A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções."— Transcrição da apresentação:

1 Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções

2 Sumário Introdução O que é? Visão histórica Uma breve biografia Características gerais Concepções A educação sob um novo olhar Papeis Relação professor-aluno Processos de ensino e aprendizagem Avaliação da aprendizagem Marcas na atualidade

3 Introdução “A educação é um ato de amor e, portanto, um ato de coragem. Não pode temer o debate, a analise da realidade; não pode fugir a discussão criadora, sob a pena ser uma farsa.” (Paulo Freire)

4 O que é? A Progressista Libertadora é uma tendência pedagógica. Seu maior representante foi Paulo Regis Neves Freire, ou simplesmente Paulo Freire. Na metodologia de Freire o dialogo é a essência da questão, uma vez que sem ele nada seria possível

5 Visão histórica

6 Uma breve biografia Quem foi Paulo Freire?

7 Características  Os conteúdos são referentes com o viver do aluno  Tem como preocupação de ensino a capacidade de atuação do aluno na sociedade  É estritamente critica, sempre levando os alunos a pensarem sobre sua vida, e principalmente sobre a sociedade  A transmissão de conhecimentos não é seu foco, mas relacionar o assunto com a experiência  Conscientização política

8 Concepções Homem Sociedade Educação

9 A educação sob um novo olhar Sob a perspectiva de Freire a educação deve ser uma atividade social pedagógica extremamente critica, analisando todos os pontos das relações humanas, o homem em si e entre o homem e a natureza.

10 Interação na pratica docente

11 Papeis importantes Escola: Atuação não formal. Consciência da realidade para transformação social. Questionar a realidade. Professor: O professor é um orientador, um catalisador que realiza reflexões em comum com os alunos. Aluno: Teria que questionar o mundo em que vive, e sua realidade e mais que isso que interfira diretamente sobre ela.

12 Relação professor-aluno Através da conversa pedagógica educacional é construída uma esfera de igualdade condicional entre professor e aluno, em que ambos são alvos da ação do conhecer. Consequência do enunciado Ausência de uma hierarquização na sala de aula O professor pode aprender com os alunos Ambos são sujeitos ao aprendizado O professor não é o ‘dono do saber’

13 Processos de ensino e aprendizagem Estão extremamente vinculados a experiências que os alunos vivenciaram (vivenciam) no decorrer de sua vida. Agindo assim como agentes que despertam sua intenção e curiosidade para a resolução de questões que estão vinculadas ao seu dia a dia.

14 Aplicabilidade dos conteúdos Os conteúdos escolares são secundários, sua utilização não tem objetivação central, apenas servem como orientador para as questões que serão discutidas.

15 Avaliação da aprendizagem A avaliação é feita com base no desenvolvimento intelectual e social que o aluno adquire através da capacidade reflexiva em relação a um determinado tema*.

16 Marcas na educação atual

17 REFERENCIAS Livros LIBANÊO, José Carlos. “Democratização da escola publica” – A pedagogia critica – social dos conteúdos. 23 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009 GADOTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 1987 SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 17 ed. São Paulo: Cortez/ Autores associados, 1988; ver os capítulos Escola e democracia I e Escola e democracia II. Sites http://pensador.uol.com.br/autor/paulo_freire/biografia/ acessado no dia 22/06/15 as 16:40


Carregar ppt "Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google