A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA CATEQUÉTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA CATEQUÉTICA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA CATEQUÉTICA

2 Catequese, o que é? “Catequese é um processo dinâmico e abrangente de educação da fé, um itinerário, e não apenas uma instrução.” (Catequese Renovada, n° 281) É todo processo de educação da fé a serviço da vida. É fazer da pessoa gente, capaz de se conduzir na vida, de caminhar por seus próprios pés, capaz de escolher o bem maior que é o amor de Deus e ao próximo, amor esse que realiza o educando como pessoa, como imagem de Deus e faz dele um missionário.

3 Qual a finalidade da catequese? Para que?
“A Missão fundamental da Catequese é fazer com que alguém se ponha, não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo.” (Diretório Geral para a Catequese, n°80) Para descobrir que o sentido da vida está em Deus, de onde viemos e para onde vamos; para descobrir que o caminho para Deus é Jesus Cristo. A catequese deve levar a pessoa a amar e querer conhecer sempre mais de Jesus Cristo e viver de acordo com o que ele nos ensinou.

4 Qual é o conteúdo da catequese?
A catequese tem um eixo central que ela deve transmitir, é a Boa Notícia, ao redor do qual se vão desenvolvendo e ampliando reflexões, conhecimentos, aprofundamentos. Em grandes linhas podemos resumir assim esta notícia:

5 Qual é o conteúdo da catequese?
Somos criados por Deus, que nos ama e quer o melhor para nós. Se o mundo fosse como Deus tinha planejado, não haveria sofrimento e todos seriam felizes e fraternos. O mundo de hoje tem sofrimentos e problemas porque os pecados humanos atrapalharam o projeto de Deus. Apesar de tudo, Deus não se conforma e continua querendo a nossa felicidade. Para isso preparou caminho e veio a nós na pessoa de Jesus.

6 Qual é o conteúdo da catequese?
Jesus, Filho de Deus feito gente, participou de tudo que faz parte da vida humana e foi solidário conosco no sofrimento, morrendo na cruz. Com isso demonstrou o amor de Deus que nos salva. Jesus ressuscitou, garantindo a vitória de tudo que é bom; Ele nos deixou o Espírito Santo que está conosco na Igreja e na vida e nos convida a construir com Ele o Reino de Deus para a salvação de todos no amor.”

7 MÉTODO Caminho para chegar a um fim e pelo qual se atinge o objetivo;
Processo ou técnica de ensino; Modo de proceder; maneira de agir; meio; Conjunto de recursos empregados para alcançar um objetivo.

8 MÉTODO Qual é o resultado desejado na catequese ?
Nós queremos na catequese a vivência de comunhão-comunidade, uma experiência bem vivida de fraternidade, justiça, partilha, perdão, libertação de tudo que oprime a pessoa, com uma consciente e consequente adesão a Jesus Cristo.

9 MÉTODO Método é o processo, fio condutor, pano de fundo, que vai determinar todo o andamento da catequese. É o método que expressa a mística, a visão, o sentido e o significado da catequese, ou seja, a própria caminhada e a própria vida da comunidade. É o jeito de fazer catequese.

10 METODOLOGIA CATEQUÉTICA:
Todo processo de educação da fé supõe e exige uma metodologia; Na catequese, a metodologia é diferente de qualquer outro ensino; Um encontro de catequese não é uma aula na qual a preocupação maior é a transmissão do conhecimento, nesse caso, o método é usado em vista de “aprender” e do “saber”. O catequista não é professor(a), é aquele (a) que caminha junto com os catequizandos e com a comunidade, aprendendo e testemunhando a fé.

11 METODOLOGIA CATEQUÉTICA:
Uma boa catequese é aquela que promove a integração da caminhada da comunidade com a mensagem evangélica. Essa Interação entre fé e vida é o Princípio Metodológico da Catequese Renovada(CR) segundo a qual, existe uma variedade de métodos, mas que devem obedecer, ter como inspiração o Principio Metodológico da Interação Fé e Vida.

12 METODOLOGIA CATEQUÉTICA:
Aprofunda a pedagogia catequética, tendo como fundamento a pedagogia de Deus, modelo de educação da fé pretendida pela catequese. O catequista tem que ser um pedagogo. Mas, também, um mistagogo, aquele que inicia alguém em algum conhecimento. Na catequese o “mistagogo” leva o catequizando a fazer a experiência do profundo mistério de Deus.

13 MISTAGOGIA

14 É a arte de conduzir para dentro do mistério da fé.
MISTAGOGIA É a arte de conduzir para dentro do mistério da fé.

