A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Lançado por Marinetti no manifesto “Le Futurisme”, 1909.  Surge entre o Simbolismo e a 1ª Guerra Mundial.  Exalta a vida moderna.  Culto da máquina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Lançado por Marinetti no manifesto “Le Futurisme”, 1909.  Surge entre o Simbolismo e a 1ª Guerra Mundial.  Exalta a vida moderna.  Culto da máquina."— Transcrição da apresentação:

1

2  Lançado por Marinetti no manifesto “Le Futurisme”, 1909.  Surge entre o Simbolismo e a 1ª Guerra Mundial.  Exalta a vida moderna.  Culto da máquina e da velocidade.  Destruição do passado e do academicismo  Liberdade de expressão.

3 A CARGA DOS LANCEIROS – UMBERTO BOCCIONI

4 AUTOMÓVEL + VELOCIDADE + LUZ = GIÁCOMO BALLA

5 DINAMISMO DE UM AUTOMÓVEL – LUIGI RUSSOLO

6 VELOCIDADE ABSTRATA – UMBERTO BOCCIONI

7  “nós queremos glorificar a guerra – única higiene do mundo  “nós queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater o moralismo, e todas as covardias oportunistas e utilitárias.  Recusavam a representação realista (evitavam qualquer relação com a imobilidade).  Além de linhas retas e curvas, as cores sugeriam movimento.

8 Ode triunfal - Álvaro de Campos À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno! Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria! Em fúria fora e dentro de mim, Por todos os meus nervos dissecados fora, Por todas as papilas fora de tudo com que eu [sinto! Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos [modernos, De vos ouvir demasiadamente de perto, E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso De expressão de todas as minhas sensações, Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!

9 O GRITO - MUNCH

10  Paralelo ao Futurismo e Cubismo.  Surge em 1910 pela revista “Der Sturn”.  A arte brota da vida interior; do íntimo do ser.  A obscuridade do ser é transportada para a expressão.  As telas retratam o patético, os vícios, os horrores, a guerra.  Protesta contra a violência e usa cores explosivas.  Reflete a crise de consciência gerada pela guerra.

11 RETIRANTES - PORTINARI

12

13

14 Vento Quente- Georg Trakl Amento cego no vento, dias lunares de inverno, Infância, os passos se perdem discretos em negra sebe, Longo toque noturno. Discreta vem a noite branca, Transforma em sonhos purpúreos tormento e dor Da vida pedregosa, Para que nunca o espinho deixe o corpo em decomposição. Profunda em sono suspira a alma angustiada, Profundo o vento em árvores destruídas, E a figura de lamento da mãe Vagueia pela floresta solitária Desse luto silente; noites Repletas de lágrimas, de anjos de fogo. Prateado, espatifa-se contra a parede nua um esqueleto de criança.

15 As Senhoritas de Avignon (Les demoiselles d'Avignon) PICASSO

16  Decomposição da realidade em figuras geométricas.  Manifesta-se a partir de 1917, na literatura.  Seu divulgador foi Appolinaire.  Decomposição da imagem em diferentes planos.  Desintegração da realidade gerando uma poesia ausente de lógica.  Linguagem caótica.

17 GUERNICA - PICASSO

18 MILLÔR FERNANDES POEMINHAS CINÉTICOS

19 Poema de Sete Faces Carlos Drummond de Andrade Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres. A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos. O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.

20  Ode ao burguês “Eu insulto o burguês! O burguês-níquel, o burguês-burguês! A digestão bem feita de São Paulo! O homem-curva! o homem-nádegas! O homem que sendo francês, brasileiro, italiano, é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)”

21 PARA FAZER UM POEMA DADAÍSTA - TRISTAN TZARA  Pegue um jornal.  Pegue a tesoura.  Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.  Recorte o artigo.  Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam o artigo e meta-as num saco.  Agite suavemente.  Tire em seguida cada pedaço um após outro.  Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.  O poema se parecerá com você.  E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.

22  Surge em 1916, em Zurique.  Promove um certo terrorismo cultural.  Contraria todos os valores vigentes até então.  Valoriza o niilismo (descrença absoluta)  Mundo ilógico.  Cultua a realidade mágica da infância.  Seu principal divulgador foi Tristan Tzara.

23 A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA - DALÍ

24  Surge em 1924 com o Manifesto Surrealista de André Breton.  Propõe que o homem se liberte da razão, da crítica, da lógica.  Adere a filosofia de Sigmund Freud.  Expressa o interior humano investigando o inconsciente.

25

26  Mamãe vestida de rendas Tocava piano no caos. Uma noite abriu as asas Cansada de tanto som, Equilibrou-se no azul, De tonta não mais olhou Para mim, para ninguém! Cai no álbum de retratos.  In: MENDES, Murilo.. Poesia Completa e Prosa. Organização, preparação do texto e notas, por Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.

27

28

29 PRENÚNCIO DA GUERRA CIVIL - DALÍ


Carregar ppt " Lançado por Marinetti no manifesto “Le Futurisme”, 1909.  Surge entre o Simbolismo e a 1ª Guerra Mundial.  Exalta a vida moderna.  Culto da máquina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google