A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O princípio da interação: “Fé-Vida”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O princípio da interação: “Fé-Vida”"— Transcrição da apresentação:

1 O princípio da interação: “Fé-Vida”
A catequese usa o princípio metodológico da interação. Na vida de todo dia usamos interações que produzem efeitos benéficos. Veja, por exemplo, o fermento, a água e o trigo ajuntados, misturados, interados, são capazes de produzir um pão capaz de matar a fome. Na catequese é preciso fazer interagir, isto é, misturar aquilo: que é do campo de fé :Bíblia, tradição, liturgia, doutrina... - com tudo aquilo que é do campo da vida acontecimentos, realidade, situações, aspirações, clamores, fatos alegres e tristes...

2 “A interação é relacionamento mútuo e eficaz entre a experiência de vida e a formulação da fé, entre a vivência atual e o dado da Tradição” (CR 113). O conteúdo da catequese não é só doutrina, Bíblia, mas também a nossa vida. Frei Bernardo dizia: O catequista precisa trazer numa mão o jornal e na outra a Palavra de Deus. Precisamos estar em contato com duas fontes: a Bíblia e a realidade humana. Este método tem por finalidade educar para Ação-Reflexão, assim como fez Jesus, que se preocupou de educar seus discípulos para uma reflexão, partindo da vida (pobres, crianças, doentes, excluídos...).

3 Como trabalhar um encontro
Para melhor trabalhar o método de interação usa-se um pocedimento, ou melhor, um itinerário, que favorece o grande objetivo da catequese: “Para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10, 10). Todo encontro parte da VIDA para chegar a mais VIDA com novos compromissos e novas atitudes... O itinerário de um encontro, para muitos, é velho ou muito conhecido. Acontece, que existem muitos catequistas iniciantes e precisam estar seguros de como proceder ao realizar algum encontro. Vejamos agora, parte por parte da dinâmica metodológica de um encontro:

4 ACOLHIDA – VER - JULGAR CELEBRAR – AGIR - AVALIAR

5 Acolhida: é a sala de visita do encontro.
Anterior: Preparar e vivenciar com antecedência o encontro; Conhecer o catequizando e sua família; Conversas informais; No dia: Chegar antes que os catequizandos; Arrumar o ambiente; Interessar-se e dar atenção a todos;

6 VER – Partindo da vida Partir do chão em que vivemos. Preparar o terreno para depois semear a Palavra. Pode ser realizada através de histórias, figuras, dinâmicas, datas especiais

7 Iluminar a vida com a Palavra
A partir da vida apresentamos a Palavra de Deus. Leitura da Palavra. É hora de fazer a ligação profunda entre fé e vida.

8

9

10 Encontro pessoal com Deus Oração
A primeira resposta à Palavra é dada através de uma oração Silenciosa e pessoal. Ajuda em alguns momentos uma música só orquestrada, orientar a posição do corpo, silêncio externo.

11 Mensagem do dia A mensagem do dia deve ser resumida numa frase curta, que deverá ser escrita numa faixa. -ler com os olhos -ler em voz alta um de cada vez -escrever no caderno. -ler o que escreveu

12 Agir – praticando a Palavra
A Palavra de Deus gera mudança, no meu agir. Pessoal Catequista procura, através do diálogo ajudar o catequizando a descobrir em cada encontro um gesto de mudança de vida. Missionário Despertar nos catequizandos o desejo de anunciar esta mensagem de Jesus aos outros.

13 RECORDAR Propor atividades que ajudem a memorizar, guardar o que foi refletido. Usar de criatividade.

14 Celebrar a Fé e a Vida. É No encontro: concluir o encontro com uma celebração: símbolos, gestos, cantos Na Comunidade: incentivar a participação na missa.


Carregar ppt "O princípio da interação: “Fé-Vida”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google