15 O MÉTODO DE JESUS Atitudes que caracterizam a prática evangelizadora e catequizadora de Jesus:

16 O MÉTODO DE JESUS Ensina em qualquer lugar ou situação: à margem do lago: Mc 1,16-19; nas casas: Mc 2, 1-2; no templo: Lc 19,47-48; na montanha: Mt 1,38. Usa linguagem simples, parábolas, comparações da vida: Mt l3,1-52; Lc 10,25-37 Desperta e forma lideranças. Ensina pela prática: Mc 6,30-44; 6,7-12; Lc 9,1-16. Faz avaliação com eles: Mc 6,30-42; Mt 17,19-20.

17 O MÉTODO DE JESUS Reflete a partir de fatos e situações: pobreza, doença, fenômenos da natureza: Lc 13,10-17; Lc 21,1-4; Mt 7,24ss; Mt 21,23-27; Mc 1,21-22; Mc 1,23-28. Age e ensina com autoridade: Mt 7,28; Mt 7, 24ss; Mt 21,23-27; Mc 1,21-Mc 1,23-28; Coloca a criança como exemplo de vida. Acolhe, abençoa e apresenta como modelo para entrar no reino: Mc 10,13-16; Lc 9, 46-48; Mt 18, 1-6; Mt 19,13-15; Lc 18,

18 O MÉTODO DE JESUS Revela respeito e atenção com as pessoas do povo simples e sofredor. As pessoas acima de tudo: Mt 9,1-8; Lc7, l l-17; Lc 18,1-4; Jo 8,1-11. Acolhe as mulheres e se deixa acompanhar por elas: Lc 10,38-42; Lc 8, 1-3; Lc 7,41-50; Jo 4,1-30; Mc 12,6-13; Mt 26,6-13. Respeita os diferentes níveis de consciência e de caminhada das pessoas e dos grupos: Mt 5,1 ss; Mc 10,1 ss; Mt 13,36.

19 O MÉTODO DE JESUS Exige de todos conversão, mudança de vida: Mc 1,15; Lc 19, lss; Jo 8,1ss; Mt 19,16-29; Mc 10,17-22. Chama um grupo para comprometer-se com Ele, anunciar o reino e libertar as pessoas de todas as escravidões: Mc 3,14-19; Lc 5,1-11; Mt 10,1-15 Ensina os discípulos a enfrentar os conflitos e as dificuldades: Mc 2,23-28; Mt 15,1-20; Lc 5,17-26.

20 O MÉTODO DE JESUS Evangeliza as multidões, trabalha com grupos e realiza uma formação pessoal dos discípulos: Lc 9,57-62; Mt 15,29-39; Mt 9,35-38; Mc 6, Jesus não faz seus seguidores decorar verdades, mas os seus gestos, plenos de bondade, compreensão, atenção, carinho, misericórdia, serviço, foram os livros estudados e refletidos: Mt 8, 1-4; Lc 13,10-17; Lc 15, 3-10 ; Lc 15,

21 O MÉTODO DE JESUS Sua intimidade com o Pai revela o rosto de um Deus, fonte de vida. Educa para a oração a partir de sua própria experiência de oração, motivando os apóstolos à vida de oração simples e verdadeira: Lc 6,12-16; 9,28-36; 22,31-36; 11,1-13; Mt 6,7-15. Sua comunicação transborda do coração porque sua atitude principal é o amor gratuito: Jo, 15,12-17; 10,1-18.

22 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
Interação: Possibilidade de fazer minha a experiência do outro, de construir e orientar a minha experiência a partir da experiência de outra pessoa, grupo ou comunidade, reconhecendo que toda a experiência humana é única e própria para cada pessoa; é o ato de conhecer, acolher ou partilhar as experiências através de mediações;

23 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
Interação “Fé-Vida” Na catequese ocorre o diálogo das experiências de cada pessoa com Jesus Cristo, e através de mediações a experiência pessoal de cada um torna-se experiência de fé. Ver: Lc 24, (Discípulos de Emaús) Na catequese é preciso fazer interagir, isto é, misturar aquilo que é do campo de fé (Bíblia, tradição, liturgia, doutrina, ensinamentos da Igreja...) com tudo aquilo que é do campo da vida (acontecimentos, realidade, situações, aspirações, clamores, fatos alegres e tristes...).

