A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Promoção da Saúde. O que faço para promover minha saúde? Do que depende a promoção da saúde de minha família e da minha comunidade? 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Promoção da Saúde. O que faço para promover minha saúde? Do que depende a promoção da saúde de minha família e da minha comunidade? 2."— Transcrição da apresentação:

1 1 Promoção da Saúde

2 O que faço para promover minha saúde? Do que depende a promoção da saúde de minha família e da minha comunidade? 2

3 UM POUCO DE HISTÓRIA... 3

4 4 Séc XIX – Medicina Social Tomada de consciência sobre as relações entre o estado de saúde e as condições de vida dos trabalhadores Polícia sanitária como política de saúde Lei dos Pobres na Inglaterra – inaugura a Promoção da saúde nos espaços de vida “Saúde e doença são resultado do nível de prevenção e das condições sanitárias que rodeiam o indivíduo” (Arredondo – 1993)

5 5 Virchow ( patologista alemão ) Foi enviado pela Prússia para estudar a ocorrência de Epidemia de Tifo (1847/49, que hoje se sabe era uma febre exantemática ) na Alta Silésia (paupérrima) analisou o contexto sócio cultural –Relacionou saúde à democracia, educação, liberdade, bem-estar e prosperidade da população pobre da região estudada

6 Recomendou que o povo pudesse se comunicar em sua própria língua polaca e ter um governo autônomo eleito por eles, que criassem associações, que houvesse separação entre e Estado e que os impostos mudassem dos pobres para os ricos 6

7 7 1910 – Relatório Flexner Avaliação do ensino médico nos EUA e Canadá: muitas faculdades sem condições de funcionamento O ideário hegemônico no campo da saúde influencia a prática até hoje: curativismo – biologismo – individualismo – especialização. “O estudo da Medicina deve ser centrado na doença, de forma individual e concreta” (Flexner)

8 Winslow (1920) direito à saúde Define Saúde Pública como: a ciência e a arte de prevenir doenças, de prolongar a vida e melhorar a saúde e a eficiência mental e física dos indivíduos, por meio dos esforços organizados da comunidade tendo em vista o saneamento do meio ambiente, a luta contra as doenças que apresentam importância social, o ensino aos indivíduos das regras de paramédicos com a finalidade do diagnóstico precoce e do tratamento preventivo das doenças, assim como por em execução as medidas sociais convenientes para assegurar a cada membro da coletividade um nível de vida adequado à manutenção da saúde, por forma de cada indivíduo possa usufruir o seu direito à saúde e à longevidade

9 9 Henry Sigerist (1941) –“A saúde se promove proporcionando condições de vida decentes, boas condições de trabalho, educação, cultura física e formas de lazer e descanso” –Seu programa de saúde propunha Educação livre para todos Melhores condições de vida e trabalho Melhores meios de recreação e descanso Sistema de saúde acessível a todos Centros médicos de pesquisa e capacitação

10 10 Crise do paradigma flexneriano – causas: Aumento das doenças degenerativas Diminuição das doenças transmissíveis Conceitos: –multicausalidade: a medicina preventiva: saúde passa a ser compreendida como o equilíbrio entre agente, hospedeiro, ambiente e conduta individual social. - introdução dos conceitos de risco e vulnerabilidade.

11 11 História natural da doença (Leavel &Clark, 1965) Promoção da saúde Prevenção Primária Prevenção secundária Prevenção terciária Proteção específica Diag. Precoce e tratamento Limitação Invalidez Reabilitação

12 Educação em saúde é importante para se ter uma melhor saúde: bom padrão de nutrição, desenvolvimento da personalidade, educação sexual, aconselhamento pré-nupcial, moradia adequada, ambiente de trabalho adequado, etc. Enfoque da promoção centrada principalmente no indivíduo, com alguma projeção para a família e grupos 12

