A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II
Professora: Luciana Campos Aula 3 –

2 RESILIÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS

3 RESILIÊNCIA

4 As imagens secretas do Holocausto

5 A Resiliência no caos

6 De maneira geral, você se considera uma pessoa resiliente?

7 "O outro guarda um segredo: o segredo de quem sou" Sartre

8

9 A descoberta dos “papéis” nos grupos
Líder Porta-Voz Bode Expiatório Sabotador

10 Um grupo saudável Um grupo considerado saudável é aquele onde estes papéis são móveis, não cristalizados, oportunizando que os vários integrantes vivenciem, alternadamente, seus diferentes papéis. Num grupo onde não há uma reflexão sistemática desta dinâmica, temos mais chances de uma convivência onde componentes patológicos se expressem, criando assim ruídos de comunicação e conflitos expressos ou velados.

11 Competência Social: A “ansiedade social” é o segundo quadro de transtorno psiquiátrico de maior incidência no mundo, sendo precedido apenas pela “depressão” e estando acima da “dependência química de substâncias”. Del Prette (2005).

12 As 7 habilidades sociais:
Habilidades Empáticas Habilidades de autocontrole e expressividade emocional Habilidades de Civilidade Habilidades Assertivas Habilidades de fazer amizade Habilidades Acadêmicas Habilidades de Solução de problemas

13 As habilidades sociais estão relacionadas com a inteligência...
Mas o que é mesmo a inteligência?

14 A capacidade de solucionar problemas
Inteligência é... A capacidade de solucionar problemas

15 Gardner e as 9 Inteligências
Lógico- Matemática Linguística Musical Naturalística Corporal- Cinestésica Espacial Intrapessoal Interpessoal Espiritual

16 Relação Resiliência e Habilidades Sociais

17

18 “Mar calmo nunca fez bom marinheiro”

19

20 Obstáculos à criação... “O que vão pensar de mim?”
“O outro escolheu deixar-me e me sinto completamente sozinho” “Perdi um grande emprego”

21 Rubem Alves...

22 "Ostra feliz não faz pérola
"Ostra feliz não faz pérola. A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: "Preciso envolver esta areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tira as pontas..." Ostras felizes não fazem pérolas...Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída...Por vezes a dor aparece como aquela coceira que tem o nome de curiosidade.“ (Rubem Alves, 2008)

23 Primeira Avaliação Escrita Individual
A avaliação será dissertativa e sem consulta Data: 08/09/2015. Matéria: Filme “Ciência das Emoções” (Exibido dia 18/08. O conceito de Loucura Resiliência Personalidade e Distúrbios

24 PRÓXIMA AULA: TEXTO 3 da pasta na Terra On:
Do livro “Teorias da Personalidade”: O estudo da Personalidade: Avaliação, Pesquisa e teoria, (2002).


Carregar ppt "Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google