24 “O catequista precisa trazer numa mão o jornal e na outra a Palavra de Deus”. Frei Bernardo

25 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
“A interação é relacionamento mútuo e eficaz entre a experiência de vida e a formulação da fé, entre a vivência atual e o dado da Tradição” (CR 113). O conteúdo da catequese não é só doutrina, Bíblia, mas também a nossa vida.

26 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
2. Planejamento: processo dinâmico, contínuo e participativo, que deverá ser feito durante todas as etapas da atividade (antes, durante e depois). Cronograma de temas para encontros? Cronograma para atividades da catequese?

27 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
3. Métodos e indicações metodológicas; 3.1. Expositivo Muito conhecido e utilizado. Os catequizandos não são motivados a participarem, são meros expectadores; O objetivo é a memorização do conteúdo; Privilegia as formulações da fé pela Bíblia, Doutrina e Liturgia(sobrecarregando os catequizandos com fórmulas doutrinais). Relação vertical entre catequista-catequizandos (se dá de cima p/ baixo, são considerados professores e alunos).

28 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
Etapas do método Expositivo: Apresentação do tema e do texto bíblico como única mediação, destacando o que Deus quer de cada um de nós. O catequista retira do texto os ensinamentos e transmite aos catequizandos. Mensagem do encontro e os ensinamentos: Transmitida pelo catequista, a partir dos ensinamentos que ele mesmo retira e transmite aos catequizandos que são meros ouvintes.

29 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
Memorização através de frases e lições: Aplica-se em muitos casos, uma série de frases de efeito, com intenção de exigir que os catequizandos decorem a doutrina cristã. O encontro é fortemente caracterizado por exercícios sobre conteúdo por meio de perguntas e respostas. Resposta de fé dos catequizandos: O catequista acredita que acolheram toda a mensagem estudada e estão prontos a dar uma resposta de fé. O objetivo é fazer com que todos tenham fé no que foi revelado.

30 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
Riscos do método Expositivo: Transformação do encontro em aula, simples transmissão de conteúdos; O catequista sabe o suficiente, não há trocas de experiências; Redução da catequese a um simples encontro que não desperta os catequizandos para o engajamento e para a experiência comunitária da fé; Considerar que com o encontro o catequizando estará “pronto”.

31 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
3.2 Prático-reflexivo (ver-iluminar-agir) Trata-se de um método que traz experiência e eficácia na educação da fé, respondendo às necessidades e aos desafios vividos pelo nosso povo (cf. DNC n ).

32 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
Método Prático-reflexivo (ver-iluminar-agir) Segurança e eficácia na educação da fé. Encontro mais prático, dinâmico, transformador, envolvente, abrangente; Valoriza a vida concreta, a realidade da comunidade e da sociedade levando a uma reflexão acerca dessa realidade. Favorece a integração e participação.

33 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
Desperta o grupo para o compromisso, para a ação consciente e eficiente de transformação.Parte da experiência de vida e leva á ação transformadora, que objetiva não só a aprendizagem, mas a transformação pessoal, comunitária e social, que se dá com o confronto entre a formulação da fé e a vida, procurando descobrir novos passos através do conhecimento da realidade, à luz da Palavra de Deus.

34 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
Método ver-iluminar-agir, celebrar-rever VER melhor a vida – ter presente os interesses e as preocupações de cada um, da comunidade e da sociedade. Pode-se recorrer a técnicas e dinâmicas para apresentar as situações. Após situar o fato, deve-se tentar vê-lo sob todas as óticas possíveis (meios de comunicação, Igreja).

35 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
Método ver-iluminar-agir, celebrar-rever ILUMINAR a realidade com a Palavra de Deus – Momento em que podemos ouvir a Palavra de Deus e a palavra da Igreja. Para isso é necessário que o catequista tenha um bom conhecimento da Bíblia e da doutrina da Igreja. É a Palavra que motiva para a ação.

36 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
Método ver-iluminar-agir, celebrar-rever AGIR de modo cristão – O processo catequético não pode se limitar apenas a uma contemplação. É momento de promover as pessoas e renovar a vida da comunidade e da sociedade. É momento de refletir qual seria a atitude de Jesus diante de cada situação.

37 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
Método ver-iluminar-agir, celebrar-rever AVALIAR as atitudes e processos adotados. Mudar se necessário. CELEBRAR a fé professada juntamente com a comunidade. Dar graças a Deus, é rezar o que aconteceu durante o encontro.

