A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pastoral da Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pastoral da Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Pastoral da Comunicação
Como iniciar a Pascom Formação de agentes da Pastoral da Comunicação

2 (Igreja e comunicação rumo ao Novo Milênio - Estudos da CNBB 75)
A Pascom é: “a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais”. (Igreja e comunicação rumo ao Novo Milênio - Estudos da CNBB 75)

3 E como organizar a Pascom?
É preciso se estruturar da seguinte forma: - Montar uma equipe Fazer um planejamento pastoral Estar atento aos eventos Buscar formação

4 Montar uma equipe que tenha:
Amor a Deus e a Igreja; Desejo de fazer pastoral; Vida de fé, com participação sacramental ativa na Igreja; Boa relação com o pároco; Um coordenador escolhido e/ou aceito pelo pároco e demais membros; Boa relação e trabalho conjunto com as outras pastorais e também equipes do decanato e da diocese; Se possível, conhecimento ou formação técnica.

5 Fazer um planejamento pastoral:
Marcar uma reunião para implantação da Pascom / se possível entrar em contato com a equipe diocesana; Estipular o trabalho e as metas; Ter reuniões pré-agendadas (mensalmente) para avaliação do trabalho; Ter acesso ao calendário paroquial, do decanato e diocesano; Fazer uma pauta e segui-la; Ter comprometimento com as datas e pontualidade nos horários.

6 Planejamento – trabalho e metas:
*Primeiro é preciso analisar a realidade para saber quais estruturas já possui e o que pode melhorar. *Em seguida, é possível traçar um planejamento respondendo às seguintes perguntas: O que fazer? Quando? Para quê? Onde? Como? Com que recursos? Com quem?

7 Planejamento – trabalho e metas:
*O objetivo geral da Pascom é ajudar a paróquia a se comunicar com e por todos os meios de comunicação: mural, jornal, fotos, rádio, TV, internet. *Mas na minha paróquia não temos todos esses meios. O que podemos fazer?

8 Planejamento – trabalho e metas:
Ao fazer a análise da realidade no começo do planejamento, a equipe deve verificar de quais meios de comunicação a paróquia dispõe. Nesse processo, é possível estabelecer quais as prioridades de ação. Pode-se começar arrumando o mural, trabalhando com fotos e, aos poucos, desenvolvendo projetos para outros meios. Vale lembrar que com as novas tecnologias de comunicação e a Internet, é possível trabalhar desde o texto escrito e as fotos até os áudios e vídeos.

9 Atenção aos eventos: Fique de olho da agenda da paróquia, do decanato e da diocese; Programe os próximos eventos para fazer a cobertura; Fazer uma escala de qual agente ficará responsável por qual evento; Preparar os equipamentos antes dos eventos e chegar com antecedência; Buscar informações sobre os detalhes dos eventos: programação, momentos especiais, discursos etc.; Fazer a divulgação do material recolhido e produzido nos meios de comunicação que dispõe – atenção a data para não demorar muito; Enviar para: (Diocese )

10 Técnica, pessoal e espiritual
Buscar formação: Técnica, pessoal e espiritual Estar disponível a participar dos eventos e encontros da Pascom – ex.: Muticom; Promover encontros com os agentes paroquiais; Realizar formações com outras pastorais; Procurar livros, artigos, vídeos, que possam colaborar nessa formação – sugestão: Blog da Pascom (


Carregar ppt "Pastoral da Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google