A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa. O QUE É FILOSOFIA PHILO: AMIZADE / AMOR / DESEJO SOPHIA: SABEDORIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa. O QUE É FILOSOFIA PHILO: AMIZADE / AMOR / DESEJO SOPHIA: SABEDORIA."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa

2 O QUE É FILOSOFIA PHILO: AMIZADE / AMOR / DESEJO SOPHIA: SABEDORIA

3 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Pensar a educação... Refletir sobre a realidade educacional vigente... Diagnosticar os movimentos históricos da educação...

4 (1) O QUE É ? (2) POR QUE É ? (3) COMO É ? INTERROGAÇÕES FILOSÓFICAS (1) O QUE É ? (2) POR QUE É ? (3) COMO É ?

5 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

6 Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade? Existem três grupos de entendimento do sentido da educação na sociedade: 1.Educação como redenção da sociedade; 2.Educação como reprodução sociedade; 3.Educação como transformação da sociedade. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

7 REDENÇÃO REFORÇANDO LAÇOS SOCIAIS ACRÍTICA (NÃO CRÍTICA) E OTIMISTA COMENIUS

8 REPRODUÇÃO CONDICIONANTES ECONÔMICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS CRÍTICA E PESSIMISTA ALTHUSSER OBS: BOURDIEU E PASSERON / BAUDELOT E ESTABLET (CITADOS POR SAVIANI)

9 TRANSFORMAÇÃO DEMOCRATIZAÇÃO CRÍTICA, ATIVA, REFLEXIVA E OTIMISTA NÃO CITA REPRESENTANTE

10 TENDÊNCIAS LIBERAIS A doutrina liberal apareceu como justificação do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada sociedade de classe=manifestação própria desses tipo de sociedade.

11 Tendências Pedagógicas Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemPensadores Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual e moral dos alunos São verdades absolutas. Exposição e demonstração por meios de modelos. Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. Receptiva e mecânica. Comenius Herbart Tendência Liberal Renovadora Progressiva. ESCOLA NOVA Adequar as necessidades individuais ao meio social. Parte das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas. Solução de problemas. O professor é auxiliador no desenvolvi- mento livre da criança. Baseada na motivação e na estimulação de problemas. Montessori Decroly Dewey Piaget Lauro de Oliveira Lima Tendência Liberal Não diretiva Formação de atitudes. Busca do conhecimento pelos próprios alunos. Facilitação da aprendizagem Educação centralizada no aluno. Aprender é modificar as percepções da realidade. Carl Rogers, "Sumermerhill" escola de A. Neill. Tendência Liberal Tecnicista. Modelar através de técnicas específicas. Informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica. Procedimento s e técnicas para a transmissão e recepção de informações. O professor transmite informações e o aluno vai fixá-las. Baseada no desempenho. Skinner Watson Pavlov

12 TENDÊNCIAS PROGRESSISTAS O termo progressista usado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais sustentam implicitamente as finalidades sócio-políticas da educação

13 Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Tendência Progressista Libertadora Consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. Temas geradores. Dialogicidade do conhecimento. A relação é de igual para igual. Resolução da situação problema. Paulo Freire Tendência Progressista Libertária. Transformar a personalidade num sentido libertário e de auto-gestão. As matérias são colocadas, mas não exigidas. Vivência grupal na forma de auto- gestão. O professor é orientador e os alunos livres. Aprendizagem informal, via grupo. C. Freinet Miguel Gonzales Arroyo Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos" Difusão dos conteúdos. Incorporados pela humanidade frente à realidade social. Relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno. Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. Makarenko B. Charlot Suchodoski Manacorda G. Snyders Demerval Saviani

14 Filosofia da Educação (Luckesi) Relação Educação e Sociedade: Redenção, Reprodução e Transformação. Tendências Pedagógicas: -Liberais (Tradicional – Renovada Progressivista e Renovada Não-Diretiva – Tecnicista) -Progressistas (Libertária – Libertadora – Crítico Social dos Conteúdos) Relação entre Planejamento e Avaliação: Para quê avaliar?

15 Introdução aos PCNs (Tendências Pedagógicas) Tradicional (transmissão do conhecimento). Renovada (aprender a aprender). Tecnicista (aprender a fazer). Libertadora (Paulo Freire). Crítico Social dos Conteúdos (democratização do conhecimento).


Carregar ppt "Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa. O QUE É FILOSOFIA PHILO: AMIZADE / AMOR / DESEJO SOPHIA: SABEDORIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google