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CATALOGAÇÃO Registro bibliográfico Capacitação no Uso do SABi - 2016.

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Apresentação em tema: "CATALOGAÇÃO Registro bibliográfico Capacitação no Uso do SABi - 2016."— Transcrição da apresentação:

1 CATALOGAÇÃO Registro bibliográfico Capacitação no Uso do SABi - 2016

2  Formatos & Planilhas  Formato SABi  Rotinas de catalogação  Outros recursos de catalogação SUMÁRIO

3 ARQUIVOS DE COMPUTADOR (CF) Software, dados numéricos, multimídia informatizada, sistemas ou serviços on-line Outras classes de recursos eletrônicos são codificadas por seu aspecto mais significativo Podem ser de natureza monográfica ou seriada Software, dados numéricos, multimídia informatizada, sistemas ou serviços on-line Outras classes de recursos eletrônicos são codificadas por seu aspecto mais significativo Podem ser de natureza monográfica ou seriada

4 PLANILHAS - Formato CF  Analítica de arquivo de computador com pai  Analítica de arquivo de computador sem pai  Arquivo de computador  Analítica de arquivo de computador com pai  Analítica de arquivo de computador sem pai  Arquivo de computador

5 LIVROS (BK) Materiais textuais impressos, manuscritos, ou em qualquer outro suporte, desde que seu conteúdo seja de natureza monográfica.

6 PLANILHAS - Formato BK  Analítica de monografia com pai  Analítica de monografia com pai (documento eletrônico)  Analítica de monografia sem pai  Analítica de monografia sem pai (documento eletrônico)  Analítica de publicação seriada com pai  Analítica de publicação seriada com pai PI  Analítica de publicação seriada com pai PI (documento eletrônico)  Analítica de publicação seriada sem pai  Analítica de publicação seriada sem pai PI  Analítica de publicação seriada sem pai PI (documento eletrônico)  Livro eletrônico (E-book)  Monografia impressa  Monografia manuscrita  Analítica de monografia com pai  Analítica de monografia com pai (documento eletrônico)  Analítica de monografia sem pai  Analítica de monografia sem pai (documento eletrônico)  Analítica de publicação seriada com pai  Analítica de publicação seriada com pai PI  Analítica de publicação seriada com pai PI (documento eletrônico)  Analítica de publicação seriada sem pai  Analítica de publicação seriada sem pai PI  Analítica de publicação seriada sem pai PI (documento eletrônico)  Livro eletrônico (E-book)  Monografia impressa  Monografia manuscrita

7 MAPAS (MP) Todos os tipos de materiais cartográficos impressos, manuscritos ou em qualquer outro suporte, incluindo atlas, mapas bidimensionais e globos Podem ser de natureza monográfica ou seriada Todos os tipos de materiais cartográficos impressos, manuscritos ou em qualquer outro suporte, incluindo atlas, mapas bidimensionais e globos Podem ser de natureza monográfica ou seriada

8 PLANILHAS - Formato MP  Analítica de mapa com pai  Analítica de mapa sem pai  Mapa  Analítica de mapa com pai  Analítica de mapa sem pai  Mapa

9 MATERIAIS VISUAIS (VM) Mídia projetada, não projetada, grafismos bidimensionais, artefatos tridimensionais ou reália e kits Podem ser de natureza monográfica ou seriada Mídia projetada, não projetada, grafismos bidimensionais, artefatos tridimensionais ou reália e kits Podem ser de natureza monográfica ou seriada

10 PLANILHAS - Formato VM  Analítica de material visual com pai  Analítica de material visual sem pai  Material visual  Analítica de material visual com pai  Analítica de material visual sem pai  Material visual

11 MÚSICA E GRAVAÇÕES DE SOM (MU) Música impressa, manuscrita ou em qualquer outro suporte, bem como gravações de som musicais e não musicais Podem ser de natureza monográfica ou seriada Música impressa, manuscrita ou em qualquer outro suporte, bem como gravações de som musicais e não musicais Podem ser de natureza monográfica ou seriada

12 PLANILHAS - Formato MU  Analítica de música sem pai  Analítica de música com pai  Música  Analítica de música sem pai  Analítica de música com pai  Música

13 PUBLICAÇÕES SERIADAS (SE) Material textual impresso, manuscrito ou em qualquer outro suporte, publicado em partes e obedecendo a um padrão recorrente de publicação (p. ex., periódicos, jornais, anuários)

14 PLANILHAS - Formato SE  Publicação seriada  Publicação seriada com ligação  Publicação seriada sem ligação  Publicação seriada  Publicação seriada com ligação  Publicação seriada sem ligação

15 SUGESTÃO (SU) Formato exclusivo para registro de informações bibliográficas de documento sugerido para aquisição, cuja catalogação não existe no SABi  Planilha Sugestão Formato exclusivo para registro de informações bibliográficas de documento sugerido para aquisição, cuja catalogação não existe no SABi  Planilha Sugestão

16 TESE/DISSERTAÇÃO (TD) Formato exclusivo para registro de dissertação, tese e trabalho de conclusão de curso de ensino profissional, de especialização, de graduação e de mestrado profissional. Criado para dar maior consistência à base SABi. Formato exclusivo para registro de dissertação, tese e trabalho de conclusão de curso de ensino profissional, de especialização, de graduação e de mestrado profissional. Criado para dar maior consistência à base SABi.