38 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
Riscos do Método Prático-reflexivo O catequista despreparado: poderá transformar o encontro em um simples levantamento da realidade; transmitir uma visão equivocada dos princípios éticos e cristãos, fundamentais ao ser humano; considerar que ao final de cada encontro, os catequizandos estejam prontos para agir;

39 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
reduzir o agir a um simples levantamento de gestos concretos; não celebrar a vida, a conquista, a caminhada, mas recitar orações prontas e sem sintonia com o trabalho proposto; transformar o encontro em um momento de lazer com brincadeiras, filmes, músicas, e recursos diversos sem que esses tenham qualquer ligação com o tema do encontro, ou o processo catequético.

40 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
4. Temas: Eixo central da catequese (a Boa Notícia); Catequese Renovada – doc capítulo 3; Diretrizes do Processo Catequético na Arquidiocese de Belo Horizonte - capítulo 2; Considerar a faixa etária e realidade local;

41 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
5. Linguagens, meios e instrumentos: Recursos para a catequese As técnicas e os recursos são meios que revelam um método e existem para ajudar no processo catequético. Devem estar de acordo com a faixa etária do catequizando, com sua realidade e sempre ligados ao tema do encontro e ao objetivo pretendido. Alguns recursos que podem ser usados na catequese:

42 PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA CATEQUÉTICA
símbolos, gravuras, cartazes, narrações de histórias, fantoches, cantos e músicas, gestos e expressões populares, jogos e brincadeiras, encenações, artes (desenhos, pinturas, artesanatos, materiais reciclados...), vídeos, visitas.

43 O ENCONTRO DE CATEQUESE

44 O Encontro de Catequese
Dinâmica metodológica de um encontro: - ACOLHIDA; - VER; - ILUMINAR; - CELEBRAR; - AGIR

45 O Encontro de Catequese
ACOLHIMENTO Pode ser expresso de muitas formas: gestos, cantos, símbolos, surpresas... Quem se sente aceito e amado, participará com mais alegria e motivação. Ambiente

46 O Encontro de Catequese
VER Olhar a vida, ou VER a realidade, suscita a capacidade para a sensibilidade, consciência crítica, perceber com o coração e a inteligência aquilo que se passa ao redor. Momento de ver o chão onde vivemos e de preparar o terreno da realidade para depois jogar a semente da Palavra de Deus.

47 O Encontro de Catequese
ILUMINAR A VIDA COM A PALAVRA (DIÁLOGO) A partir da vida, apresentamos a Palavra de Deus. Confronto com as exigências da fé anunciadas por Jesus Cristo, diante da realidade refletida. Interação Fé e vida.

48 O Encontro de Catequese
CELEBRAR A FÉ E A VIDA É um momento forte. Que não deve ficar apenas na oração decorada. Os catequizandos aprenderão a conversar naturalmente com Deus como um amigo íntimo. É importante diversificar a oração usando símbolos, cantos, gestos, salmos, silêncio, frases bíblicas repetidas, relacionando sempre ao tema estudado com a vida.

49 O Encontro de Catequese
AGIR - Ações Transformadoras O fazer em grupo é o que importa numa catequese que liberta, seja uma simples pintura ou uma mobilização comunitária. A ação que mais importa na catequese é a que contribui para transformar nossa realidade. O processo catequético deve levar a pessoa a ter para com o outro uma ação que transforme suas vidas e para melhor.

50 O Encontro de Catequese
Algumas dicas para os encontros de catequese: -Grupos de no máximo 15 participantes; -Local dos encontro (variar); -Ambiente (variar disposição). Privilegiar a disposição em círculo e semi-círculo que cria clima de comunidade; -Evite improvisar; -Conheça o conjunto de programação e do material. Para dar segurança; -Se aproxime dos catequizandos, se interesse por eles;

51 O Encontro de Catequese
-Propicie o contato do grupo com cristãos testemunhas da comunidade; -Nunca faça comparações entre os catequizandos. Encoraje cada qual a ser ele mesmo; -Mantenha a alegria no encontro; -Esteja presente com cada um; -Exponha os trabalhos realizados; -Nunca humilhe, resolva separadamente as situações mais complicadas; -Seja uma pessoa de oração;

52 O Encontro de Catequese
-Diversifique as atividades do encontro. Trabalhe com todas as formas de expressão. O critério é experimentar e avaliar; -Lembre-se sempre: O Espírito Santo se revela rico e irrepetível hoje, em cada encontro de catequese e permite que façamos a experiência do Ressuscitado nas pequenas e grandes coisas do encontro e da vida.


Carregar ppt "METODOLOGIA CATEQUÉTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google