A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como informado em sala de aula a 1ª prova é uma revisão de conteúdo - AULA 69 e 70. O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Relembrando fatos importantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como informado em sala de aula a 1ª prova é uma revisão de conteúdo - AULA 69 e 70. O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Relembrando fatos importantes."— Transcrição da apresentação:

1 Como informado em sala de aula a 1ª prova é uma revisão de conteúdo - AULA 69 e 70. O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Relembrando fatos importantes do século XVIII: ILUMINISMO; REVOLUÇÃO INDUSTRIAL; INDEPENDÊNCIA DOS EUA; REVOLUÇÃO FRANCESA. SÉCULO XIX - FIGURA CENTRAL – NAPOLEÃO BONAPARTE REFLEXOS DE SUA POLÍTICA DE EXPANSÃO TANTO NA EUROPA QUANTO NA AMÉRICA. EXPANSÃO NAPOLEÔNICA (CONQUISTA DE TERRITÓRIOS) COLOCA O IRMÃ PARA GOVERNAR A ESPANHA (COLÔNIAS AMERICANAS NÃO ACEITAM) CONGRESSO DE VIENA ( RETORNO DO MAPA EUROPEU ANTES DA EXPANSÃO DE NAPOLEÃO) SANTA ALIANÇA. (EVITAR O LIBRALISMO DENTRO DA EUROPA OCIDENTAL)

2 conquistas napoleônica.

3 CONGRESSO DE VIENA E SANTA ALIANÇA Europa - 1815, o Congresso de Viena foi responsável pela reorganização geopolítica do continente e deveria refletir o Princípio da Legitimidade. Principal objetivo promover a reorganização territorial da Europa, após a derrota de Napoleão.objetivo Congresso de Viena era formado: Áustria, Rússia, Prússia e Inglaterra. Obs.: Portugal não podia participar pois era uma coroa refugiada na colônia Brasilparticipar Objetivos: A - refazer o mapa europeu; B - recolocar no trono os reis depostos por Napoleão Bonaparte, ou seja, voltar o absolutismo; C - recolonizar as nações americanas. Santa Aliança: objetivo estabelecer o direito de intervenção em qualquer região europeia em que se inicia-se um movimento liberal ou uma revolução burguesa. Porém após a independência das Colônias Latino- Americanas, a Santa Aliança enfraqueceu-se e a Inglaterra por motivos econômicos se retira da Santa Aliança.

4 PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL SÉC. XIX FATORES INTERNOS – COROA PORTUGUESA COBRAVA MUITOS IMPOSTOS, CRISE DO CICLO DO OURO FOI PASSAGEIRO REVOLTAS NATIVISTAS(NÃO PREVIA RUPTURA) REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS (OBJETIVO – ROMPER COM A METRÓPOLE) TODAS FRACASSARAM. NÃO ERA PREVISTO O FIM DA ESCRAVIDÃO

5 AS REVOLUÇÕES NO BRASIL

6 CONFLITOS NO PERÍODO COLONIAL REVOLTAS NATIVISTAS: NÃO TEM IDEOLOGIA SEPARATISTA. GUERRA DOS EMBOABAS, REVOLTA DOS MASCATES, REVOLTA DOS IRMÃOS BECKMAN, REVOLTA DE AMADOR BUENA, REVOLTA DE FILIPE DOS SANTOS. REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS: INCONFIDENCIA MINEIRA REVOLUÇÃO BAIANA, REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA OBJETIVO – A INDEPENDÊNCIA POLÍTICA DO BRASIL)

7 E AS 3 REVOLTAS FRACASSARAM... REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA – 1817. CAUSAS – EXCESSO DE GASTOS DA FAMÍLIA REAL. DISPUTAS PELO COMÉRCIO ENTRE BRASILEIROS E PORTUGUESES. OBJETIVO – PROCLAMAÇÃO DE UMA REPÚBLICA NO NORDESTE.

8 INFLUÊNCIAS EXTERNAS PARA A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INFLUÊNCIA DO ILUMINISMO INDEPENDÊNCIA DOS EUA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO FRANCESA BLOQUEIO CONTINENTAL TRANSFERÊNCIA DA CORTE PARA O BRASIL EM 1808, INVERSÃO DE PAPÉIS – A METRÓPOLE PASSA A SER A COLÔNIA.

