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Manual da Pastoral da Comunicação Elaborado pelo Pe. Benedito Spinosa para a CNBB.

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1 Manual da Pastoral da Comunicação Elaborado pelo Pe. Benedito Spinosa para a CNBB

2 A primeira dimensão é a busca de "integração" em favor da Pastoral de Conjunto na Igreja; a segunda, é a construção de uma relação "missionária" da Igreja com o mundo. A Igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que, pela comunicação, querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna. A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade.

3 PERFIL DO COMUNICADOR "O comunicador cristão, seja ele uma liderança religiosa, um Agente da Pastoral da Comunicação, um profissional da área ou um animador da comunicação no espaço educativo, deve apresentar um perfil psicopastoral em que se destaque:Uma reconhecida capacidade de se relacionar, o que significa capacidade de manter institucionalmente o diálogo com as várias tendências presentes na comunidade e diocese, assim como capacidade de cultivar uma tolerância responsável.

4 1. ESPONTANEAMENTE PLANEJADO A informação sobre a realidade, verdadeira ou não, chega através dos Meios de Comunicação Social e, para muitos, é só isso que vale. Os processos de comunicação estão se tornando cada vez mais complexos em todos os momentos da vida do homem e da mulher: na família, no trabalho, na educação, na sociedade, no lazer, na cidadania, etc. O povo de Deus quer participar da renovação dos processos de comunicação a partir do amor-serviço proposto por Cristo.

5 1.1 Planejamento da comunicação da e na Igreja A outra dimensão da Pastoral da Comunicação aponta para a relação da Igreja com todos os diversos segmentos da sociedade e os diferentes meios de comunicação. Nessa relação, a Igreja se utiliza de todos os instrumentos possíveis para cumprir sua missão. Não se deve, contudo, reduzir a Pastoral da comunicação exclusivamente ao uso dos instrumentos ou recursos da comunicação, como os meios impressos ou audiovisuais, sem a devida reflexão sobre o papel desses instrumentos no processo de comunicação da comunidade eclesial.

6 1.2 Natureza e abrangência do planejamento da Pastoral da Comunicação Planejamento integrado é todo aquele que tem como referencial os diversos planos pastorais e se coloca a serviço deles. Sendo assim, deve preocupar-se, também, com a abrangência geográfica ou territorial das ações previstas, considerando as áreas para as quais se planeja: todo o país, uma diocese, uma comunidade, uma instituição.

7 Todo o planejamento deve situar-se em relação à instituição que o promove, ao contexto socio- cultural-político-econômico em que se situa, às necessidades e públicos que pretendem atender e às grandes metas estabelecidas para o conjunto de ação pastoral. Sendo assim, o planejamento integrado e estratégico deve preocupar-se, também, coma abrangência geográfica ou territorial das ações previstas, considerando as áreas para as quais se planeja: todo o país, uma diocese, uma comunidade, uma instituição.

8 1.3 Fases do planejamento da Pastoral da Comunicação Um planejamento integrado, participativo, estratégico e aberto à avaliação deve levar em conta minimamente as seguintes fases: Estabelecimento das referências e dos critérios gerais; Identificação das necessidades, problemas e prioridades;

9 Definição das grandes metas, que levam a planos, programas e projetos; Levantamento das ações a serem desenvolvidas nos vários planos, programas ou projetos; Identificação dos responsáveis pela implementação das ações previstas; Levantamento dos recursos necessários; Fixação de cronogramas e dos processos de avaliação. As dioceses, paróquias e comunidades devem criar suas próprias metodologias de planejamento.

10 2. EXEMPLOS OU LIÇÕES, NUNCA MODELOS Apresentamos, agora, uma série de atividades que estão sendo desenvolvidas em várias comunidades por Equipes de Pastoral da Comunicação. Podem ser exemplos estimulantes ou lições para se fazer melhor; só não é uma lista de modelos a serem seguidos pois, como já foi apresentado, o primeiro passo é planejar a partir da realidade na qual a Equipe está inserida.

11 2.1 Projetos para oferecer ocasião de diálogo dentro da comunidade A Equipe de Comunicação pode desenvolver uma série de projetos com o objetivo de favorecer o diálogo entre as pessoas que frequentam a comunidade e entre os vários grupos que formam a comunidade. Estes projetos podem ser desenvolvidos através de: pesquisas, entrevistas, debates em grupos ou outros. Garantir o protagonismo de todos é uma das missões da Equipe de Comunicação.

