A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia da Infância e adolescência Missionária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia da Infância e adolescência Missionária"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Infância e adolescência Missionária

2 Os encontros de Grupo Jesus reunia os Apóstolos para conviver com eles, rezar, testemunhar o amor do Pai para com os pequenos e excluídos, assim as crianças da IAM se reúnem para:

3 Conviver Partilhar Escutar Servir Rezar Estudar

4 Plano de Formação

5 Objetivo: Ajudar as crianças e os adolescentes a se tornar verdadeiros
missionários.

6 Tema Gerador Realidade Missionária Espiritualidade Missionária
Compromisso Missionário Vida de Grupo

7 DESCOBRIR HISTORIA DO HOMEM QUE QUERIA SER O BOM SAMARITANO

8 Realidade Missionária:
1o Semana É o estudo da realidade missionária escolhida no encontro anterior. Momento de aprendizagem, partilha e síntese da pesquisa feita em casa.

9 Realidade Missionária:
1o Semana Procurar conhecer as diferentes realidades do mundo. Ligar a realidade local com a universal.

10 ENTRAR NO CORAÇÃO

11 Espiritualidade Missionária:
2o Semana É o esforço de fazer experiência de oração a luz do que se aprendeu na realidade missionária. Garantir que seja experiência de oração, não discussão ou conversa ou dinâmicas. Procuram ligar a realidade estudada com a Palavra de Deus (leitura orante, deserto, silencio, encontro com a Eucaristia, terço missionário)

12 Espiritualidade Missionária:
2o Semana Aprender a sentir como Jesus sentia. Interiorizar a mensagem estudada por meio de uma experiência de oração.

13 COMPROMETER-SE

14 Compromisso Missionário:
3o Semana Ações concretas, dentro da possibilidades do grupo, que alcancem os missionários que trabalham além fronteiras (conhecer projetos de evangelização e desenvolvimento alem fronteiras, e ajudar financeiramente. Manter um contato com os missionários através de cartas, ...) Os adolescentes e os assessores colocam em prática o que aprenderam nos encontros anteriores, não ficam presos nos muros da sala do encontro mas saem.

15 Compromisso Missionário:
3o Semana O grupo não recusa os apelos que chegam da realidade local sem esquecer o além fronteiras. Cada membro do grupo pensa como envolver outras pessoas na caminhada

16 Compromisso Missionário:
As atividades concretas pára financiar os projetos além fronteiras podem ser: Venda de comidas, rifa, bingos, arraial missionário, pedido de doações, ... .

17 CONTEMPLAR

18 Vida de Grupo: 4o Semana Encontro aberto a todos.
Estreitar os laços de amizade entre os membros do grupos.

19 Vida de Grupo: 4o Semana Escolha do tema e programação dos encontros seguintes. Pode-se realizar diversos tipos de confraternizações, passeios, festas familiares, jogos, concursos, celebrações dos aniversários, festas litúrgicas, etc..

20 Adolescência Missionária “Adolescente Evangelizando Adolescente”

21 ... A historia começa A hora de grupo a primeira das outras 163 horas da semana. O compromisso não termina; Adolescência missionária estilo de vida

22

23 Roteiro do encontro AM Hoje queremos ... Providencias
Abertura: acolhida, estou ligado, fiz a minha parte Atividade do dia Tarefas Cofrinho Oração Despedida

24 Roteiro do encontro Acolhida Momento de oração
Troca de noticias fatos da semana Relato dos compromissos Estudo do tema do dia. Escolha e divisão das tarefas Cooperação material (cofrinho) Despedida

25 Os responsáveis Responsável para coordenar o grupo é uma criança caso se trate de grupos de crianças (7-11) Ou um adolescente caso seja um grupos de adolescentes (11-14) O assessor ajuda na preparação do encontro e monitora o andamento do encontro O assessor pode ajudar no começo o coordenador depois deixara tudo na sua mão

26 Diferenças entre coordenador e assessor
.... Idade Conhecimento Responsabilidade (assessor: elo com a paróquia e garante do carisma)

27 Compromisso semanal Rezar para os missionári@s
Renunciar a alguma coisa de meu (picolés, chicletes, bombons, batatinhas, vídeo games, ect), para ajudar outras crianças em outro continente. Além de um compromisso especifico para cada encontro.

28 DIFERENÇAS COM A CATEQUESE
Desenvolve uma área especifica seria a missão além fronteiras. Não esta ligada a preparação dos sacramentos. Os atores da formação são o mesmos adolescentes ou crianças. Os adultos tem um papel de suporte, monitoram.

29 DIFERENÇAS COM A CATEQUESE
Visa a um compromisso concreto de solidariedade. Infância ou adolescência missionária não substitui a catequese, integra a catequese. Grupos da perseverança. Grupos de agregação em um momento particular da vida, a adolescência.

30 Para não esquecer Os gestos concretos (fatos), juntos com as explicações (palavras). Para mudar o estilo de vida. Ampliar os horizontes: à família humana. Incentivar uma atitude cristã missionária, de uma Igreja de batizados a uma Igreja de missionários. Entrosar em um serviço eclesial os adolescentes e crianças.


Carregar ppt "Metodologia da Infância e adolescência Missionária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google