A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE..."— Transcrição da apresentação:

1 UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...
Apostar na Catequese Paroquial

2 Pastores... Catequistas... Famílias... Todos temos uma responsabilidade comum que é educar o catequizando na fé, a cada membro são atribuidas responsabilidades pastorais diferentes...

3 ORGANIZAÇÃO PAROQUIAL
A Coordenação...

4 Renovação A Coordenação Actualizar-se... Formação permanente...
Mudança de mentalidade... Abrir novos horizontes... Renovação

5 A catequese não pode ser improvisação Criar um clima humano - afectivo
A Coordenação Desafios A catequese não pode ser improvisação Criar um clima humano - afectivo Organizar Pensar Actualizar Buscar novos rumos Animar os catequistas

6 Esta missão requer um trabalho de grupo
A Coordenação A coordenação tem por finalidades: Criar relações Facilitar a participação Desenvolver a sociabilidade Levar à cooperação Tornar eficaz o conjunto da caminhada catequética Esta missão requer um trabalho de grupo

7 Organização na Catequese
A organização na catequese supõe vários níveis de actuação. Passa pela necessidade de pequenas acções que ajudem a estruturar todo o trabalho.

8 Organização na Catequese
“A coordenação da catequese é uma tarefa importante no âmbito de uma Igreja particular. Ela pode ser considerada: No interior da própria catequese, entre as suas diversas formas, dirigidas às diferentes idades e ambientes sociais; Com referência aos laços que a catequese mantém com as outras formas do ministério da Palavra e com outras acções evangelizadoras.

9 Organização na Catequese
A coordenação da catequese não é um facto meramente estratégico mas possui uma dimensão teológica de fundo. “A acção evangelizadora da Igreja deve ser bem coordenada porque ela visa à unidade da fé, a qual, por sua vez, sustenta todas as acções da Igreja.”

10 Organização na Catequese
A coordenação tem em vista a realização do projecto de Deus, o serviço de Deus, feito na alegria, simplicidade, humildade e entusiasmo. “A organização da pastoral catequética tem como ponto de referência o Bispo da Diocese.”

11 O Exemplo de Jesus A coordenação reveste-se de uma espiritualidade e de uma missão. Coordenar é integrar, animar, avaliar, celebrar, incentivar a caminhada da catequese. A coordenação é o serviço que mantém viva a caminhada da catequese em sintonia com as opções diocesanas, paroquiais e segundo as exigências de uma catequese renovada. O coordenador encontra o seu modelo, a sua inspiração e a fonte de graça para exercer o seu serviço da pessoa de Jesus.

12 Jesus Cristo assumiu a sua missão... Fez-se cercar do grupo dos doze.
O Exemplo de Jesus Jesus Cristo assumiu a sua missão... Fez-se cercar do grupo dos doze.

13 É a Pessoa de Jesus Cristo que está no centro da Catequese...
A equipa coordenadora Coloca os seus alicerces n’Ele...

14 A equipa coordenadora deve atingir três processos
Animação Comunhão Fraterna Mobilização

15 A equipa coordenadora deve atingir três processos
Animação A equipa deverá criar condições para que todos participem no trabalho com os seus esforços e conquistas. Animar significa “gerar vida”. Entusiasmo significa “cheio de Deus”. Estas duas características são imprescindíveis numa equipa, para uma busca do melhor para a comunidade cristã.

16 A equipa coordenadora deve atingir três processos
Comunhão Fraterna Devemos incentivar o bom nível de relacionamento interpessoal no grupo de catequistas. A experiência de comunhão torna-se sinal de conversão e caridade dentro da comunidade. Conviver com a diferença dos outros só traz enriquecimento quando é partilhada de maneira construtiva e numa visão de fé.

17 A equipa coordenadora deve atingir três processos
Mobilização Promover a união entre todos, apesar das diferenças pessoais de cada um.

18 A Coordenação A coordenação é o serviço que suscita e integra através de acções concretas as forças vivas da catequese: pároco, catequistas, pais, catequizandos e os outros serviços pastorais Este serviço deve ser exercido com alegria, como fonte de espiritualidade, como um serviço em prol do Reino: animando, actualizando-se, estando em sintonia com as orientações diocesanas.

19 A Equipa Coordenadora

20 Funções dos Membros da Equipa coordenadora
Pároco Responsável por toda a actividade catequética da sua paróquia, zelando pelo cumprimento de todas as actividades programadas.

21 COORDENADOR O coordenador é um Catequista eleito pelos outros catequistas ou pelo Pároco. - Tem por missão: - Animar os Catequistas - Abrir novos horizontes - Actualizar-se continuamente - Criar clima de acolhimento, partilha e confiança entre todos os membros. - Estar atento ao cumprimento do programa, à assuidade e pontualidade dos catequistas e catequizandos. -Incentivar as reuniões de pais com os catequistas.

22 Funções dos Membros da Equipa coordenadora
Secretário Coordenar e executar o processo burocrático da catequese. Programar e coordenar as reuniões de catequistas. Registar em acta os temas tratados nas reuniões. Coordenar os registos de assiduidade e transição dos catequizandos e as fichas individuais dos catequistas. Elaborar um relatório da tesouraria. Comunicar a todos os catequistas as informações recebidas. Manter um quadro de avisos com informações úteis para a catequese.

23 Responsável Infância / Adolescência
Funções dos Membros da Equipa coordenadora Responsável Infância / Adolescência Acompanha a preparação das catequeses com os restantes catequistas. Agenda as reuniões de catequistas e de pais, das quais apresenta relatórios à equipa. Programa e prepara as Festas de Catequese com as respectivas catequistas. Centraliza as situações problemáticas dos catequizandos, famílias ou catequistas resolvendo-as ou apresentando-as à equipa ou pároco. Participa nas acções de formação.

24 Funções dos Membros da Equipa coordenadora
Casal de Pais Nomeado pelo pároco ou sugerido pelos catequistas. São colaboradores dos catequistas podendo mesmo participar nas reuniões de catequistas e estabelecem uma ponte com os outros pais.

25 O Coordenador de Catecismo
Funções dos Membros da Equipa coordenadora O Coordenador de Catecismo Fazer chegar aos catequistas do seu catecismo TODOS os avisos e convocatórias. Transmitir à equipa coordenadora informações e/ou problemas surgidos no seu catecismo ou sugestões das catequistas. Realizar reuniões periódicas com os Catequistas do seu catecismo, para orientação conjunta de trabalho. Dinamizar e preparar, com os catequistas do seu catecismo, as respectivas celebrações e actividades ao longo do ano. Verificar se, no seu catecismo, há catequistas sem curso. Caso haja motivá-los a participar neles.

26 O Coordenador de Catecismo
Funções dos Membros da Equipa coordenadora O Coordenador de Catecismo Programar com os catequistas do seu catecismo as reuniões de pais e estar presente nelas. Substituir ou designar substituto, quando necessário, a qualquer dos catequistas do seu catecismo. Participar nas reuniões da equipa coordenadora. O Coordenador de catecismo é o elo de ligação dos catequistas

27 Regulamento da Catequese
A Catequese da Infância e da Adolescência é uma acção comunitária que engloba o compromisso de todos: pais, catequistas, comunidade cristã e o pároco.

28 NOVOS CATECISMOS Esteticamente mais atractivos. Mais evangelizadores. Mais iniciadores. Mais inculturados Mais testemunhais Mais pedagógicos Mais paroquiais


Carregar ppt "UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google