A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Período Regencial 1831-1840.  Menoridade de D.Pedro II  Junho de 1831/1834– Assume o poder a Regência Trina que deveria governar até a maioridade. 

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Período Regencial 1831-1840.  Menoridade de D.Pedro II  Junho de 1831/1834– Assume o poder a Regência Trina que deveria governar até a maioridade. "— Transcrição da apresentação:

1 Período Regencial 1831-1840

2  Menoridade de D.Pedro II  Junho de 1831/1834– Assume o poder a Regência Trina que deveria governar até a maioridade.  Ministro da Justiça: Padre Feijó  Contexto político:  Tensão política – Federalistas X centralizadores.  Revoltas populares – Governo cria a “Guarda Nacional” com o objetivo de reprimir as rebeliões locais.

3  Regente: Padre Diogo Feijó  Centralização do poder regencial  Criação das Assembleias provinciais  CONFLITOS REGENCIAIS (Provinciais)

4  Cabanagem 1835-1840 Pará Revolta Popular separatista. A própria Junta que assumiu o governo da Província, em agosto de 1823 confessava: "Sentimos não poder afirmar que a tranqüilidade está inteiramente restabelecida porque ainda temos a temer, principalmente a gente de cor, pois que muitos negros e mulatos foram vistos no saque de envolta com os soldados, e os infelizes que se mataram a bordo do navio, entre outras vozes sediciosas deram vivas ao Rei Congo, o que faz supor alguma combinação de soldados e negros". Principais líderes- Antônio e Francisco Vinagre, lavradores do rio Itapicuru e o seringueiro Eduardo Nogueira Angelim. Repressão violenta: Aproximadamente 30% da população. Caio Prado Júnior, "foi o mais notável movimento popular do Brasil... o único em que as camadas mais inferiores da população conseguem ocupar o poder de toda uma província com certa estabilidade. Apesar de sua desorientação, da falta de continuidade que o caracteriza, fica-lhe contudo a glória de ter sido a primeira insurreição popular que passou da simples agitação para uma tomada efetiva de poder."Brasil

5  Salvador  Organizado por negros escravos e libertos de diversas etnias mas unidos pelo islamismo.  Luta pela liberdade religiosa impulsionou movimento  Repressão: penas de morte, prisões e degredos.

6 Sabinada (1837-1838) - Salvador - Liderada pelo médico Francisco Sabino. - Republicano - Reprimido Balaiada (1838-1841) - Maranhão - Movimento popular, sobretudo escravos. - Líderes : Francisco dos Anjos Ferreira e negro Cosme. - Violenta repressão sobre a cidade de Caxias, tomada pelos revoltosos.

7  Rio Grande do Sul - Liderado pela elite  Elevados impostos sobre o gado e o charque  Proclamação da República de Piratini  1842 – Pacificação e anistia dos líderes, incorporados ao exército nacional.

8  Aliança entre liberais e conservadores  Antecipação da maioridade de D. Pedro II  Objetivo: Centralização do poder e fim da ameaça de separatismo. Fim da crise de autoridade do poder central.


Carregar ppt "Período Regencial 1831-1840.  Menoridade de D.Pedro II  Junho de 1831/1834– Assume o poder a Regência Trina que deveria governar até a maioridade. "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google