A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conselhos Missionários

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conselhos Missionários"— Transcrição da apresentação:

1 Conselhos Missionários
São organismos presentes nos vários âmbitos da Igreja: Paroquial - Comipa Diocesano - Comidi Regional - Comire Nacional - Comina

2 Conselho Missionário Diocesano
C O M I D I Conselho Missionário Diocesano É “instrumento e espaço” privilegiado do compromisso missionário. Como instrumento, ajuda a Igreja local a viver a dimensão missionária de seu Batismo, sua vocação missionária. Como espaço é chamado a experimentar em si mesmo essa realidade e depois testemunhá-la.

3 Finalidade do COMIDI ANIMAR MISSIONARIAMENTE A DIOCESE:
INFORMAR a situação missionária da Igreja; FORMAR agentes missionários; ARTICULAR a dimensão missionária da Igreja local; ORGANIZAR a ação e promover a cooperação missionária na Diocese; COOPERAR com as necessidades da Igreja no mundo inteiro.

4 Para isso: Estabelece prioridades e linhas de ação;
Torna conhecidos os projetos Igrejas Irmãs, o Projeto Norte 1 - Sul 1 e projetos missionários além fronteiras; Faz com que a dimensão missionária perpasse todos os grupos na diocese. A dimensão missionária não é uma pastoral a mais. Sua transversalidade dá novo vigor.

5 E ainda: Enriquece a espiritualidade missionária que motiva à fraternidade universal, ao respeito às culturas, ao amor à ecologia, ao diálogo ecumênico e inter-religioso; Mantém viva a missionariedade em cada batizado; Desperta a dimensão profética da missão.

6 São membros do Comidi: Estrutura do COMIDI
- Bispo diocesano - Coordenador (a) escolhido pelo bispo - Secretário (a) - Tesoureiro (a) Assessor: padre, religioso (a) designado pelo bispo Representante dos Comipas Representante de outras pastorais Representante de Congregações missionárias.

7 Divulgar iniciativas missionárias na diocese
Tarefas do Comidi Favorecer a formação dos Comipas Divulgar iniciativas missionárias na diocese Promover formação missionária Informar sobre a situação missionária no mundo ; Buscar novos caminhos de presença missionária;

8 Tarefas do Comidi diocesanos além-fronteiras;
Manter contato com os missionários diocesanos além-fronteiras; Acolher os carismas missionários presentes; Fazer com que dimensão missionária norteie todos os grupos diocesanos; Colaborar com todas as forças missionárias; Animar a Campanha Missionária

9 Tarefas do Comidi Ir ao encontro dos segmentos da sociedade carentes do anúncio da Palavra; Divulgar a imprensa missionária; Promover a oração missionária Implantar a Infância Missionária e a Juventude Missionária em parceria com as POM - Pontifícias Obras Missionárias.

10 É a memória e o animador da consciência missionária na paróquia
COMIPA Conselho Missionário Paroquial É a memória e o animador da consciência missionária na paróquia

11 - A finalidade do Comipa é idêntica à do Comidi: animar, informar, formar, articular, organizar a ação e a cooperação missionária na paróquia. - É formado por uma equipe que faz parte da comunidade paroquial e recebe do Espírito Santo uma particular sensibilidade pela dimensão missionária da Igreja. - Esta equipe se propõe a ajudar todos os grupos, pastorais, movimentos e serviços da paróquia a despertar e manter viva a consciência missionária. - Os membros do Comipa fazem parte de várias grupos presentes na paróquia. - O Coordenador do Comipa é membro do Conselho paroquial.

12 - Em colaboração com todas as pastorais e em comunhão com o pároco, o COMIPA tem o objetivo de animar missionariamente a paróquia, em sintonia com as orientações do COMIDI. - O Responsável direto pelo COMIPA é o Pároco. É fundamental que o COMIPA tenha uma proposta de trabalho que perpasse todos os setores da paróquia. Nesse sentido o COMIPA não é “uma pastoral” a mais. A dimensão universal da missão deve iluminar toda a ação e reflexão da Igreja local, abrindo-a para uma dimensão universal. ESTRUTURA DO COMIPA - Pároco - Coordenador(a) - Secretário (a) - Tesoureiro(a) - Outros membros que o grupo achar que deve participar


Carregar ppt "Conselhos Missionários"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google