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PublicouRafaela Conceição Palha Alterado mais de 8 anos atrás
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SADC CSTL Reunião de Partilha 20 de Novembro de 2014 Hotel Southern Sun, Joanesburgo, África do Sul Revisão da Estrutura MER/MAR do CSTL
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Síntese da Apresentação Desenvolvimento de Estrutura de MER/MAR durante a fase de 2009-2012 Personalização da MER/MAR Nacional Indicadores principais do CSTL Desafios na integração do CSTL em unidades de M&A Assuntos Emergentes & Lições tiradas
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Estrutura de MER/MAR do CSTL : Objectivo Orienta e informa toda a implementação e a monitoria aos níveis regional, dos estados-parte e escolar. Delineia a lógica, os objectivos, as actividades, os produtos e os resultados do programa orientador, e a forma como deveríamos medir o sucesso. Faz a monitoria da envergadura e cobertura dos serviços de cuidado e apoio providenciados através do sector da educação. Permite-nos testar a hipótese: O Cuidado e Apoio para o Ensino e a Aprendizagem melhora a matrícula, a retenção e o aproveitamento dos alunos vulneráveis.
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Estrutura de registo do CSTL (Outubro de 2008) Revisão do SIG (Sistema de Informação de Gestão) em 5 países (de Outubro a Novembro de 2009) Projecto do MER/MAR do CSTL, apresentado numa reunião regional (Fevereiro de 2010). Validação nos Estados-Parte: conversações com as Unidades de Coordenação Nacional, Ministério da Educação, EMIS/SIGE e M&A (de Julho 2010 a Janeiro 2011). Revisões Alinhamento com as estruturas regionais de M&A da SADC. Aprovação e adopção da estrutura de MER/MAR do CSTL pelo comité director do CSTL. Estrutura de MER/MAR do CSTL : Processo
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A Entrega da Estrutura de MER/MAR nos Estados-Parte Estrutura de MER/MAR revista e modificada para os objectivos/contextos nacionais. Iniciado o alinhamento dos indicadores de EMIS/SIGE e CSTL nacionais. Estratégias traçadas sobre o modo de integrar o M&A do CSTL nas actividades e funções de M&A. Por ex. estabelecer grupos de trabalho de M&A do CSTL e designar coordenadores de M&A do CSTL para garantir a recolha e o relato dos dados sobre o CSTL. Monitorar a implementação do CSTL num mínimo de 15 escolas
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Indicadores Principais do CSTL: Dados do Nível Escolar % de crianças órfãs (C1) % de crianças vulneráveis(C2) # de crianças fora da escola (P1) Taxa de escolarização por idade (P2) Taxa de abandono (P3) Taxa de repetição (P4) Taxa de aprovação (P5) Taxa de conclusão (P6)
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Indicadores Principais do CSTL : Dados do Nível Escolar # (%) de escolas que providenciam uma refeição diária aos alunos vulneráveis (S10) # (%) de escolas que realizam rastreios de saúde anuais (S6) # (%) de escolas onde se efectua o PSS (Apoio Psicossocial) por pessoal treinado (S13) # (%) de escolas que facilitam o acesso a bolsas de estudo para ajuda nos custos com a educação (S17) # (%) de escolas que adoptaram e comunicaram um código de conduta relacionado com a protecção física, o estigma, a discriminação, o assédio sexual e o abuso (S19) # (%) de escolas com um abastecimento de água potável suficiente para satisfazer as necessidades da população escolar (S21) # (%) de escolas com instalações sanitárias (casas de banho) suficientes para satisfazer as necessidades da população escolar (S22)
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Estrutura de MER/MAR - Desafios Limitações de orçamento A Integração dos indicadores do CSTL no EMIS/SIGE Normas e definições A flexibilidade do sistema do EMIS/SIGE A vontade política e a avaliação dos dados Capacidade de manutenção de registos e a recolha de dados Duplicação de esforços
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Assuntos Emergentes & Lições Tiradas As unidades de EMIS/SIGE não são proprietárias dos dados – são armazens. A titularidade deve ser partilhada pelos directores dos programa e os diversos departamentos Há necessidade de maior advocacia por parte das unidades de EMIS/SIGE no que se refere aos dados disponíveis e ao valor dos dados para a planificação Reforçar os grupos de trabalho de M&A e advogar a todos os níveis sobre a importância de manter os registos e efectuar os relatos Integrar através de todos os sectores/iniciativas, de forma a minimizar a duplicação O valor de partilhar a melhor prática e competência técnica
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Merci beaucoup Obrigada Siyabonga THANKS!
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