A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento do Oral E.S.E. Lisboa, 18 de Abril de 2009 II Sessão Plenária Regional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento do Oral E.S.E. Lisboa, 18 de Abril de 2009 II Sessão Plenária Regional."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento do Oral E.S.E. Lisboa, 18 de Abril de 2009 II Sessão Plenária Regional

2 O oral para aprender O que devemos ensinar? Em que contexto? Quando? Como?

3 O oral para aprender Avaliação diagnóstica " Umas ovelhas,uma quinta,umas pessoas,uma árvore,a vaca,muitas ervas-não me lembro deste nome...é uma cerca? É uma cerca. Já disse tudo" Após reforço: "Ah, os pássaros!E o céu. E as flores,claro." Patrícia, Nov 2009, 1º ano " Digo o quê?" Após nova explicação: "Isto são os meninos a escorregar p`rá mota, e ovelhas aqui ao pé da avre.Há passarinhos aqui e há um molho de avres e há flores aqui. Há paus aqui. Nuves, o sol" Tito, Nov.2009,1º ano " Eu vejo muitas árvores e também vejo muitas ovelhinhas. E vejo... eu avho que é um agricultor... acho que o agricultor está a passear com o seu carrinho. E também vejo passarinhos e uma menina e um menino a olharem para as ovelhinhas, Vejo céu e nuvens" Júlia, Nov.2009,1º ano

4 O oral para aprender " Era uma vez um sapo que estava dormir com o urso e depois começou a chorar. E depois foi pó paque brincar com o seu urso, jogar à bola e depois foi desenhar com ele" João Guilherme, Nov.2009, 2º ano " O sapo estava muito triste porque estava muito escuro e ele não tinha nenhum amigo. Depois encontrou um urso de peluche e depois foi pintar com ele, depois brincou com ele e jogou à bola com ele. Já está." Miguel Correia, Nov.2009, 2º ano " Era uma vez um sapo verde que tinha medo do escuro. Então lá em casa tinha um ursinho de peluche p´ra brincar, mas às vezes levava-o p´ra dormir. Depois desenhava e pintava com ele. às vezes levava-o p´ro jardim e jogava à bola" Avaliação diagnóstica

5 O oral para aprender Competências Linguísticas diferentes Conhecimentos diferentes reflectem-se  as da comunidade  as da televisão  das histórias que lhes contaram...  no nível de complexidade frásica  no domínio lexical  no aspecto pragmático da língua

6 O oral para aprender " Influenciam-se mutuamente, mas desenvolvem-se de forma diferente." ( Otília Sousa, 2009) Aquisição Aprendizagem Segundo Inês Sim-Sim ( Desenvolver a Linguagem, Aprender a Língua) apropriação subconsciente de um código linguístico via exposição sem mecanismo formal de ensino conhecimento consciente através do ensino programação genética níveis superiores de consciencialização competência textual oral competência textual escrita

7 O oral para aprender " A competência comunicativa na língua de escolarização é um requisito essencial para o domínio da linguagem escrita" ( Inês Sim-Sim) Competência comunicativa  conhecimento das estruturas gramaticais da língua oral  capacidade de as usar adequadamente atendendo às situações particulares: - quando, onde e com quem

8 O oral para aprender A escola tem que ser capaz de alargar o conhecimento que o aluno tem da língua, tornando-o operativo. Falar  planificar a oralidade  ensinar a agir e interagir em situações comunicativas concretas  criar rotinas  provocar comunicações informais e caminhar para comunicações de maior complexidade  melhorar o que foi dito - questionamento ao autor (melhoramento de texto)  elogiar as intervenções  tirar conclusões Como?

9 O oral para aprender Falar / Ouvir  para gerir interacções sociais  para libertar emoções  para adquirir conhecimentos  para segurar a palavra  para aprender a questionar  para saber ouvir A escola tem que ser capaz de alargar o conhecimento que o aluno tem da língua, tornando-o operativo. Como?

10 O oral para aprender Através dos conteúdos de todas as disciplinas. Em que contexto?  diariamente com registos variados.  espontaneamente ou de forma solicitada Quando? Como? 1. Relatos sistematizados de acontecimentos vividos 3 voluntários registam-se escrevendo o nome no quadro: - recontar um fim de semana - treinar em casa; problemas no recreio, problemas que haja na turma...

11 O oral para aprender Como? 2.Relatos sequenciais de cenas visionadas - no supermercado, na farmácia, na rua 3.Relatos sequenciais inventados - a partir de imagens para construir textos narrativos 4. Fazer investigações à família - o que fazem os pais, os avós... variando consoante a temática a tratar. 5.Defender afirmações - é bom ter pais, irmãos mais novos...porque... (ensiná-los a estruturar o texto: Em 1º lugar..., Em segundo lugar... Finalmente...)

12 O oral para aprender Como? 6.Recontar uma história - apelo à memória / descrição de imagens 7.Fazer uma apresentação à turma : - levar um objecto e explicar porque gosta/não gosta, quem lho deu, quando... - fotografias de animais de estimação, pesquisa de um tema – plantas - receita de culinária 8.Dramatizar partes de textos ouvidos. - descobrir alguém que se pareça com uma personagem 9.Jogos de faz de conta

13 O oral para aprender Síntese O desenvolvimento da expressão oral deve contribuir para a aprendizagem da comunicação efectiva e da aquisição do domínio das estruturas linguísticas com que o aluno se irá defrontar na vertente escrita do código, no processo de decifração e na compreensão da leitura.

14 O oral para aprender Dia do Pai

15 Filomena Cardigos fcardigos@hotmail.com Agrupamento de Escolas Eugénio dos Santos OBRIGADA


Carregar ppt "Desenvolvimento do Oral E.S.E. Lisboa, 18 de Abril de 2009 II Sessão Plenária Regional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google