12 2.2 Cursos de formação de agentes da Pastoral Todos os agentes da Pastoral da comunidade fazem comunicação e, por isso, podem ser convidados a refletir sobre a própria prática. Ex.: como usam o vídeo na catequese?; como são as palestras do curso de noivos?; como são os folhetos da pastoral da saúde?; etc. A Equipe de Comunicação pode se oferecer para refletir em conjunto sobre como a comunicação acontece em cada pastoral, tendo sempre presente que todos aprendemos juntos, e sempre haverá passos a serem dados para que ocorra uma comunicação melhor.

13 2.3 Programação visual dos ambientes da comunidade A Equipe de Comunicação, em parceria com a Equipe Litúrgica, com a Pastoral da Acolhida, da Catequese e outros, pode desenvolver um trabalho relacionado com a arrumação da igreja, do salão paroquial e da secretaria, tendo como objetivo, torná-los mais acolhedores e sendo sinais que explicitem a mensagem da própria comunidade a todos os que a visitam. Este projeto pode incluir: elementos de decoração, construção de ambientes apropriados para atendimento, produção artística de cartazes e "banners", etc. A Equipe pode ajudar a comunidade a ser mais acolhedora, primeiro passo para realizar a comunicação.

14 2.4 Programação visual dos ambientes da comunidade A Equipe de Comunicação, em parceria com a Equipe Litúrgica, com a Pastoral da Acolhida, da Catequese e outros, pode Promover a acolhida nas secretarias paroquiais Um momento importante de comunicação da comunidade acontece na recepção que a secretária plantonista oferece às pessoas que procuram o atendimento para sacramentos, documentos e informações. A Equipe de Comunicação pode ajudar a melhorar este serviço cuidando do ambiente físico, treinando as pessoas atendentes, produzindo folhetos informativos, etc. A comunicação interpessoal, importante, a qualquer instituição, é vital para a Igreja.

15 2.6 Boletim interno da Comunidade Com o objetivo de integrar os vários seguimentos vivos que compõem a rede da comunidade, o "Boletim" divulga notícias, comemorações, necessidades e atividades de cada movimento, pastoral ou comunidade de base. É um veículo da vida interna da comunidade. Deve procurar dar voz a todos os que a constroem e não só aos coordenadores, e muito menos só aos membros da Equipe de Comunicação.

16 2.7 Jornal da Comunidade É um jornal com características missionárias, escrito para quem é participante da comunidade, porém, não pertence ao grupo dos que estão comprometidos com sua estrutura. Tem um estilo aberto, dialoga com a sociedade e trata de assuntos de interesses mais gerais. É um convite a participar mais inteiramente da comunidade. Sua distribuição procura atingir as pessoas que freqüentam e as pessoas que podem vir a freqüentar a comunidade. Não é centrado na estrutura da Igreja; é centrado no leitor.

17 2.8 Manter atualizado o Jornal Mural Em muitas comunidades, uma forma eficiente de comunicação é o Jornal Mural. Com letras grandes e textos concisos, o Jornal Mural tem a função de motivar e informar a Comunidade. Com atenção e bom gosta, pode-se fazer um Mural eficiente que não seja só um amontoado de cartazes e avisos. A Equipe de Comunicação pode assumir o compromisso de colher o material da comunidade e expô-lo devidamente.

18 2.9 Folhetos de evangelização/catequese A equipe de comunicação, em parceria com os grupos responsáveis pela catequese, prepara pequenos folhetos para serem distribuídos em ocasiões especiais ou para grupos determinados. Os folhetos tratam de um único tema com o objetivo de conscientizar, informar ou animar, e pode ser sobre: a vida do Santo padroeiro, com oração para ser distribuída na época da festa; o momento do ano litúrgico e suas características; a celebração do sacramento para os noivos ou crismandos.

19 2.10 Capacitar e organizar as pessoas que fazem o registro em vídeo e foto das celebrações O desejo de guardar uma recordação da celebração da Primeira Eucaristia ou do casamento tem atraído, cada vez mais, pessoas para estes serviços contratados pelas famílias. A Equipe de Comunicação pode ajudar a organizar esta atividade, orientando sobre quais os pontos mais importantes e prevenindo abusos. A parceria com estes profissionais pode ser um caminho para pequenas produções da comunidade com o objetivo, não só da lembrança de eventos, mas, também, de registro de experiências e trabalhos formativos da comunidade.

