Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouStéphanie de Paiva Martins Alterado mais de 8 anos atrás
1
Introdução à Robocup RoboCupCIn
2
Introdução By the year 2050, develop a team of fully autonomous humanoid robots that can win against the human world soccer champion team.
3
Introdução Projeto Internacional (organização) Promover IA, Robótica e campos relacionados através de competições Problema padrão: Futebol Descentralização
4
Roteiro Categorias Simulador 2d - Ambiente - Percepção - Ação Times CMUnited - Brainstormers - Mecateam - RoboCupCIn Perspectivas
5
Categorias Four-Legged League - Times formados por 4 Sony AIBO’S
6
Categorias Small Size League - Híbrido de sistema centralizado/descentralizado
7
Categorias Small Size League
8
Categorias Middle Size League Sensores on-board
9
Categorias Humanoid League - Robôs com corpos e percepções “human-like” - Competições 2x2 e pênaltis
10
Categorias Robocup Rescue ResgateSimulação
11
Categorias Soccer Simulation 2D3D
12
Categorias Robocup Dance Robocup Lego Microsoft Robotics Studio Soccer Challenge Physical Visualization (Citizen)
13
Simulador 2d Servidor Agente-1 Agente-2...... Agente-11 Agente-12 Agente-1 Agente-2 Agente-11 Agente-12...... Monitor Ciclo: 100ms
14
Simulador 2d - Percepção Sensor Auditivo - Informação recebida a cada 150ms Sensor Corpóreo - Informação recebida a cada 150ms Sensor Visual - Informação recebida a cada 100ms
15
Simulador 2d - Percepção Sensor Auditivo - Mensagens do juiz - Mensagens do técnico - Mensagens dos jogadores Broadcast Canal não seguro
16
Simulador 2d - Percepção Sensor Corpóreo - Stamina - Velocidade - Ângulo da cabeça - Ângulo do corpo -...
17
Simulador 2d - Percepção Sensor Visual - Visão ruidosa: Quantidade x Qualidade.
18
Simulador 2d
19
Simulador 2d - Ações Limitações “humanas” Limitações impostas Ruídos
20
Simulador 2d - Ações catch Direção change_view Extensão Qualidade dash Potência kickPotência Direção move X Y say Mensagem turnMomento turn_neckÂngulo
21
Simulador 2d Juiz Técnico Treinador
22
Demonstração
23
Times - CMUnited PTS Domain 1. Periodic Team Synchronization. 2. Agentes autônomos X equipe. 3. Tempo real 4. Comunicações limitadas 5. Completa sincronização apenas em períodos limitados
24
Times - CMUnited Sensor Interpreter Predictor World Model Internal Behaviors Internal State External Behaviors Locker-Room Agreement TEAM MEMBER AGENT ARCHITECTURE “Layered Learning in Multiagent Systems: A Winning Approach to Robotic Soccer“ Peter Stone World
25
Times - CMUnited Layered Learning “Machine learning paradigm defined as a set of principles for the construction of hierarchical, learned solution to a complex task”
26
Times - Brainstormers “Our final goal is a learning system, where we only plug in ’win the match’ and our agents learn to generate the appropriate behavior”
27
Times - Mecateam
28
Times - RoboCupCIn
30
Resultados - 2007 5 lugar RoboCup Brazil Open 2007 18 lugar RoboCup China Open 2007 Perspectivas – 2008 Módulos com AM Perspectivas – 2009 Regras com AM
31
Times WrightEagle FCPortugal Bahia2D Itandroids
32
Perspectivas Criar novas equipes na UFPE Simulador Robótica Ligas internas 1º CIn Open – Março/2008 robocup-cin@googlegroups.com www.cin.ufpe.br/~robocupcin www.cin.ufpe.br/~robocupcin
33
Perspectivas Avanço na IA, robótica e áreas correlatas Maior integração Diferentes cursos Alunos do CIn Equipes com diferentes abordagens
34
Introdução à Robocup RoboCupCIn
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.