A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A catequese usa o princípio metodológico da interação. Na vida de todo dia usamos interações que produzem efeitos benéficos. Veja, por exemplo, o fermento,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A catequese usa o princípio metodológico da interação. Na vida de todo dia usamos interações que produzem efeitos benéficos. Veja, por exemplo, o fermento,"— Transcrição da apresentação:

1 A catequese usa o princípio metodológico da interação. Na vida de todo dia usamos interações que produzem efeitos benéficos. Veja, por exemplo, o fermento, a água e o trigo ajuntados, misturados, interados, são capazes de produzir um pão capaz de matar a fome. Na catequese é preciso fazer interagir, isto é, misturar aquilo: que é do campo de fé :Bíblia, tradição, liturgia, doutrina... - com tudo aquilo que é do campo da vida acontecimentos, realidade, situações, aspirações, clamores, fatos alegres e tristes...

2  O conteúdo da catequese não é só doutrina, Bíblia, mas também a nossa vida.  Frei Bernardo dizia: O catequista precisa trazer numa mão o jornal e na outra a Palavra de Deus. Precisamos estar em contato com duas fontes: a Bíblia e a realidade humana.  Este método tem por finalidade educar para Ação-Reflexão, assim como fez Jesus, que se preocupou de educar seus discípulos para uma reflexão, partindo da vida (pobres, crianças, doentes, excluídos...).

3  Para melhor trabalhar o método de interação usa-se um pocedimento, ou melhor, um itinerário, que favorece o grande objetivo da catequese: “Para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10, 10). Todo encontro parte da VIDA para chegar a mais VIDA com novos compromissos e novas atitudes...  O itinerário de um encontro, para muitos, é velho ou muito conhecido. Acontece, que existem muitos catequistas iniciantes e precisam estar seguros de como proceder ao realizar algum encontro. Vejamos agora, parte por parte da dinâmica metodológica de um encontro:

4

5 Anterior: Preparar e vivenciar com antecedência o encontro; Conhecer o catequizando e sua família; Conversas informais; No dia:  Chegar antes que os catequizandos;  Arrumar o ambiente;  Interessar-se e dar atenção a todos;

6 Partir do chão em que vivemos. Preparar o terreno para depois semear a Palavra. Pode ser realizada através de histórias, figuras, dinâmicas, datas especiais

7  A partir da vida apresentamos a Palavra de Deus.  Leitura da Palavra. É hora de fazer a ligação profunda entre fé e vida.

8

9

10  A primeira resposta à Palavra é dada através de uma oração Silenciosa e pessoal. Ajuda em alguns momentos uma música só orquestrada, orientar a posição do corpo, silêncio externo.

11  A mensagem do dia deve ser resumida numa frase curta, que deverá ser escrita numa faixa. -ler com os olhos -ler em voz alta um de cada vez -escrever no caderno. -ler o que escreveu

12 A Palavra de Deus gera mudança, no meu agir. Pessoal  Catequista procura, através do diálogo ajudar o catequizando a descobrir em cada encontro um gesto de mudança de vida. Missionário  Despertar nos catequizandos o desejo de anunciar esta mensagem de Jesus aos outros.

13  Propor atividades que ajudem a memorizar, guardar o que foi refletido. Usar de criatividade.

14  No encontro: concluir o encontro com uma celebração: símbolos, gestos, cantos  Na Comunidade: incentivar a participação na missa.


Carregar ppt "A catequese usa o princípio metodológico da interação. Na vida de todo dia usamos interações que produzem efeitos benéficos. Veja, por exemplo, o fermento,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google