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Coleção Vitória-Régia

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Apresentação em tema: "Coleção Vitória-Régia"— Transcrição da apresentação:

1 Coleção Vitória-Régia
cód cód L cód Coleção Vitória-Régia Vivência e Construção Viver e Aprender Geografia 2a Série (clique na capa o livro) (clique aqui) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

2 Coleção Vitória-Régia
Por quê? A proposta pedagógica, retratada em linguagem simples e clara, tem como base o socioconstrutivismo, que visa à construção do conhecimento a partir da experiência do aluno no processo de interação com o meio e propõe a elaboração de conceitos que preparem as crianças para compreender a organização e a ocupação do espaço. Ao longo da obra, os conteúdos tornam-se gradualmente mais complexos. Para a construção e representação do espaço, parte-se sempre das noções mais simples para as mais elaboradas, de maneira gradual, no desenvolvimento dos conteúdos. O estímulo à construção da cidadania recebe tratamento privilegiado, na medida em que as questões sociais e os problemas enfrentados pela população são enfocados ressaltando-se o fato de que a sociedade vive num espaço e este é partilhado por outras pessoas que possuem interesses diferentes. (clique aqui) Coleção Vitória-Régia (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

3 (clique na capa do livro)
Por quê? A coleção valoriza a vivência dos alunos e as relações entre o particular e o geral para se chegar às formas mais abstratas de raciocínio. Destaca-se a importância pedagógica dos temas transversais e da interdisciplinaridade para despertar o espírito crítico das crianças e promover a integração com outras disciplinas. No entanto, a obra apresenta muitos conceitos e definições prontos, ou seja, já elaborados, e privilegia as informações sem contextualizá-las. Dessa forma, a reflexão dos alunos sobre os temas propostos fica prejudicada. Além disso, alguns conteúdos são trabalhados com elevado nível de abstração, pouco compatível com a faixa etária dos alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental. (clique aqui) Vivência e Construção (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

4 (clique na capa do livro)
Por quê? Nos pressupostos teóricos da coleção, explicitados no manual do professor, o aprendizado é entendido como um processo de construção do conhecimento. As experiências dos alunos devem ser valorizadas e os conceitos geográficos básicos, abordados a partir de seu espaço de vivência. As crianças são estimuladas a se reconhecerem como pertencentes ao conjunto integrado pelas relações sociedade-natureza e, assim, incentivadas a desenvolver atitudes voltadas para a construção da cidadania. No entanto, a interação com o objeto do conhecimento e a construção de noções e conceitos geográficos são dificultados pela existência de conteúdos, atividades e exercícios que apresentam conceitos já prontos e situações desvinculadas da realidade do aluno. (clique aqui) Viver e Aprender (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

5 Coleção Vitória-Régia
cód cód L cód Coleção Vitória-Régia Vivência e Construção Viver e Aprender Geografia 3a Série (clique na capa o livro) (clique aqui) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

6 Coleção Vitória-Régia
Por quê? A proposta pedagógica, retratada em linguagem simples e clara, tem como base o socioconstrutivismo, que visa à construção do conhecimento a partir da experiência do aluno no processo de interação com o meio e propõe a elaboração de conceitos que preparem as crianças para compreender a organização e a ocupação do espaço. Ao longo da obra, os conteúdos tornam-se gradualmente mais complexos. Para a construção e representação do espaço, parte-se sempre das noções mais simples para as mais elaboradas, de maneira gradual, no desenvolvimento dos conteúdos. O estímulo à construção da cidadania recebe tratamento privilegiado, na medida em que as questões sociais e os problemas enfrentados pela população são enfocados ressaltando-se o fato de que a sociedade vive num espaço e este é partilhado por outras pessoas que possuem interesses diferentes. (clique aqui) Coleção Vitória-Régia (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

