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PublicouSarah Fragoso Bandeira Alterado mais de 8 anos atrás
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Lançado por Marinetti no manifesto “Le Futurisme”, 1909. Surge entre o Simbolismo e a 1ª Guerra Mundial. Exalta a vida moderna. Culto da máquina e da velocidade. Destruição do passado e do academicismo Liberdade de expressão.
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A CARGA DOS LANCEIROS – UMBERTO BOCCIONI
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AUTOMÓVEL + VELOCIDADE + LUZ = GIÁCOMO BALLA
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DINAMISMO DE UM AUTOMÓVEL – LUIGI RUSSOLO
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VELOCIDADE ABSTRATA – UMBERTO BOCCIONI
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“nós queremos glorificar a guerra – única higiene do mundo “nós queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater o moralismo, e todas as covardias oportunistas e utilitárias. Recusavam a representação realista (evitavam qualquer relação com a imobilidade). Além de linhas retas e curvas, as cores sugeriam movimento.
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Ode triunfal - Álvaro de Campos À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno! Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria! Em fúria fora e dentro de mim, Por todos os meus nervos dissecados fora, Por todas as papilas fora de tudo com que eu [sinto! Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos [modernos, De vos ouvir demasiadamente de perto, E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso De expressão de todas as minhas sensações, Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!
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O GRITO - MUNCH
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Paralelo ao Futurismo e Cubismo. Surge em 1910 pela revista “Der Sturn”. A arte brota da vida interior; do íntimo do ser. A obscuridade do ser é transportada para a expressão. As telas retratam o patético, os vícios, os horrores, a guerra. Protesta contra a violência e usa cores explosivas. Reflete a crise de consciência gerada pela guerra.
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RETIRANTES - PORTINARI
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Vento Quente- Georg Trakl Amento cego no vento, dias lunares de inverno, Infância, os passos se perdem discretos em negra sebe, Longo toque noturno. Discreta vem a noite branca, Transforma em sonhos purpúreos tormento e dor Da vida pedregosa, Para que nunca o espinho deixe o corpo em decomposição. Profunda em sono suspira a alma angustiada, Profundo o vento em árvores destruídas, E a figura de lamento da mãe Vagueia pela floresta solitária Desse luto silente; noites Repletas de lágrimas, de anjos de fogo. Prateado, espatifa-se contra a parede nua um esqueleto de criança.
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As Senhoritas de Avignon (Les demoiselles d'Avignon) PICASSO
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Decomposição da realidade em figuras geométricas. Manifesta-se a partir de 1917, na literatura. Seu divulgador foi Appolinaire. Decomposição da imagem em diferentes planos. Desintegração da realidade gerando uma poesia ausente de lógica. Linguagem caótica.
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GUERNICA - PICASSO
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MILLÔR FERNANDES POEMINHAS CINÉTICOS
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Poema de Sete Faces Carlos Drummond de Andrade Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres. A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos. O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
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Ode ao burguês “Eu insulto o burguês! O burguês-níquel, o burguês-burguês! A digestão bem feita de São Paulo! O homem-curva! o homem-nádegas! O homem que sendo francês, brasileiro, italiano, é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)”
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PARA FAZER UM POEMA DADAÍSTA - TRISTAN TZARA Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam o artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.
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Surge em 1916, em Zurique. Promove um certo terrorismo cultural. Contraria todos os valores vigentes até então. Valoriza o niilismo (descrença absoluta) Mundo ilógico. Cultua a realidade mágica da infância. Seu principal divulgador foi Tristan Tzara.
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A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA - DALÍ
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Surge em 1924 com o Manifesto Surrealista de André Breton. Propõe que o homem se liberte da razão, da crítica, da lógica. Adere a filosofia de Sigmund Freud. Expressa o interior humano investigando o inconsciente.
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Mamãe vestida de rendas Tocava piano no caos. Uma noite abriu as asas Cansada de tanto som, Equilibrou-se no azul, De tonta não mais olhou Para mim, para ninguém! Cai no álbum de retratos. In: MENDES, Murilo.. Poesia Completa e Prosa. Organização, preparação do texto e notas, por Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
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PRENÚNCIO DA GUERRA CIVIL - DALÍ
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