13 13 A compreensão do processo saúde- doença na visão da História Natural da Doença, mostrou-se inapropriada para as Doenças e Agravos Não- transmissíveis (DANT) pois a promoção da saúde, para essas doenças e agravos passou a ser associada a medidas preventivas sobre o ambiente físico e sobre os estilos de vida

14 14 1974 no Canadá - Informe Lalonde – “Para além da Assistência à Saúde” Verificou que a destinação dos recursos se dava principalmente para a organização e manutenção de serviços assistenciais e não sobre condicionantes das doenças mais prevalentes Condicionantes dessas doenças eram o ambiente, e os comportamentos ou estilos de vida, que em conjunto eram responsáveis por mais de 80% das causas dessas enfermidades.

15 15 Segundo o Informe Lalonde, o campo da saúde, que reúne os chamados determinantes da saúde, é composto por –Biologia humana: herança genética, processos de amadurecimento e envelhecimento; –Ambiente: fatores relacionados à saúde externos ao organismo humano e sobre os quais as pessoas têm pouco ou nenhum controle: qualidade dos alimentos, do ar, da água, eliminação de dejetos;

16 16 –Estilo de vida: conjunto de decisões que o indivíduo toma com relação à sua saúde e sobre os quais exerce certo grau de controle; e –Organização do sistema de saúde: quantidade, qualidade, ordem e relações entre pessoas e os recursos de prestação da atenção à saúde. Crítica: culpabilização da vítima, responsabilização de determinados grupos por seus problemas de saúde Após 10 anos, Carol Buck aponta as dificuldades encontradas para a implementação das recomendações do relatório Lalonde

17 Dificuldades encontradas relacionadas a fatores ambientais (Buck, 1985) Violência e acidentes Necessidades básicas não satisfeitas (alimentação, vestuário e teto) “Amenidades” (algo que torna a vida mais fácil e prazerosa – transporte, recreação) não satisfeitas Isolamento e alienação Pobreza Trabalho estressante, sem recompensa e despersonalizado 17

18 1977 – “Saúde para Todos no ano 2000” –Saúde como direito, não só de acesso, mas como trabalho de cooperação entre outros setores da sociedade 18

19 19 1986 – Primeira Conferência Internacional de Promoção da Saúde capacitação das pessoas gestão mais autônomaDefine PS como o “um processo que confere ao povo os meios para segurar um maior controle e melhoria de sua própria saúde, não se limitando a ações de responsabilidade do setor saúde”, propõe a capacitação das pessoas para uma gestão mais autônoma da saúde e dos determinantes da mesma. “a saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico, pessoal, assim como uma importante dimensão da qualidade de vida “ (Carta de Ottawa, 1986)

20 Processo através do qual a população se capacita e busca meios para conseguir controlar os fatores que favorecem seu bem-estar e da comunidade ou que podem a estar pondo em risco, tornando-a vulnerável ao adoecimento e prejudicando sua qualidade de vida 20

21 Promoção da saúde é o conjunto de atividades, processos e recursos, de ordem institucional, governamental ou da cidadania, orientados a propiciar a melhoria das condições de bem- estar e acesso a bens e serviços sociais que favoreçam o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e comportamentos favoráveis aos cuidados da saúde e o desenvolvimento de estratégias que permitam, à população maior controle sobre sua saúde e suas condições de vida, a níveis individual e coletivo (Gutierrez, 1994) 21

22 22 Conceito de saúde em que a Promoção da Saúde se baseia Saúde não é ausência de doença É bem estar físico, mental, social e espiritual. É produto de determinações biológicas, econômicas, sociais, políticas, culturais, educativas e outras Saúde relacionada a qualidade de vida. Condições para QV: paz, acesso a educação, habitação, renda, alimentação, acesso a serviços de saúde, segurança, ecossistema saudável, recursos renováveis, justiça social e equidade

23 23 Saúde No contexto da promoção da saúde considera-se a saúde não como um estado abstrato (ideal-utópico) mas como capacidade de desenvolver o projeto potencial pessoal de vida e responder de forma positiva aos estímulos do ambiente

24 24 A compreensão da saúde enquanto produção social implica reconhecer que: determinantes de saúde são mediados pelo sistema social e determinados pelas relações sociais; as ações que visam a resolução das distorções e desigualdades existentes exigem atos coordenados em várias esferas de governo, ações intersetoriais; são necessárias mudanças profundas nos padrões econômicos e a intensificação de políticas sociais.

