A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de história Alunos:Grazielly Aparecida N° 05 Andressa Aparecida Nº 01 João Victor N° 10 Thayná Pouleita Nº PROFESSORA: Joelma R. De Souza Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de história Alunos:Grazielly Aparecida N° 05 Andressa Aparecida Nº 01 João Victor N° 10 Thayná Pouleita Nº PROFESSORA: Joelma R. De Souza Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de história Alunos:Grazielly Aparecida N° 05 Andressa Aparecida Nº 01 João Victor N° 10 Thayná Pouleita Nº PROFESSORA: Joelma R. De Souza Oliveira 8 ANO C

2 BALAIADA (1838) á (1840)

3 NEGRO COSME: VERDADEIRO HERÓI DO MARANHÃO

4 Lider da insurreição negra que fez parte da Balaiada. Uma das maiores rebelioes populares da História do Brasil. Negro Cosme defendeu o fim da escravidão Cosme Bento das Chagas nasceu em Sobral, CE, por volta de Nasceu livre e vivia de pequenos expedientes, sabia ler e escrever. Foi preso em 22 de setembro de 1830, por ter assassinado Francisco Raimundo Ribeiro em Itapecuru-Mirim, sendo enviado à capital São Luiz. Cosme fugiu da cadeia em primeiro de maio de 1833, depois de liderar um levante de presos. Ficou foragido então 1838, quando foi capturado em Codão. Neste tempo ficou escondido em varios quilombos da região de Itapecuru.

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15 No ano de 1838 surgiu um movimento popular no Maranhão. Este era contrario ao poder e aos aristocratas rurais que, até então, dominavam aquela região. Em dezembro de 1838, Raimundo Gomes (líder do movimento), com objetivo de libertar seu irmão que se encontrava preso em vila Manga, invadiu a prisão o libertando não só seu irmão, mas também todos os outros que se encontravam presos.

16

17 Apos algumas conquistas dos balaios, como a tomada de Caxias e a organização de uma Junta Provisória, o governo uniu tropas de diferentes províncias para ataca- los. Contudo, Os balaios venceram alguns combates.

18 O governo imperial nomeou o coronel Luis Alves de Lima e Silva como governador da província do Maranhão e Comandante Geral das Forças Militares. O general, que mais tarde seria o Duque de Caxias, atuou no combate aos revoltosos e reconquistou a Vila de Caxias. Após algumas derrotas, o comandante dos balaios, Raimundo Gomes, rendeu- se.

19 Após a morte de Balaio, Cosme (ex- escravo e um dos principais chefes dos balaios) assumiu a liderança do movimento e partiu em fuga para o sertão. Dai em diante, a força dos balaios começou a diminuir, até que, em 1840, um grande número de balaios rendeu-se diante da concessão da anistia. Pouco tempo depois, todos os outros igualmente se renderam. Com a completa queda dos balaios, Cosme foi enforcado. escravo


Carregar ppt "Trabalho de história Alunos:Grazielly Aparecida N° 05 Andressa Aparecida Nº 01 João Victor N° 10 Thayná Pouleita Nº PROFESSORA: Joelma R. De Souza Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google