A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem."— Transcrição da apresentação:

1 Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem por 20% do PIB - empregam 45% da força de trabalho que possui carteira assinada Esse é o mundo legalizado. Juntem-se a ele 9,5 milhões de empresas informais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); ou 14,5 milhões, de acordo com o Departamento Intersindical de Estudos Sócio- Econômicos (Dieese). E não estão incluídas aí as quatro milhões de pequenas propriedades rurais de agricultura familiar. Qualquer que seja a estatística adotada, os números são marcantes. Significa dizer que a maioria dos 70 milhões de brasileiros que constituem a População Economicamente Ativa (PEA) trabalha ou tem algum vínculo com as MPEs. As MPEs são, atualmente, o grande fator gerador de ocupação, porque a grande empresa, pela necessidade de aumentar a produtividade, exigência da globalização, automatiza-se cada vez mais e, assim, emprega menos.

2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO FERRAMENTA DE CRESCIMENTO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

3 IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO  Planejamento é preparação para qualquer empreendimento (ação), no qual se estabelecem os objetivos, etapas, prazos para sua realização. Sendo que o planejamento é o aperfeiçoamento na qualidade do processo decisório para consideração de todos os fatores relevantes.

4 CINCOS ESTÁGIOS DO PLANEJAMENTO 1. Estabelecer os objetivos 2. Avaliar cenários no qual a empresa está operando e/ou inseridas que irão possivelmente afetar suas operações 3. Avaliar recursos existentes 4. Determinar estratégia para alcançar os objetivos 5. Esboçar um plano de ação para alcançar metas estratégicas

5 TRÊS CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1. CAIXA 2. LUCRO 3. PATRIMÔNIO

6 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS  PLANEJAR  ORGANIZAR  DIRIGIR  CONTROLAR

7 CONCEITOS DO PLANEJAMENTO o VISÃO o MISSÃO o POLÍTICAS EMPRESARIAIS o ANÁLISE DE FATORES INTERNOS E EXTERNOS DA EMPRESA o OBJETIVOS E METAS o ESTRATÉGIAS o CONTROLE E AVALIÇÃO o CULTURA E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL

8 VISÃO  Visão é a imagem que empresa tem a respeito de si mesma e do seu futuro, é o ato de ver a si própria no espaço e no tempo. É ter a visão dos recursos de que dispõe, do tipo de relacionamento que deseja manter com seus clientes e mercados, de como irá atingir os seus objetivos, das oportunidades e desafios que deve enfrentar, é buscar o crescimento da empresa.

9 MISSÃO  É a razão de existir da empresa, é a qual empresa estabelece suas diretrizes organizacionais. Quando Falamos em MISSÃO PRODUTOS E/OU SERVIÇOS CLIENTES E OS BENEFÍCIOS

10 POLÍTICAS EMPRESARIAIS  Políticas são parâmetros ou orientações que facilitam a tomada de decisões do empresário. As políticas devem ter algum grau de flexibilidade, pois elas procuram refletir e interpretar os objetivos e desafios, bem como estabelecem limites ao planejamento.

11 ANÁLISE DOS FATORES AMBIENTAIS ANÁLISE DOS FATORES EXTERNOS COMPÕE TRÊS CONCEITOS: MERCADO CONSUMIDOR MERCADO CONCORRENTE MERCADO FORNECEDOR

12 ANÁLISE DOS FATORES AMBIENTAIS ANÁLISE DOS FATORES INTERNOS: Verificar os pontos fortes e pontos francos da empresa É analisar as fontes de RECURSOS DISPONÍVEIS da empresa. Recursos (HUMANOS, FINANCEIROS, ESTRUTURAL, DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS ENTRE OUTROS).

13 OBJETIVOS E METAS  OBJETIVOS Objetivo é a descrição clara, precisa, sucinta dos alvos atingir. São os indicadores a ação para se chegar aos resultados  METAS Todo objetivo deve ser complementado por metas. Meta é um objetivo quantificado

14 ESTRATÉGIAS  Estratégicas é estabelecer quais serão os caminhos, os cursos, os programas de ação que devem ser seguidos para serem alcançados os objetivos e desafios estabelecidos, pois ela está relacionada com o ambiente empresarial.

