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TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS

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Apresentação em tema: "TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS"— Transcrição da apresentação:

1 TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Curso: Licenciatura PLENA em Física Disciplina: DIDÁTICA Professora: Giovana Gomes Albino TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS

2 SURGIMENTO E CARACTERÍSTICAS GERAIS
Surgiu em meados de 1970 Discussão de questões educacionais e escolares. Ganhou destaque entre estudiosos e professores das redes públicas de ensino e universidades brasileiras. Acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.

3 Parte da análise reflexiva e crítica do contexto sociocultural.
Apresenta uma crítica ao sistema de produção vigente na sociedade. Encontra resistência por parte da classe dominante. Busca uma síntese superadora de traços significativos da Pedagogia Tradicional e da Escola Nova.

4 TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Constitui-se como um movimento pedagógico interessado: Na educação popular; Na valorização da escola pública; Na valorização do professor; No ensino de qualidade para o povo. Propõe uma educação escolar crítica a serviço das transformações sociais e econômicas.

5 Prioriza o domínio dos conteúdos científicos, os métodos de estudo, habilidades e hábitos de raciocínio científico. Busca desenvolver a consciência crítica no homem tornando-o apto a transformar a sociedade e a si próprio.

6 SEUS REPRESENTANTES... Libâneo Saviani

7 O HOMEM E A SOCIEDADE O homem deve se tornar consciente de seus condicionantes histórico-sociais e, por meio da educação escolar, alcançar um nível de desenvolvimento que lhe permita uma transformação social. A sociedade é definida por um quadro político repressivo marcado por lutas sociais, algo que demanda ações educacionais para sua transformação.

8 A CULTURA DEFENDIDA... Somente com domínio do conhecimento que os homens poderão lutar por condições sociais mais igualitárias. Valorização dos conteúdos escolares. Todo e qualquer conhecimento deve estar relacionado com a realidade social.

9 É “uma atividade mediadora no seio da prática social global”.
Está a serviço da transformação das relações de produção. Permite que o aluno passe de uma experiência confusa e fragmentada (sincrética) para uma visão sintética, mais organizada e unificada.

10 Deve propor modelos de ensino voltados para a interação conteúdos-realidades sociais.
É o espaço social responsável pela apropriação do saber universal. Deve preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental (através dos conteúdos) para uma participação ativa na democratização da sociedade.

11 O PROFESSOR... O ALUNO... Direciona e conduz o processo de ensino.
Orienta e busca despertar necessidades no aluno. Disciplina os métodos de estudo. Exige esforço e propõe metodologias que mobilizem a participação ativa do aprendiz. É o mediador entre o aluno e o conhecimento. O ALUNO... É ativo no processo de aprendizagem. Participa na busca da verdade, ao confrontá-la com os conteúdos e modelos expressos pelo professor.

12 RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
O aluno é participante e o professor é o mediador entre este e o saber. A relação é interativa; ambos são sujeitos ativos. O diálogo aluno-adulto é desigual. Exclui a não-diretividade como forma de orientação do trabalho escolar.

13 OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
A aprendizagem ocorre no momento da síntese, quando o aluno ultrapassa sua visão parcial e confusa e adquire uma visão mais clara e unificadora. Aprender consiste na capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente. Admite o princípio da aprendizagem significativa. Apesar do papel ativo do aluno, o professor é o principal responsável pela condução desses processos.

14 O CONTEÚDO ESCOLAR É fator primordial na educação escolar. Base para a liberdade de pensamento, a formação da consciência crítica e as transformações social e econômica. Não deve ser imposto ao aluno, mas articulado de forma versátil e inteligível pelos educadores, permitindo sua reelaboração crítica. Deve partir das experiências concretas e realidades sociais dos alunos, valorizando o saber adquirido e fazendo-o evoluir. Não basta ser ensinado; é preciso que se ligue, de forma indissociável, a sua significação humana e social.

15 METODOLOGIA Os métodos se subordinam aos conteúdos, mas devem favorecer a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos e sua experiência vivida. “Vai-se da ação à compreensão e compreensão à ação, até a síntese, o que não é outra coisa senão a unidade entre a teoria e a prática”.

16 AVALIAÇÃO É fator primordial para acompanhar a aprendizagem do aluno.
Ocorre através dos mais distintos meios. Orienta as ações do professor e demonstra as necessidades do aluno.

17 NA ATUALIDADE... Permanece em pauta nas discussões docentes.
Influência importante nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Continua sendo defendida nos meios universitários. Dificuldades de efetivação devido aos problemas de formação e carga horária dos docentes, das condições das escolas...


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