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EMPREENDEDORISMO Prof. Fabiana do Patrocínio Vieira 2010.

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1 EMPREENDEDORISMO Prof. Fabiana do Patrocínio Vieira 2010

2 TIPOS DE NEGÓCIO EMPRESA FAMILIAR ESCRITÓRIO EM CASA FRANQUIA COOPERATIVAS COMÉRCIO ELETRONICO ASSOCIAÇÃO

3 EMPRESA FAMILIAR Conceito Internacionalmente Aceito   No nível da propriedade - controle da empresa encontra-se nas mãos de uma família.   No nível da gestão - os lugares de topo da empresa são ocupados pelos membros da família.   No nível da sucessão - a segunda geração assume os lugares deixados vagos pelos parentes.

4 “A empresa para ser considerada familiar, tem que chegar à segunda geração. Só a partir daí é que passa a criar uma ideologia...”...Neste aspecto o fundador traz a empresa baseada em conceitos pessoais, após a segunda geração é que estes conceitos se ampliam e passam a abranger a família como um todo. EMPRESA FAMILIAR

5 De cada 100 empresas, 30 chegam à segunda geração e somente 5 chegam à terceira; Os investimentos estrangeiros aumentaram (em 2000) para 54% sua participação no mercado das fusões e aquisições; Fonte BNDES EMPRESA FAMILIAR

6 Panorama Mundial Das 500 maiores empresas americanas, 35% são familiares (publicação revista Fortuna); Empregam 62% da força de trabalho e respondem por cerca de 64% do PIB, movimentando 2/3 da força de trabalho. Lethbridge (2008) Na Alemanha, as pequenas e médias empresas possuem 100% de controle familiar. São responsáveis por 2/3 dos empregos do país. EMPRESA FAMILIAR

7 Panorama Participação do PIB em: 12% do segmento agronegócio 34% da indústria 54% de serviços Tirando as estatais (já privatizadas) e as multinacionais, 95% das maiores empresas são familiares (a maioria na segunda geração). Fonte BNDES EMPRESA FAMILIAR

8 PADRÃO HISTÓRICO Tipicamente a empresa tem uma fase inicial de crescimento e expansão, sob a direção de seu criador. EMPRESA FAMILIAR

9 PADRÃO HISTÓRICO Em seguida vem a segunda geração, que pode se chamar de “administradores do sucesso”. Nessa fase a empresa continua indo bem, tendo lucro, pode até ser líder de mercado, mas deixou de inovar. Os gestores estão satisfeitos, não pensam em mudar nada em uma fórmula que deu certo.

10 EMPRESA FAMILIAR PADRÃO HISTÓRICO A terceira geração é a dos administradores da estagnação, onde surgem concorrentes mais competentes e mais criativos, os gestores não conseguem fazer nada para mudar esta rota de declínio. Ex: Grupo COFAP.

11 EMPRESA FAMILIAR CULTURA FAMILIAR ASPECTOS POSITIVOS Carisma do fundador; Partilhar de ideais e normas (conhecimento); Flexibilidade (de trabalho, tempo e dinheiro, levando à rápida adaptação às novas circunstâncias; Agilidade para estabelecer parcerias tecnológicas; Estabilidade; Rapidez nas decisões;

12 CULTURA FAMILIAR ASPECTOS POSITIVOS Confiabilidade e orgulho; Liderança definitiva; Tradição em tudo que faz; Aproximação e compreensão humana; Antecessor procura transmitir ensinamentos a seu sucessor; Preocupação com a responsabilidade social. EMPRESA FAMILIAR

13 CULTURA FAMILIAR ASPECTOS NEGATIVOS Rigidez de posicionamentos e dificuldade em romper padrões e adotar novos paradigmas; Legitimidade e poder (dependendo da etapa em que a família se encontra 1ª, 2ª e 3ª gerações; Sucessão (troca de comando e adoção de novas idéias – profissionalização); Os desafios (ajustes à modernização, administração das transições, levantamento de capital e problema de controle relacionado à sócios). EMPRESA FAMILIAR

14 CULTURA FAMILIAR ASPECTOS NEGATIVOS Permite empregar profissionais incompetentes; Questões emocionais - dificuldade de transmitir o carisma do fundador para as futuras gerações; Formação do sucessor dentro da própria empresa (adquire os vícios); Conflitos de poder. Morosidade nas decisões. EMPRESA FAMILIAR

15 Desaparecimento da empresa familiar brasileira Causas :   Rachar em duas ou mais, por cisão acionária entre os sócios;   Ser vendida;   Abrir o capital ou abrir mão da maioria acionária, deixando de ser familiar;   Fechar as portas seja por encolhimento ou falência. EMPRESA FAMILIAR

16 EMPRESA FAMILIAR NO FINAL DOS ANOS 90 FERRAMENTAS DE MELHORIA: Estabelecer uma relação dinâmica entre a empresa e as pessoas que a comanda (visão sistêmica); Transferência do poder e do comando mais cedo - é mais eficaz; Desaparecimento da cultura do fundador - o homem entrou no séc. XX, não é o mesmo que está saindo; A ascensão da mulher-herdeira no processo de sucessão levará a novos desenvolvimentos administrativos. EMPRESA FAMILIAR

17 PROFISSIONALIZAÇÃO As palavras profissional e profissionalização são mágicas. Geralmente, elas são associadas com o processo de mudança estrutural, que reflete um desejo de mudança por parte das empresas familiares. EMPRESA FAMILIAR

18 PROFISSIONALIZAÇÃO “É preciso lembrar que, para uma empresa se tornar Profissional, o primeiro passo não é contratar administradores profissionais que não pertençam à família. O fundamental é a atitude que a família assume diante da profissionalização”.


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