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Curso: Licenciatura em Matemática Período: 2011.1 Docente: Edivaneide José Firmino Júnior, Neuziene Garcia, Olívia Sobreira,Patrícia Conrado.

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1 Curso: Licenciatura em Matemática Período: Docente: Edivaneide José Firmino Júnior, Neuziene Garcia, Olívia Sobreira,Patrícia Conrado.

2 As Tendências Pedagógicas Liberais tiveram seu início no século XIX, tendo recebido as influencias do ideário da Revolução Francesa (1789), de igualdade, liberdade, fraternidade, foi também, determinante do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista. Onde estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, o que se denominou como sociedade de classes. Sua preocupação básica e o cultivo dos interesses individuais e não sociais. Para esta tendência educacional, o saber já produzido (conteúdos de ensino) é muito mais importante que a experiência do sujeito e o processo pelo qual ele aprende, mantendo o instrumento de poder entre dominador e dominado.

3 A expressão liberal não significa avançado, democrático, como geralmente é usado. O princípio liberal surgiu como desculpa do sistema capitalista que, ao argumentar o prevalecimento da liberdade e interesses individuais da sociedade, institui um modo de organização social fundamentado na doutrina privada dos processo de produção, também sociedade de classes.

4 A pedagogia liberal defende a posição de que a função da escola é preparar o indivíduo no desempenho de papeis sociais de acordo com suas habilidades específicas, dessa forma precisa aprender a adaptar se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, embora haja uma divulgação da idéia de igualdade de oportunidades, não se considera a desigualdade de condições.

5 Neste caso é importante ao professor em formação e ao que já se encontra atuando, o conhecimento de tais tendências a fim de construir conscientemente a sua própria trajetória político- pedagógica. Somente a partir deste conhecimento, e de autoconhecimento é que poderá propor mudanças a fim de transformar fazeres e saberes, problematizando-os, inserindo- os no cotidiano e na própria expressão do educador. Na verdade, conhecendo a teoria que sustenta a sua prática, o educador pode desejar e fazer a sua transformação em direção a conscientização e à conseqüente liberação de condicionantes sociais, tornando o processo ensino aprendizagem algo realmente significativo tanto para o educador como para o educando.

6 As tendências pedagógicas têm basicamente sua origem em movimentos sociais, filosóficos e antropológicos em determinados momentos da história humana, terminam assim por influenciar as práticas pedagógicas associadas às expectativas da sociedade.

7 Tendência Liberal Renovada trata de um novo pensamento pedagógico internacional, que inspirado em John Dewey, veio revolucionar o tradicionalismo na educação brasileira, sofrendo esta, baseada em Augusto Comte inspiração positivista. Para essa tendência o papel da escola é o de atender as diferenças individuais, as necessidades e interesses dos alunos, enfatizando os processos mentais e habilidades cognitivas necessárias a adaptação do homem ao meio social. Sendo o aluno o centro e sujeito do conhecimento.

8 Segundo Libâneo (1994), esta tendência em nosso país segue duas versões distintas: A Renovada Progressivista Tendência Renovada não-Diretiva

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10 Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

11 Segundo essa perspectiva teórica de Libâneo, a tendência liberal renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.

12 A escola deve imitar a vida. O ambiente é apenas um meio estimulador. Só é retido aquilo que se incorpora à atividade do aluno, através da descoberta pessoal. É a tomada de consciência, segundo Piaget.

13 Papel da Escola: Ordenar as necessidades individuais do meio social. Experiências que devem satisfazer os interesses do aluno e as exigências sociais. Interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente. Conteúdos: Conteúdos estabelecidos em função de experiência vivificada. Processos mentais e habilidades cognitivas. Aprender a aprender. Métodos: Aprender fazendo. Trabalho em grupo. Método ativo: a) situação, experiência; b) desafiante, soluções provisórias; soluções à prova. Professor x Aluno: Professor sem lugar privilegiado. Auxiliados. Disciplina como tomada de consciência. Indispensável bom relacionamento entre professor e aluno.

14 Pressupostos: Estimulação da situação problema. Aprender é uma atividade de descoberta. Retido o que é descoberto pelo aluno. Prática Escolar: Aplicação reduzida. Choque com a prática - pedagogia.

15 Acentua-se, nessa tendência, o papel da escola na formação de atitudes. A escola deve se preocupar mais com os problemas psicológicos do que pedagógicos ou sociais. Deve haver uma adequação pessoal do individuo as solicitações do ambiente. Aprender é modificar suas próprias percepções. Trata-se de um ensino centrado no aluno, sendo o professor apenas um facilitador. A retenção se dá pela relevância do aprendido em relação ao eu, o que torna a avaliação escolar sem sentido, privilegiando-se a auto avaliação

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17 Papel da Escola: Formação de atitudes. Preocupações com problemas psicológicos. Clima favorável à mudança do indivíduo. Boa educação, boa terapia (Rogers) Conteúdos: Esta tendência põe nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação se torna secundária a transmissão de conteúdos. Método: O esforço do professor é praticamente dobrado para facilitar a aprendizagem do aluno. Boa relação entre professor e aluno.

18 Professor x Aluno: A pedagogia não-diretiva propõe uma educação centrada. O professor é um especialista em relações humanas, toda a intervenção é ameaçadora. Pressupostos: A motivação resulta do desejo de adequação pessoal da auto realização, aprender, portanto, é modificar suas próprias percepções, daí se aprende o que estiver significamente relacionados. Prática Escolar: As ideias do psicólogo C. Rogers é influenciar o número expressivo de educadores, professores, orientadores, psicólogos escolares.


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