A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil"— Transcrição da apresentação:

1 A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Autor(a): Paulo Guedes Orientador(a): Neila Maria O. Santana.

2 Pólo: Senhor do Bonfim - Ba Função: Diretor Escola: Barbosa Santos

3 Contexto/Justificativa da pesquisa
A presente pesquisa tem por finalidade reconhecer a importância do brincar e jogar no processo de aprendizagem da Educação Infantil, onde se busca através das referencias pesquisadas, desenvolver estudos, relatando as contribuições que os jogos e brincadeiras assumem no desenvolvimento do processo de ensino - aprendizagem.

4 Problema da pesquisa O presente estudo visa refletir sobre a valorização e a compreensão dos jogos e brincadeiras como recurso fundamental na construção da aprendizagem e do conhecimento realizado pela criança.

5 Objetivos OBJETIVO GERAL
- Identificar a importância dos jogos e brincadeiras no processo de interação e aprendizagem na Educação Infantil.  OBJETIVOS ESPECIFICOS - Reconhecer o brincar e o jogar como as principais metodologias da Educação Infantil e como uma ferramenta para que a criança aprenda a viver no meio social - Examinar a contribuição dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento do aluno no ensino - aprendizagem.

6 Fundamentação teórica
Compreensão dos olhares sobre a infância através da história Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade inerente ao ser humano.Cada grupo étnico apresenta sua forma particular de ludicidade, sendo que o jogo se apresenta como um objeto cultural, por isso, encontramos uma variedade infinita destes, nas diferentes culturas e em qualquer momento histórico.(ALMEIDA,2000)

7 Intervenções dos adultos; Espaço escolar como lugar privilegiado
Os jogos e brincadeiras e as varias formas de representações da criança; As brincadeiras são admiráveis instrumentos de realização para o ser humano, especialmente para as crianças; reúnem potencialidades, desenvolvem iniciativas, exercitam capacidades de concentrar a atenção, descobrir, criar e, especialmente, de permanecer em atividade.(MALUF,2004) Intervenções dos adultos; Espaço escolar como lugar privilegiado

8 A presença do educador “Observar as crianças brincarem nas suas diferentes formas é uma ferramenta fundamental para o professor reconhecer e compreender melhor as crianças nas suas formas de pensar, de se comunicar, de interagir e de agir sobre o mundo.”(BORBA, 2003)

9 Aspectos metodológicos
Estudo de caso Observações, registros escritos e áudio visuais Escola Municipal Barbosa Santos Turmas de Educação Infantil Relatório de Estudo de Caso

10 Caminhos percorridos Pesquisa bibliográfica Visita in loco

11 Cronograma ETAPAS MESES Jan Fev Mar Abr Mai Revisão de Literatura x
Levantamento de dados Analise de dados Redação Preliminar Redação definitiva Entrega do TCC Apresentação do TCC

12 Referências ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 10 ed. São Paulo: Loyola, 2000. ALMEIDA, A. M. O. O lúdico e a construção do conhecimento: uma proposta pedagógica construtivista. Prefeitura Municipal de Monte Mor, Departamento de Educação, 1992. BORBA, Francisco da Silva. Introdução aos estudos linguísticos. Campinas SP: Pontes Editores, 2003. BRASIL.Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. Brasília: MEC, Secretaria de Educação fundamental, v.1, p BROCK, A. Três perspectivas sobre a brincadeira. In: BROCK, A. e cols. Brincadeiras: ensinar para a vida. Porto Alegre: Artmed, 2011. CHIZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 2 ed. São Paulo: Cortez,1995. KISHIMOTO, Tizuko Morchida.O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, reimp. da 1ª ed. de 1994. MALUF, Ângela Cristina. Brincadeiras para sala de aula. Rio de Janeiro: Vozes, 2004. VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

13 Paulo Guedes vascoes10@hotmail.com


Carregar ppt "A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google