A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO CONSTRUIR HIPÓTESES? Antonio Carlos Gil, 2010 Outros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO CONSTRUIR HIPÓTESES? Antonio Carlos Gil, 2010 Outros."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina http://paginapessoal.utfpr.edu.br//goya COMO CONSTRUIR HIPÓTESES? Antonio Carlos Gil, 2010 Outros autores

2 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina O que são hipóteses? Níveis de formulação. Algumas são casuísticas (ocorre em determinado caso), outras são capazes de descrever um fenômeno, há por fim, hipóteses que especificam relações entre dois ou mais fenômenos. Kerlinger (1980): ¨Uma hipótese é um enunciado conjectural das relações entre duas ou mais variáveis¨. Variável: Tudo aquilo que pode assumir diferentes valores numéricos (temperatura, idade, renda familiar etc). Uma suposição ou explicação provisória do problema que deve ser submetida a teste, mediante procedimentos específicos.

3 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Problema: Que fatores contribuem para o consumo de cerveja por estudantes universitários? Exemplo de Hipóteses: 1) estudantes ansiosos tendem a consumir mais cerveja; 2) Estudantes do sexo masculino são mais propensos ao consumo; 3) Estudantes noturno tendem a consumir mais do que os dos cursos matutinos.

4 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Variável: Tudo aquilo que pode assumir diferentes valores numéricos (temperatura, idade, renda familiar etc). Como as variáveis se relacionam nas hipóteses ¨Países economicamente desenvolvidos apresentam baixos níveis de analfabetismo¨. Variáveis: ¨desenvolvimento econômico¨ e ¨analfabetismo¨. ¨A classe social da mãe influencia no tempo de amamentação dos filhos¨. Variável independente (x): classe social; Variável dependente (y): tempo de amamentação. Atenção: enquanto uma pessoa movida pelo senso comum espera que um único fator seja suficiente para explicar determinado fato, o pesquisador planeja seu trabalho no sentido de verificar em que medida determinadas situações atuam tornando provável a ocorrência do fato.

5 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina 1) Estímulo-Resposta: ¨Adolescentes, filhos de pais viúvos ou divorciados, passam a ter autoestima em menor grau quando seus pais se casam novamente¨. Seis tipos de relações assimétricas (Rosenberg, 1976): (x): novo casamento; (y): rebaixamento da autoestima 2) Disposição-Resposta: ¨Pessoas autoritárias manifestam preconceito racial em grau elevado¨. (x): autoritarismo; (y): preconceito racial. 3) Propriedade-Disposição: ¨Católicos tendem a ser menos favoráveis ao divórcio que os evangélicos¨. (x): religião; (y): favorabilidade ao divórcio As relações assimétricas indicam que uma variável pode influenciar a outra: os fenômenos não são independentes entre si (relações simétricas) e não se relacionam mutuamente (relações recíprocas).

6 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina 5) Relação imanente entre duas variáveis: ¨Verifica-se a existência de relação entre a urbanização e secularização¨. Seis tipos de relações assimétricas (Rosenberg, 1976): (x): urbanização; (y): secularização 6) Relação entre meios e fins: ¨O aproveitamento dos alunos está relacionado ao tempo dedicado ao estudo¨. (x): tempo de dicado ao estudo; (y): aproveitamento dos alunos. 4) Pré-requisito - Efeito: ¨O capitalismo só se desenvolve quando existem trabalhadores livres¨. (x):trabalhadores livres; (y): desenvolvimento do capitalismo

7 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina alunos de escola pública e de escola particular obtêm notas diferentes no concurso vestibular pelo nervosismo de uns e outros. Variável interveniente (w) (x): alunos de escola pública e particular; (y): notas no vestibular; (w): nervosismo interveniente (w): é o que altera a variável dependente sem provocar mudanças na variável independente.

8 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina 1) Observação. Por si sós, têm poucas probabilidades de conduzir a um conhecimento suficientemente geral e explicativo. Como chegar a uma hipótese? 2) Resultado de outras pesquisas. Por exemplo uma pesquisa no Brasil que confirma um resultado anterior nos EUA. 3) Teorias. São as mais interessantes no sentido de proporcionarem ligação clara com o conjunto amplo de conhecimento das ciências. De Morgan: ¨Uma hipótese não se obtém por meio de regras, mas graças a essa sagacidade impossível de descrever, precisamente porque quem a possui não segue, ao agir, leis perceptíveis para eles mesmos¨ (mais de um século atrás, citado por Ferrari, 1982). No entanto, Gil cita algumas fontes principais: 4) Intuição. Difícil de avaliar a priori a qualidade dessas hipóteses.

9 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina 2) Específica. Muitas vezes trata-se de subdividir a hipótese ampla em sub-hipótese mais precisas. Exemplo: status subdividido em remuneração, ocupação, nivel educacional etc. Características da hipótese aplicável 3) Referências empíricas. Não envolver julgamentos de valor. 4) Parcimoniosa. Uma hipótese simples é sempre preferível a mais complexa. 1) Conceitualmente clara: dar preferência para definições operacionais. Por exemplo, o nível de religiosidade definido operacionalmente pela frequência aos cultos religiosos. 5) Relacionada com as técnicas disponíveis. Caso não se disponha, reformule a hipótese com vistas a seu ajustamento às técnicas disponíveis ou desenvolva estudos para a descobertas de novas técnicas. 6) Relacionada a uma teoria. Sem teoria impossibilita a generalização de seus resultados.

10 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Atividade para apresentar no dia 17 de setembro Qual é o problema do seu projeto? Quais são as suas hipóteses? Existem variáveis pertinentes? Cada aluno terá 10 minutos para explicar e pedir sugestões.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO CONSTRUIR HIPÓTESES? Antonio Carlos Gil, 2010 Outros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google