20 2.11 Organizar grupos de Leitura Crítica da Comunicação Os meios de comunicação de massa, com frequência, exercem sobre as pessoas uma força de sedução que pode diminuir-lhes a capacidade crítica. É uma experiência consagrada dentro de uma pastoral da Comunicação, o favorecimento da leitura crítica da comunicação, principalmente através de grupos. Pode ocorrer também o caso de um grupo que está estudando determinado tema queira analisar a partir da comunicação este mesmo tema Os temas de leitura crítica podem ser os mais variados: cinema, TV, rádio, disco, livro infantil, um filme, em vídeo, sobre família com os noivos, os telejornais com um grupo de pais, a última telenovela com as famílias, a canção de sucesso com um grupo de jovens, um filme sobre preconceito com um grupo de crianças da catequese, os vários jornais da cidade com um grupo de professores, as histórias em quadrinhos com um grupo de catequistas, cineclube para jovens, etc.

21 2.12 Divulgar vídeos para a formação e lazer O objetivo é favorecer a divulgação de bons filmes em vídeo para famílias e jovens. Algumas comunidades chegam a montar pequenas locadoras; porém o alto custo e a dificuldade em se manter uma ampla opção de escolha, torna este projeto viável somente em circunstâncias especiais. É possível, porém, a divulgação de listas de filmes recomendados, ou mesmo, em parceria com locadoras comerciais, se criar esquemas de promoção dos filmes recomendados.

22 2.13 Presença junto aos comunicadores profissionais Os profissionais da comunicação que militam na rádio, TV e jornais locais são os destinatários privilegiados da Equipe de Comunicação. É muito importante se fazer um convite explícito para que integrem a própria equipe. Dentre as grandes pautas de ação, nesta área, destaca-se o compromisso de favorecer aos meios de comunicação quando fazem a cobertura de temas e fatos da Igreja, lutar pela liberdade de informação e expressão em todos os níveis, etc. A Equipe de Comunicação pode se constituir numa confiável fonte de informações sobre os temas religiosos e Pastorais e uma referência segura para o jornalista que deseja entrar em contato com pessoas da Igreja. O Dia das Comunicações, celebrado no Domingo da Ascensão (08/05), é uma ocasião para valorizar os profissionais da comunicação..

23 2.14 Presença junto aos comunicadores profissionais Os profissionais da comunicação que militam na rádio, TV e jornais locais são os destinatários privilegiados da Equipe de Comunicação. É muito importante se fazer um convite explícito para que integrem a própria equipe. Dentre as grandes pautas de ação, nesta área, destaca-se o compromisso de favorecer aos meios de comunicação quando fazem a cobertura de temas e fatos da Igreja, lutar pela liberdade de informação e expressão em todos os níveis, etc. A Equipe de Comunicação pode se constituir numa confiável fonte de informações sobre os temas religiosos e Pastorais e uma referência segura para o jornalista que deseja entrar em contato com pessoas da Igreja. O Dia das Comunicações, celebrado no Domingo da Ascensão (08/05), é uma ocasião para valorizar os profissionais da comunicação..

24 2.15 Manter um programa de Rádio A Igreja pode manter vários estilos de programas radiofônicos. A Equipe de Comunicação pode ajudar a manter o caráter interativo destes programas, isto é, garantir a participação ativa de vários seguimentos da comunidade e dos ouvintes. Um dos caminhos será a formação de uma "rede de comunicadores populares" que apresentem a vida da comunidade e da Igreja local no programa. O valor do rádio como meio de comunicação popular de grande alcance vem se confirmando. É importante que a Equipe de Comunicação garanta a presença da Pastoral no rádio através de um programa ou de uma programação bem feita.

25 2.16 Manter uma coluna no jornal local A Equipe de Pastoral da Comunicação pode ajudar a comunidade a manter uma presença constante nos meios locais de comunicação. Os jornais, com freqüência abrem, esta possibilidade, sem grandes custos. A Equipe irá auxiliar para que esta presença mantenha uma linguagem adequada e a atitude de diálogo.

26 Gente que faz! As Equipes de Pastoral da Comunicação estão levando à frente dezenas e dezenas de projetos adaptados às necessidades e às condições de suas comunidades, paróquias e dioceses.


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