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VANGUARDAS EUROPÉIAS Ruptura com o padrão de arte e sociedade do século XIX.

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Apresentação em tema: "VANGUARDAS EUROPÉIAS Ruptura com o padrão de arte e sociedade do século XIX."— Transcrição da apresentação:

1 VANGUARDAS EUROPÉIAS Ruptura com o padrão de arte e sociedade do século XIX

2 INÍCIO DE SÉCULO NA EUROPA As transformações tecnológicas por que o mundo passou na virada do século modificaram as maneiras de o homem perceber a realidade. O automóvel, o avião, o cinema deslocaram e aceleraram o olhar do homem moderno. Em meio a essas transformações surgem várias manifestações artísticas – impressionismo, Expressionismo, Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo -, que ficariam conhecidas como correntes de vanguarda, que, conjugadas, dariam origem ao Modernismo. As transformações tecnológicas por que o mundo passou na virada do século modificaram as maneiras de o homem perceber a realidade. O automóvel, o avião, o cinema deslocaram e aceleraram o olhar do homem moderno. Em meio a essas transformações surgem várias manifestações artísticas – impressionismo, Expressionismo, Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo -, que ficariam conhecidas como correntes de vanguarda, que, conjugadas, dariam origem ao Modernismo.

3 FUTURISMO Lançado por Marinetti no manifesto Le Futurisme, Lançado por Marinetti no manifesto Le Futurisme, Surge entre o Simbolismo e a 1ª Guerra Mundial. Surge entre o Simbolismo e a 1ª Guerra Mundial. Exalta a vida moderna. Exalta a vida moderna. Culto da máquina e da velocidade. Culto da máquina e da velocidade. Destruição do passado e do academicismo Destruição do passado e do academicismo Liberdade de expressão. Liberdade de expressão.

4 Umberto BOCCIONI, Giacomo BALLA e Carlo CARRÀ Recusavam a representação realista (evitavam qualquer relação com a imobilidade). Recusavam a representação realista (evitavam qualquer relação com a imobilidade). Além de linhas retas e curvas, as cores sugeriam movimento. Além de linhas retas e curvas, as cores sugeriam movimento. Giacomo Balla: Velocità d?automobile, 1913,Olio su cartone, cm. 66x94, Raccolta Grassi,Galleria d'Arte Moderna di Milano,Dono Carlo Grassi 1958

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6 Poema futurista Ode triunfal Álvaro de Campos Álvaro de Campos À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica Tenho febre e escrevo. Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno! Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno! Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria! Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria! Em fúria fora e dentro de mim, Em fúria fora e dentro de mim, Por todos os meus nervos dissecados fora, Por todos os meus nervos dissecados fora, Por todas as papilas fora de tudo com que eu [sinto! Por todas as papilas fora de tudo com que eu [sinto! Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos [modernos, Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos [modernos, De vos ouvir demasiadamente de perto, De vos ouvir demasiadamente de perto, E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso De expressão de todas as minhas sensações, De expressão de todas as minhas sensações, Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas! Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!

7 EXPRESSIONISMO Paralelo ao Futurismo e Cubismo. Paralelo ao Futurismo e Cubismo. Surge em 1910 pela revista Der Sturn. Surge em 1910 pela revista Der Sturn. A arte brota da vida interior; do íntimo do ser. A arte brota da vida interior; do íntimo do ser. A obscuridade do ser é transportada para a expressão. A obscuridade do ser é transportada para a expressão. As telas retratam o patético, os vícios, os horrores, a guerra. As telas retratam o patético, os vícios, os horrores, a guerra. Protesta contra a violência e usa cores explosivas. Protesta contra a violência e usa cores explosivas. Reflete a crise de consciência gerada pela guerra. Reflete a crise de consciência gerada pela guerra.

