A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I."— Transcrição da apresentação:

1 1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I

2 OBJETIVOS analisar os fundamentos teórico-históricos da geografia e História. discutir sobre o processo de construção do conhecimento científico e escolar na área de História e Geografia; analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam o ensino da Geografia e da História nos diferentes níveis de ensino; discutir sobre metodologias convencionais e inovadoras, disciplinares, utilizando sobretudo as linguagens mais freqüentes na produção e divulgação da História e da Geografia; adquirir e utilizar criticamente um instrumental básico ao exercício da docência da Geografia e da História na Educação Infantil e nas primeiras séries Fundamental.

3 Abordagem dos fundamentos teórico-históricos da
EMENTA Abordagem dos fundamentos teórico-históricos da Geografia e História. O homem e suas relações com o meio físico, social e cultural. Noções de tempo e espaço contextualizado em uma perspectiva interdisciplinar. Ênfase nos princípios metodológicos que encaminham à interdisciplinaridade, à visão de totalidade e à responsabilidade social, que implica a CIDADANIA. Concepções de História e Geografia recorrentes no ensino na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

4 1. Fundamentos teóricos metodológicos do ensino de geografia e de história.
Tempo, Espaço e sociedade no processo educativo: a identidade cultural do exercício de cidadania. 1.1 O objeto de estudo da didática e metodologia do ensino de Geografia e História. Movimento dialético entre teoria e prática: do geral para o particular, do particular para o geral na construção do conhecimento em Ciências Humanas e Sociais.

5 Pressupostos básicos:
AUSUBEL (1978) – Aprendizagem significativa, contextualização do conhecimento. FREINET (1977) – Escola viva, aprender feliz, com livre expressão dos alunos, trabalho em grupo, afetividade, interação entre teoria e prática. PIAGET (1970) – Ação do aprendiz e interação com o ambiente a cada etapa da construção do conhecimento. GARDNER (1974) – Teoria das inteligências múltiplas linguagens: lingüística ou verbal, lógico matemática, espacial, sonora ou musical, cinestésico – corporal, naturalista, pessoais (intrapessoal e interpessoal). PERRENOUD (1999) - Faculdade de mobilizar diversos recursos cognitivos da inteligência dos alunos para a aquisição de competências.

6 A importância do ensino das ciências
Humanas e Sociais nos Currículos da Educação Infantil e Ensino Fundamental ( séries iniciais).


Carregar ppt "1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google