9 PRINCIPAIS MUDANÇAS NO BRASIL NAPOLEÃO INFLUENCIOU AS INDEPENDÊNCIAS DA AMÉRICA LATINA

10 AULA 70 – O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA BRASILEIRO

11 PERIODO JOANINO 1808 - 1821 PRIMEIRAS MEDIDAS: ABERTURA DOS PORTOS – 1808 – FIM PACTO COLONIAL FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL IMPRENSA RÉGIA, JARDIM BOTÂNICO TEATRO SÃO JOÃO BIBLIOTECA PÚBLICA FACULDADE DE DIREITO, ENGENHARIA E MEDICINA

12 A INGLATERRA COBRA CARO 1810 – ASSINATURA DOS TRATADOS DE PAZ E AMIZADE ONDE OS INGLESES QUE EXIGEM: TAXAS ALFANDEGÁRIAS ESPECIAIS (15%) LEIS INGLESAS PARA OS INGLESES QUE VIVESSEM NO BRASIL, DESTERRO (ILHA DE SANTA CATARINA) PORTO FRANCO, PERMANÊNCIA DA ESQUADRA INGLESA NO LITORAL DO BRASIL, ENFIM, OS INGLESES PASSARAM A DOMINAR PORTUGAL E SUAS COLÔNIAS.

13 LIBERDADE DE INDÚSTRIA NO BR D. JOÃO VI DETERMINA – QUEM QUISER PODE ABRIR FÁBRICAS NO BRASIL, RESULTADO NEGATIVO – DIFICIL CONCORRER COM OS PREÇOS E QUALIDADE DOS PRODUTOS INGLESES. RESULTADO – INGLESES DOMINAM O COMÉRCIO NO BRASIL

14 BRASIL – REINO UNIDO 1815 – ASSINATURA DO TRATADO DA SANTA ALIANÇA – O BRASIL PASSOU A FAZER PARTE DO REINO UNIDO DE PORTUGAL E ALGARVES. NA PRÁTICA – O BRASIL PASSOU A TER O DIREITO DE ELEGER REPRESENTANTES PARA LEGISLAR NO PARLAMENTO EM LISBOA – SEM RESULTADO PRÁTICO.

15 POLÍTICA EXTERNA DE D.JOÃO VI ANEXAÇÃO DA GUIANA FRANCESA EM 1809 EM REPRESÁLIA A POLÍTICA EXPANSIONISTA DA FRANÇA (DEVOLVIDA 1815) ANEXAÇÃO DA PROVÍNCIA CISPLATINA EM REPRESÁLIA A ESPANHA (1816 – 1828) REVOLUÇÃO DO PORTO (1820) – D. JOÃO TERIA QUE JURAR SOB A NOVA CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA. RETORNO DE D. JOÃO VI EM 1821

16 POLÍTICA EXTERNA DE D.JOÃO VI EM REPRESÁLIA A POLÍTICA DE NAPOLEÃO, D. JOÃO VI INVADE A GUIANA FRANCESA E A PROVÍNCIA CISPLATINA E ANEXA ESSES TERRITÓRIOS AO BRASIL. O URUGUAI SEPARA DO BRASIL EM 1828 NO GOVERNO DE DOM PEDRO I. NA GUERRA DA CISPLATINA

17 RETORNO DE D.JOÃO VI 1820 – OCORRE A REVOLUÇÃO DO PORTO, ESTRANGEIROS DEIXAM DE GOVERNAR PORTUGAL, AS CORTES EXIGEM O RETORNO DO REI, EM 1821 – D. JOÃO RETORNA E DEIXA PEDRO I AQUI COMO PRÍNCIPE REGENTE, PRECIONADO PELA ELITE LATIFUNDIÁRIA E RECEANDO PERDER O BRASIL D. PEDRO ROMPE COM PORTUGAL E DA INÍCIO A RUPTURA POLÍTICA COM O APOIO DOS GRANDES LATIFUNDIÁRIOS.

18 O PAI RETORNA – O FILHO FICA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA O RETORNO PARA PORTUGAL O DIA DO FICO

19 AS CORTES DESEJAM RECOLONIZAR O BRASIL D. PEDRO NÃO ATENDE O CHAMADO PARA RETORNAR A PORTUGAL, ELE APLICA O “CUMPRA-SE”, (9 DE JANEIRO 1822) DEPOIS O DIA DO FICO, (ABRIL DE 1822) CONVOCA UMA CONSTITUINTE PARA FAZER UMA CONSTITUIÇÃO PARA O BRASIL ANTES DA INDEPENDÊNCIA EM JUNHO DE 1822. FINALMENTE O 7 DE SETEMBRO DE 1822 “INDEPENDÊNCIA OU MORTE” SEM PORTICIPAÇÃO POPULAR, SEM MUDANÇAS ESTRUTURAIS, INDEPENDÊNCIA SOMENTE POLÍTCA. PERMANECE A ESCRAVIDÃO, LATIFÚNDIO MONOCULTOR E O VOTO CENSITÁRIO.

20 GOVERNO DE PEDRO I – 1822 - 31

21 MENINOS E MENINAS VOCÊS ACABOU DE VER PARTE DO PROCESSO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. AGORA É COM VOCÊ - EU SÓ POSSO TIRAR SUAS DÚVIDAS SE VOCÊ ME APRESENTAR SUAS DÚVIDAS. ESTOU A SUA DISPOSIÇÃO.


Carregar ppt "Como informado em sala de aula a 1ª prova é uma revisão de conteúdo - AULA 69 e 70. O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Relembrando fatos importantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google