A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição A tarefa de definir adição tem desafiado médicos, juízes, padres, adictos, suas famílias e as pessoas em geral, por toda a história. Existem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição A tarefa de definir adição tem desafiado médicos, juízes, padres, adictos, suas famílias e as pessoas em geral, por toda a história. Existem."— Transcrição da apresentação:

1

2 Definição A tarefa de definir adição tem desafiado médicos, juízes, padres, adictos, suas famílias e as pessoas em geral, por toda a história. Existem tantas definições potenciais quanto existem grupos com interesses em definir adição. Essas definições dão ênfase a coisas tais como dependência fisiológica, dependência psicológica, dinâmica familiar, problemas comportamentais e moralidade. “NARCOTICOS ANONIMOS”

3 Adição: Necessidade compulsiva e para a utilização de uma substância formadora de hábito (como a nicotina, heroína ou álcool), caracterizado por tolerância à substância e bem definidos por sintomas fisiológicos quando esta é retirada. Amplamente: Uso compulsivo persistente de uma substância conhecida pelo utilizador por ser prejudicial. “Dicionário de Língua Portuguesa”

4 Todas as substâncias químicas com efeitos sobre o sistema nervoso central interferem com a produção de substâncias que são indispensáveis à nossa vida. Todas as sensações implicam neurotransmissores e recetores. NEUROTRANSMISSORES (que nos permitem perceber, sentir, pensar, agir...)

5 Situação normal: Níveis normais de neurotransmissores e neuroreceptores. As drogas e outras substâncias aditivas, como o tabaco e o álcool preenchem estes receptores. (nomeadamente de dopamina substancia responsável pelas sensações de bem estar e euforia).

6 Assim, ao mesmo tempo: Inibem a produção normal nesse Neurotransmissor Provocam o aumento do número de receptores

7 Deste modo AUMENTA a necessidade de consumo dessas substancias criando: Estas surgem sempre associadas, uma vez que a falta de alento e a urgência em consumir para se sentir mais confortável e bem disposto (a que habitualmente chamamos dependência psicológica), só surge porque já existe dependência física derivada das alterações químicas. A dependência vai sendo agravada quanto mais nocivos e frequentes forem os consumos. Também se vão agravando os sintomas físicos e psicológicos da privação da substância de que se está dependente e a dificuldade em abandonar o consumo. Deste modo estes consumos transformam-se rapidamente em prisões que comandam a pessoa e a sua autodeterminação.

8 A dependência de uma substância traz inúmeros malefícios para a saúde e vida da pessoa que são bem conhecidos. PARA QUE SEJAS DONO DA TUA VIDA:


Carregar ppt "Definição A tarefa de definir adição tem desafiado médicos, juízes, padres, adictos, suas famílias e as pessoas em geral, por toda a história. Existem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google