25 25 a sociedade civil organizada deve exigir das autoridades governamentais a elaboração e a implementação de políticas públicas saudáveis para a superação do quadro de desigualdades e iniqüidades a integração e a articulação de vários saberes e práticas dentro do setor saúde e entre os diversos setores é imprescindível para a proposição de soluções aos problemas existentes em um determinado território (nacional, estadual e/ou local)

26 Campos de ação da Promoção da saúde: Criação de ambientes favoráveis Reforço da ação comunitária Desenvolvimento de habilidades pessoais Reorientação do sistema de saúde 26

27 27 1988 – II Conf Internacional de PS – Declaração de Adelaide Políticas públicas saudáveis como tema central Áreas prioritárias para promover ações imediatas de políticas públicas saudáveis: –Apoio à saúde da mulher –Alimentação e nutrição –Tabaco e álcool –Criação de ambientes favoráveis

28 Alimentação e nutrição Direito humano universal, dever do Estado e responsabilidade da sociedade Requisito para a promoção e proteção da saúde Meta apontada na Declaração de Adelaide: eliminação da fome, da má nutrição e dos agravos relacionados ao excesso de peso Garantia de ração de qualidade e em quantidade suficiente, respeitando os aspectos socio-culturais das populações 28

29 29 1991- III Conf. Internacional de PS – Declaração de Sundsval Focou a interdependência da saúde e ambiente em todos os seus aspectos, no desenvolvimento de ambientes físicos, sociais, econômicos e políticos mais favoráveis à saúde. Refere-se a espaços em que as pessoas vivem: a comunidade, suas casas, seu trabalho e os espaços de lazer e engloba também as estruturas que determinam o acesso aos recurso para viver, as estruturas econômicas e políticas.

30 30 1992 Declaração de Santafé de Bogotá definiu estratégias de promoção da saúde para ao países da América Latina, adverte sobre as desigualdades econômicas, ambientais sociais, políticas e culturais assim como a desigualdade de acesso e qualidade dos serviços de saúde que tendem a piorara com as políticas de ajustes. Adverte também para o quadro epidemiológico: persistência de doenças endêmicas e o aumento de doenças crônico- degenerativas.

31 31 IV Conf. Internacional de PS – Declaração de Jakarta Enfatiza o surgimento de novos determinantes da saúde, destacando os fatores transnacionais: a integração da economia global, os mercados financeiros e o comércio, o acesso a meios de comunicação, assim como a degradação ambiental

32 32 Estratégias da promoção educação sanitária comunicação e marketing social organização e desenvolvimento comunitário mudança no modelo organizacional ação política (legislação, pressão política)

33 33 As diversas conceituações de PS podem ser agrupadas em dois grande grupos: 1.PS consiste nas atividades dirigidas à transformação dos comportamentos dos indivíduos, focando seus estilos de vida e localizando-os no seio das famílias e, no máximo no ambiente das “culturas” da comunidade em que se encontram Neste caso, os programas ou atividades de PS tendem a se concentrar em componentes educativos primariamente relacionados com riscos comportamentais cambiáveis, que se encontrariam, em parte, sob o controle das próprias pessoas

34 34 2.Modernamente, o que caracteriza a PS é o papel protagonista dos determinantes gerais sobre as condições de saúde: a saúde é produto de um amplo espectro de fatores relacionados à qualidade de vida, incluindo um padrão adequado de alimentação e nutrição, de habitação e saneamento, boas condições de trabalho, oportunidades de educação ao longo de toda a vida, ambiente físico limpo, apoio social para famílias e indivíduos, estilo de vida responsável e cuidados adequados de saúde