7 (clique na capa do livro)
Por quê? A coleção valoriza a vivência dos alunos e as relações entre o particular e o geral para se chegar às formas mais abstratas de raciocínio. Destaca-se a importância pedagógica dos temas transversais e da interdisciplinaridade para despertar o espírito crítico das crianças e promover a integração com outras disciplinas. No entanto, a obra apresenta muitos conceitos e definições prontos, ou seja, já elaborados, e privilegia as informações sem contextualizá-las. Dessa forma, a reflexão dos alunos sobre os temas propostos fica prejudicada. Além disso, alguns conteúdos são trabalhados com elevado nível de abstração, pouco compatível com a faixa etária dos alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental. (clique aqui) Vivência e Construção (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

8 (clique na capa do livro)
Por quê? Nos pressupostos teóricos da coleção, explicitados no manual do professor, o aprendizado é entendido como um processo de construção do conhecimento. As experiências dos alunos devem ser valorizadas e os conceitos geográficos básicos, abordados a partir de seu espaço de vivência. As crianças são estimuladas a se reconhecerem como pertencentes ao conjunto integrado pelas relações sociedade-natureza e, assim, incentivadas a desenvolver atitudes voltadas para a construção da cidadania. No entanto, a interação com o objeto do conhecimento e a construção de noções e conceitos geográficos são dificultados pela existência de conteúdos, atividades e exercícios que apresentam conceitos já prontos e situações desvinculadas da realidade do aluno. (clique aqui) Viver e Aprender (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

9 Coleção Vitória- Régia
cód cód L cód Coleção Vitória- Régia Vivência e Construção Viver e Aprender Geografia 4a Série (clique na capa o livro) (clique aqui) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

10 Coleção Vitória-Régia
Por quê? A proposta pedagógica, retratada em linguagem simples e clara, tem como base o socioconstrutivismo, que visa à construção do conhecimento a partir da experiência do aluno no processo de interação com o meio e propõe a elaboração de conceitos que preparem as crianças para compreender a organização e a ocupação do espaço. Ao longo da obra, os conteúdos tornam-se gradualmente mais complexos. Para a construção e representação do espaço, parte-se sempre das noções mais simples para as mais elaboradas, de maneira gradual, no desenvolvimento dos conteúdos. O estímulo à construção da cidadania recebe tratamento privilegiado, na medida em que as questões sociais e os problemas enfrentados pela população são enfocados ressaltando-se o fato de que a sociedade vive num espaço e este é partilhado por outras pessoas que possuem interesses diferentes. (clique aqui) Coleção Vitória-Régia (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

11 (clique na capa do livro)
Por quê? A coleção valoriza a vivência dos alunos e as relações entre o particular e o geral para se chegar às formas mais abstratas de raciocínio. Destaca-se a importância pedagógica dos temas transversais e da interdisciplinaridade para despertar o espírito crítico das crianças e promover a integração com outras disciplinas. No entanto, a obra apresenta muitos conceitos e definições prontos, ou seja, já elaborados, e privilegia as informações sem contextualizá-las. Dessa forma, a reflexão dos alunos sobre os temas propostos fica prejudicada. Além disso, alguns conteúdos são trabalhados com elevado nível de abstração, pouco compatível com a faixa etária dos alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental. (clique aqui) Vivência e Construção (clique na capa do livro) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant

12 (clique na capa do livro)
Por quê? Nos pressupostos teóricos da coleção, explicitados no manual do professor, o aprendizado é entendido como um processo de construção do conhecimento. As experiências dos alunos devem ser valorizadas e os conceitos geográficos básicos, abordados a partir de seu espaço de vivência. As crianças são estimuladas a se reconhecerem como pertencentes ao conjunto integrado pelas relações sociedade-natureza e, assim, incentivadas a desenvolver atitudes voltadas para a construção da cidadania. No entanto, a interação com o objeto do conhecimento e a construção de noções e conceitos geográficos são dificultados pela existência de conteúdos, atividades e exercícios que apresentam conceitos já prontos e situações desvinculadas da realidade do aluno. Viver e Aprender (clique na capa do livro) (clique aqui) Secretaria de Educação Especial / Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant


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