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11 POEMA EXPRESSIONISTA Vento Quente- Georg Trakl Vento Quente- Georg Trakl Amento cego no vento, dias lunares de inverno, Infância, os passos se perdem discretos em negra sebe, Longo toque noturno. Discreta vem a noite branca, Transforma em sonhos purpúreos tormento e dor Da vida pedregosa, Para que nunca o espinho deixe o corpo em decomposição. Transforma em sonhos purpúreos tormento e dor Da vida pedregosa, Para que nunca o espinho deixe o corpo em decomposição. Profunda em sono suspira a alma angustiada, Profunda em sono suspira a alma angustiada, Profundo o vento em árvores destruídas, E a figura de lamento da mãe Vagueia pela floresta solitária Profundo o vento em árvores destruídas, E a figura de lamento da mãe Vagueia pela floresta solitária Desse luto silente; noites Repletas de lágrimas, de anjos de fogo. Prateado, espatifa-se contra a parede nua um esqueleto de criança. Desse luto silente; noites Repletas de lágrimas, de anjos de fogo. Prateado, espatifa-se contra a parede nua um esqueleto de criança.

12 CUBISMO Decomposição da realidade em figuras geométricas. Decomposição da realidade em figuras geométricas. Manifesta-se a partir de 1917, na literatura. Manifesta-se a partir de 1917, na literatura. Seu divulgador foi Appolinaire. Seu divulgador foi Appolinaire. Decomposição da imagem em diferentes planos. Decomposição da imagem em diferentes planos. Desintegração da realidade gerando uma poesia ausente de lógica. Desintegração da realidade gerando uma poesia ausente de lógica. Linguagem caótica. Linguagem caótica.

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16 Poema Cubista Poema de Sete Faces Carlos Drummond de Andrade Quando nasci, um anjo torto Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres. que correm atrás de mulheres. A tarde talvez fosse azul, A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos. não houvesse tantos desejos. O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas. pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.

17 DADAÍSMO Surge em 1916, em Zurique. Surge em 1916, em Zurique. Promove um certo terrorismo cultural. Promove um certo terrorismo cultural. Contraria todos os valores vigentes até então. Contraria todos os valores vigentes até então. Valoriza o niilismo (descrença absoluta) Valoriza o niilismo (descrença absoluta) Mundo ilógico. Mundo ilógico. Cultua a realidade mágica da infância. Cultua a realidade mágica da infância. Seu principal divulgador foi Tristan Tzara. Seu principal divulgador foi Tristan Tzara.

18 FONTE - MARCEL DUCHAMP 1917, porcelana. 33,5 cm. Indiana University Arte Museum, Bloomington FONTE - MARCEL DUCHAMP 1917, porcelana. 33,5 cm. Indiana University Arte Museum, Bloomington

19 Roda de bicicleta

20 Poema dadaísta Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. Tristan Tzara

21 SURREALISMO Surge em 1924 com o Manifesto Surrealista de André Breton. Surge em 1924 com o Manifesto Surrealista de André Breton. Propõe que o homem se liberte da razão, da crítica, da lógica. Propõe que o homem se liberte da razão, da crítica, da lógica. Adere a filosofia de Sigmund Freud. Adere a filosofia de Sigmund Freud. Expressa o interior humano investigando o inconsciente. Expressa o interior humano investigando o inconsciente.

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26 Poema surrealista Mamãe vestida de rendas Tocava piano no caos. Uma noite abriu as asas Cansada de tanto som, Equilibrou-se no azul, De tonta não mais olhou Para mim, para ninguém! Cai no álbum de retratos. Mamãe vestida de rendas Tocava piano no caos. Uma noite abriu as asas Cansada de tanto som, Equilibrou-se no azul, De tonta não mais olhou Para mim, para ninguém! Cai no álbum de retratos. In: MENDES, Murilo.. Poesia Completa e Prosa. Organização, preparação do texto e notas, por Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, In: MENDES, Murilo.. Poesia Completa e Prosa. Organização, preparação do texto e notas, por Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.

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