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AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:

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1 AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas: Daiane Ribeiro Paes - Pedagogia/Bolsa PUIC Priscila Nandi – Pedagogia/Bolsa PUIC Orientadora: Professora Doutora Eliane Santana Dias Debus Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - UNISUL Este trabalho apresenta a pesquisa As metodologias de ensino e as práticas de letramento: um olhar sobre a prática pedagógica de um professor alfabetizador do município de Tubarão-SC (PUIC/2008/UNISUL), tendo por objetivo geral conhecer realidades pedagógicas relativas às metodologias de referência dos processos de ensino de leitura e escritas textuais, em uma escola pública estadual do município de Tubarão. Investigou-se, para tanto, os processos de intervenção de uma professora alfabetizadora no desenvolvimento da leitura e da escritura de textos de seus alunos, verificando-se em que medida esse trabalho se apóia em metodologias oficiais de referência e as possíveis consequências para a formação de leitores e escritores, capazes de compreender e produzir textos coerentes, coesos e eficazes às diferentes situações de interlocução. Os critérios de escolha do professor foram os seguintes: ser professor efetivo da rede Estadual de Educação de Santa Catarina e estar atuando há mais de cinco anos com turma de alfabetização. A coleta de dados deu-se a partir de 20 horas de observação em sala de aula e por meio do desenvolvimento de um questionário com 15 questões. Pode-se constatar, então, que o ambiente propicia pouco contato com práticas sociais de leitura; que os recursos são limitados, isto é, são poucos os cartazes, os trabalhos e outras atividades que relatem o cotidiano da turma. A professora, por sua vez, se utiliza de práticas tradicionais, ensinando palavras soltas, textos sem nexo, leituras de palavras que não estão no dia-a-dia da criança. REFERÊNCIA ARAÚJO, Mairce da Silva. Ambiente alfabetizador: a sala de aula como entre-lugar de culturas. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Novos olhares sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2004. CORSINO, Patrícia. As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento: FNDE, Ensino Fundamental Nove anos Orientações para a criança com seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, secretaria de Educação Básica, 2007. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, Brasília: Secretaria da educação básica, 2007, FERREIRO, Emilia: Reflexões sobre alfabetização. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1993. GOULART, Cecília. A Organização do trabalho Pedagógico: Alfabetização e letramento como eixos orientadores. FNDE, Ensino Fundamental Nove anos Orientações para a criança com seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, secretaria de Educação Básica, 2007. LEAL, Telma Ferraz; ALBURQUEQUE, ELIANA Borges Correia de; MORAIS, Artur Gomes de.Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão. FNDE, Ensino Fundamental Nove anos Orientações para a criança com seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, secretaria de Educação Básica, 2007. MORTATTI, Maria Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Disponível em www.mec.gov.br. Acessado em 22 de fevereiro de 2009. www.mec.gov.br RAUEN, Fábio José: Elementos se iniciação à pesquisa. Inclui orientações para a referenciação de documentos eletrônicos. Rio do Sul: Nova Era, 1999. REGO, Teresa Cristina. Vygostsky: Uma perpectiva histórica. Cultura da educação. Petrópolis; Rio de Janeiro: Vozes, 1995. SOARES, Magda: Letramento um tema em três gêneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. VIGOSTSKI, LURIA, LEONITIEV: Linguagem desenvolvimento e aprendizagem.10 ed.São Paulo: Íncone, 2006..VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.


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