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PublicouRicardo Aires Tavares Alterado mais de 8 anos atrás
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Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
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Sumário Introdução O que é? Visão histórica Uma breve biografia Características gerais Concepções A educação sob um novo olhar Papeis Relação professor-aluno Processos de ensino e aprendizagem Avaliação da aprendizagem Marcas na atualidade
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Introdução “A educação é um ato de amor e, portanto, um ato de coragem. Não pode temer o debate, a analise da realidade; não pode fugir a discussão criadora, sob a pena ser uma farsa.” (Paulo Freire)
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O que é? A Progressista Libertadora é uma tendência pedagógica. Seu maior representante foi Paulo Regis Neves Freire, ou simplesmente Paulo Freire. Na metodologia de Freire o dialogo é a essência da questão, uma vez que sem ele nada seria possível
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Visão histórica
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Uma breve biografia Quem foi Paulo Freire?
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Características Os conteúdos são referentes com o viver do aluno Tem como preocupação de ensino a capacidade de atuação do aluno na sociedade É estritamente critica, sempre levando os alunos a pensarem sobre sua vida, e principalmente sobre a sociedade A transmissão de conhecimentos não é seu foco, mas relacionar o assunto com a experiência Conscientização política
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Concepções Homem Sociedade Educação
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A educação sob um novo olhar Sob a perspectiva de Freire a educação deve ser uma atividade social pedagógica extremamente critica, analisando todos os pontos das relações humanas, o homem em si e entre o homem e a natureza.
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Interação na pratica docente
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Papeis importantes Escola: Atuação não formal. Consciência da realidade para transformação social. Questionar a realidade. Professor: O professor é um orientador, um catalisador que realiza reflexões em comum com os alunos. Aluno: Teria que questionar o mundo em que vive, e sua realidade e mais que isso que interfira diretamente sobre ela.
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Relação professor-aluno Através da conversa pedagógica educacional é construída uma esfera de igualdade condicional entre professor e aluno, em que ambos são alvos da ação do conhecer. Consequência do enunciado Ausência de uma hierarquização na sala de aula O professor pode aprender com os alunos Ambos são sujeitos ao aprendizado O professor não é o ‘dono do saber’
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Processos de ensino e aprendizagem Estão extremamente vinculados a experiências que os alunos vivenciaram (vivenciam) no decorrer de sua vida. Agindo assim como agentes que despertam sua intenção e curiosidade para a resolução de questões que estão vinculadas ao seu dia a dia.
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Aplicabilidade dos conteúdos Os conteúdos escolares são secundários, sua utilização não tem objetivação central, apenas servem como orientador para as questões que serão discutidas.
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Avaliação da aprendizagem A avaliação é feita com base no desenvolvimento intelectual e social que o aluno adquire através da capacidade reflexiva em relação a um determinado tema*.
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Marcas na educação atual
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REFERENCIAS Livros LIBANÊO, José Carlos. “Democratização da escola publica” – A pedagogia critica – social dos conteúdos. 23 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009 GADOTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 1987 SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 17 ed. São Paulo: Cortez/ Autores associados, 1988; ver os capítulos Escola e democracia I e Escola e democracia II. Sites http://pensador.uol.com.br/autor/paulo_freire/biografia/ acessado no dia 22/06/15 as 16:40
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