Vasta camada, contribuindo para uma melhor compreensão dos fatos.

4 ESCOLHA DO TEMA Dicas: Fazer a dosagem do tema, tendo em vista a tempo disponível para coleta de dados, sistematização dos dados, a redação final e o aparato bibliográficos; Segundo Platão: o saber é um recordar e ninguém aprende pela primeira vez, é preciso voltar constantemente ao assunto tratado, refletir profundamente sobre as opiniões colhidas, formar seu ponto de vista a respeito do tema e expressar com estilo próprio. Necessidade de criar um plano provisório das atividades de pesquisa – O PROJETO DE PESQUISA - , ELE SERÁ ALTERADO AO LONGO DO SEU AVANÇO INTELECTUAL;

5 ESCOLHA DO TEMA A escolha do tenha é o primeiro passo no planejamento da pesquisa, mas não é o mais fácil; A dificuldade é escolher por um. Para muitos é uma decisão precedida de angústias. Escolha o tema de mereça prioridade; Não pode haver seleção sem critérios; TEMA DE UMA PESQUISA: é qualquer assunto que necessite melhores definições, melhor precisão e clareza do que já existe sobre o mesmo; A primeira escolha deve ser feita com relação ao campo delimitado, dentro da respectiva ciência: GESTÃO DE PESSOAS

6 ESCOLHA DO TEMA O tema pode surgir de um interesse particular ou profissional, de algum estudo ou de alguma leitura; O tema deve corresponder ao gosto do pesquisador, além de proporcionar experiências de valor e contribuir para o progresso das ciências; Evitem assuntos fáceis e sem interesse, que não compensam esforços; Evitem escolher temas que já existem temas exaustivos: a quantidade de assuntos novos à espera de pesquisadores torna injustificável a duplicação de estudos; Considere no momento da escolha do seu tema: o acesso, a disponibilidade do material bibliográfico; o tempo que irá demandar e a disponibilidade de recurso; Se bem escolhido o tema , mais condições de êxito, caso contrário estará fadado ao fracasso.

7 DELIMITAÇÃO DO TEMA/ OBJETO DE ESTUDO
Delimitar o tema é selecionar um tópico ou parte a ser focalizada; Para delimitar o tema pode-se ainda fixar-se circunstâncias, sobretudo de tempo e espaço: trata-se de indicar o quadro histórico e geográfico, em cujos limites o tema se localiza.

8 O PROBLEMA DA PESQUISA Escolhido o tema e delimitado , a fase seguinte é a transformação do tema em problema. PROBLEMA é uma questão que envolve uma dificuldade teórica ou prática, para a qual se deve encontrar uma solução; O tema escolhido deve ser questionado pela mente do pesquisador, que deve transformá-lo em problema de pesquisa mediante a sua reflexão e sua curiosidade; Descobrir os problemas que o tema envolve, identificar dificuldades, levantar hipóteses significa entrar no conhecimento científico. O problema deve ser redigido de forma interrogativa, clara, precisa e objetiva, e que a solução seja possível por meio da sua pesquisa

9 O PROBLEMA DA PESQUISA Nunca se passa diretamente da escolha do tema à coleta de dados, as vantagens da formulação do problema são inegáveis: delimita com exatidão, qual o tipo de resposta deve ser procurada; Leva o pesquisador a uma reflexão benéfica e proveitosa sobre o assunto; Auxilia no levantamento bibliográfico e na coleta de dados; Auxilia na escolha de cabeçalhos para o sistema de apontamentos e selecionar aqueles que respondem à pergunta formulada; Para formular bem o problema é necessário conhecimento prévio sobre o tema, além de uma imaginação criadora, sendo este responsável pelo progresso das ciências.


Carregar ppt "Tema, objeto de estudo e a pergunta de partida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google