35 35 CONCEPÇÕES DE SAÚDE E DIFERENTES VISÕES DA PROMOÇÃO DA SAÚDE

36 PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO DIFERENÇAS ENTRE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS - Objetivos - A quem se dirigem as ações Características dos modelos - Interventores - Estratégias

37 PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO OBJETIVOS COMUNS:  alcançar a melhoria nos níveis de saúde  Incentivar as intervenções de saúde pública para modificar riscos e problemas.  Incentivar a reorientação dos serviços de saúde para o incremento da prevenção e da promoção da saúde. H.E.Restrepo

38 PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO Objetivos Prevenção Reduzir os fatores de risco e de doença Diminuir complicações das enfermidades Proteger pessoas e grupos de agentes agressivos Objetivos Promoção Atuar sobre determinantes. Mudanças nas condições de vida Influir em decisões sobre políticas públicas Melhorar a saúde e a qualidade de vida de populações Lutar por equidade e justiça social

39 PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO Prevenção para quem?  Primária: indivíduos e Grupos em risco  Secundária: individuos e grupos possivelmente doentes (screening)  Terciária: doentes em risco de complicação e morte Promoção para quem?  População geral, comunidades  Grupos específicos (etnias, crianças, mulheres, idosos)  Situações causais Exemplos: analfabetismo, falta de água potável, a exclusão social, etc.

40 PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO Prevenção: modelos Primário: própria saúde pública preventiva (SP). Secundário: SP para riscos específicos. tipo clínico Terciário: Clínica. Recuperação. Promoção: modelos  Ecológico de sistemas múltiplos  Socio-político  Socio-ambiental  Socio-cultural

41 PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO Prevenção: tipo de interventores  Primária: profissionais de SP e comunidade  Secundária: Profissionais de SP e Clínicos  Terciária: clínicos; comunitários em reabilitação baseada na la comunidad Promoção: tipo de interventores  Líderes políticos e civís  Funcionários de diferentes setores  Profissionais diversos  Grupos de apoio social  Agentes comunitários  Meios de comunicação

42 PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO Prevenção: rol de interventores  Primária: mobilização e organização da comunidade, informação, educação.  Secundária: programar metas ; cobertura de serviços  Terciária: proporcionar tratamentos e reabilitação Promoção: rol de interventores  Estimular a participação social  Empoderar-se  Mobilização política  Fazer lobby, advocacia  Influenciar Políticas Públicas e PPSaudáveis  Fazer alianças

43 PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO Estratégias de Prevenção  Primária: educação sanitária; desenvolvimento comunitário; comunicação e informação; ação intersetorial.  Secundária: detecção, diagnóstico precoce  Terciária: tratamento oportuno; manejo clínico para evitar recaídas; reabilitação

44 Promoção da saúde ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS Participação social e construção da capacidade comunitária, empoderamento Políticas: negociação política, consulta, o consenso, advocacia, lobbyInformación, Comunicação Social Educação Investigação Participativa

45 PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO ENFOQUES Prevenção = Enfoque de Risco Promoção = Enfoque Populacional Prevenção = Enfoque mais Individual Promoção = Enfoque individual menos importante. Político e Social mais importante Prevenção = trabalha no extremo de curva Promoção = trabalha com o centro de curva

46 PREVENÇÃO VS. PROMOÇÃO Exemplos de Prevenção Primários: Imunizações iodização do sal Secundários: Teste Papanicolaou,Testes recém-nascidos Terciário: manejo do diabetes, Reabilitação Exemplos de Promoção Ambientes Saudáveis –Escolas saudáveis –Municípios Saudáveis Estilo de Vida –anti tabagismo –Exercício –convivência pacífica Reorientação dos Serviços Hospitais saudáveis


Carregar ppt "1 Promoção da Saúde. O que faço para promover minha saúde? Do que depende a promoção da saúde de minha família e da minha comunidade? 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google