15 CONTROLE E AVALIÇÃO  A função do controle e avaliação num processo de planejamento é identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com a finalidade de corrigi-los e de evitar sua reincidência, fazer com que os resultados obtidos com a realização das operações estejam, tanto quanto possível, próximos dos resultados esperados e possibilitem os alcance dos desafios e consecução dos objetivos, verificar se as estratégicas e políticas estão proporcionando os resultados esperados, dentro das situações existentes e previstas e, proporcionar informações gerenciais periódicas, para que seja rápida a intervenção no desempenho do processo

16 CULTURA E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL  CULTURA NADA MAIS É QUE VALORES DA EMPRESA E DOS FUNCIONÁRIOS.  COMPROMETIMENTO É O FUNCIONÁRIO ESTÁ CONCIENTE DAS FUNÇÕES E TAREFAS ESTABELECIDAS PARA SUA REALIZAÇÃO

17 ANÁLISE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA  HOJE ALGUNS EMPRESÁRIOS DA ÁREA FINANCEIRA LIMITA-SE APENAS ADMINISTRAR A MANUTENÇÃO DE REGISTROS DA OPERAÇÕES (ENTRADA – SAÍDA = SALDO)

18 OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRAS  AUXILIAR NA MELHOR UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS EM INVESTIMENTOS, FINANCIAMENTOS E APLICAÇÃO DO LUCRO LIQUÍDO  SELECIONAR AS MELHORES FONTES DE OBTENÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS E ANALISAR A CORRETA UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS.

19 FLUXO DE CAIXA TEM COMO IMPORTÂNCIA NO CONTROLE DE INFORMAÇÕES TAIS COMO:  Controlar o CAPITAL DE GIRO  Controle de Estoque (Compras e Vendas)  Verificar a viabilidade de um projeto e investimento  Captar a confiança dos credores  Controlar eventuais desvios identificados em determinado período de produção da empresa que não estavam previsto no percurso do Planejamento  Liquidez imediata da empresa

20 LUCRO  Na fabricação de um produto, venda de uma mercadoria ou prestação de serviços estamos falando em LUCRO Para obtenção de Lucros temos que trabalhar com o CONTROLE DE CUSTOS E DESPESAS

21 ESTRUTURA DO CONTROLE DE LUCRO/ PREJUÍZO RECEITAS- CUSTOS E DEPESAS VARIÁVEIS PRODUÇÃO = LUCRO BRUTO - CUSTOS E DEPESAS FIXAS OPERACIONAIS = LUCRO LIQUIDO (OPERACIONAL)

22 CAPITAL DE GIRO  É o conjunto de valores necessários para empresa fazer seu negócio acontecer Está ligado a formação e financiamento de estoques, gerenciamento de contas a receber e administração de déficit de caixa

23 CAPITAL DE GIRO O QUE INFLUENCIA DA FALTA DE CAPITAL DE GIRO?  Redução de vendas  Crescimento da inadimplência  Aumento das despesas financeiras  Aumento dos Custos (Variáveis)  Alguma combinação desses fatores

24 CAPITAL DE GIRO SOLUÇÕES PARA CONTROLE DE CAPITAL DE GIRO  Formação de Reservas Financeiras  Encurtamento do ciclo econômico  Controle de Contas a Receber  Evitar a qualquer custos o empréstimos  Alongar o perfil da suas Contas a Pagar  Reduzir Custos

25 PREVISÃO DE VENDAS  Taxa de crescimento de vendas, objetivo são as previsões de vendas para atingir um determinado objetivo financeiro, as vezes para ter um aumento nas vendas precisa verificar os canais distribuições, diversificação das linhas de produtos e também o poder de investimentos.

26 INVESTIMENTOS FATORES QUE INFLUENCIAM UM INVESTIMENTO - AQUISIÇÃO DE ATIVOS DE LONGA DURAÇÃO, TAIS COMO IMÓVEIS OU MAQUINÁRIOS - INVESTIMENTO EM OUTROS FUNDOS - AMPLIAÇÃO NAS VENDAS (NOVA LINHA DE PRODUÇÃO OU MESMO NOVO PRODUT0)

27 INVESTIMENTOS FATOR QUE AFETA A LUCRATIVIDADE EM UM INVESTIMENTO - Envolve o comprometimento de grandes somas de dinheiro - Período de tempo para pagamento do investimento - Uma vez tomada a decisão do investimento, são quase impossíveis de ser revertidos

28 PLANEJAMENTO FINANCEIRO  QUALIDADE DO PRODUTO  REDUÇÃO DE CUSTOS E AUMENTO DO SEU LUCRO


Carregar ppt "Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google