17 PLANILHAS - Formato TD  Trabalho de conclusão de curso de ensino profissionalizante da UFRGS  Trabalho de conclusão de curso de especialização da UFRGS  Trabalho de conclusão de curso de graduação da UFRGS  Tese, dissertação ou trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional defendido na UFRGS  Tese, dissertação ou trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional não defendido na UFRGS  Trabalho de conclusão de curso de ensino profissionalizante da UFRGS  Trabalho de conclusão de curso de especialização da UFRGS  Trabalho de conclusão de curso de graduação da UFRGS  Tese, dissertação ou trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional defendido na UFRGS  Tese, dissertação ou trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional não defendido na UFRGS

18 FORMATO SABi  Campos MARC21 selecionados de acordo com a necessidade da UFRGS  Campos institucionais 090 - Classificação por área de conhecimento do CNPq 092 - Norma 590 - Nota específica sobre o documento 591 - Nota de trabalho de conclusão de curso 690 - Macrodescritor 692 - Indexação de redes especializadas ou grupos de pesquisa da UFRGS  Campos MARC21 selecionados de acordo com a necessidade da UFRGS  Campos institucionais 090 - Classificação por área de conhecimento do CNPq 092 - Norma 590 - Nota específica sobre o documento 591 - Nota de trabalho de conclusão de curso 690 - Macrodescritor 692 - Indexação de redes especializadas ou grupos de pesquisa da UFRGS

19 FORMATO SABi  Campos institucionais (continuação)  900 - Orientador/coorientador de trabalho acadêmico  901 - Registro de coleção de publicação seriada não cadastrada no CCN  902 - Disciplina de curso de graduação  909 - Produção intelectual da Instituição  910 - Dados da biblioteca  930 - Indicação de obras raras  PROD, DIG, TPROD, CAT, Z30-1 – preenchimento automático  Campos Aleph  IBI - Registro de coleção de publicação seriada cadastrada no CCN  LKR - Entrada de ligação entre registros  Campos institucionais (continuação)  900 - Orientador/coorientador de trabalho acadêmico  901 - Registro de coleção de publicação seriada não cadastrada no CCN  902 - Disciplina de curso de graduação  909 - Produção intelectual da Instituição  910 - Dados da biblioteca  930 - Indicação de obras raras  PROD, DIG, TPROD, CAT, Z30-1 – preenchimento automático  Campos Aleph  IBI - Registro de coleção de publicação seriada cadastrada no CCN  LKR - Entrada de ligação entre registros

20 DEMONSTRAÇÃO 1 Mostrar planilhas, formatos e funções  Abrir o Módulo de Catalogação  Selecionar base Catálogo geral  Mostrar as planilhas  Abrir a planilha de monografia impressa  Mostrar uso de funções (CRTL+F, CRTL+F3, F8) Mostrar planilhas, formatos e funções  Abrir o Módulo de Catalogação  Selecionar base Catálogo geral  Mostrar as planilhas  Abrir a planilha de monografia impressa  Mostrar uso de funções (CRTL+F, CRTL+F3, F8)

21  Inclusão de documento  Cooperativa  Sugestão  Catalogação definitiva de documento adquirido  Documento eletrônico  Analítica  Inclusão de documento  Cooperativa  Sugestão  Catalogação definitiva de documento adquirido  Documento eletrônico  Analítica ROTINAS DE CATALOGAÇÃO

22 INCLUSÃO DE DOCUMENTO Usada para catalogação de obra inexistente no SABi  Pesquisar a existência do registro na base  Pesquisar a existência de autoridade de autor, assunto, série, etc.  Incluir registro de autoridade, se necessário  Selecionar a planilha  Catalogar utilizando os recursos do sistema Informações de aquisição e registro de item são feitos após a catalogação Usada para catalogação de obra inexistente no SABi  Pesquisar a existência do registro na base  Pesquisar a existência de autoridade de autor, assunto, série, etc.  Incluir registro de autoridade, se necessário  Selecionar a planilha  Catalogar utilizando os recursos do sistema Informações de aquisição e registro de item são feitos após a catalogação

23 INCLUSÃO DE DOCUMENTO Preenchimento do Líder e campo 008  Abrir formulário com CTRL+F  Se necessário consultar no frame inferior direito, guia 2 Ajuda do campo Alguns subcampos estão preenchidos automaticamente, de acordo com o tipo de material e planilha selecionada Preenchimento do Líder e campo 008  Abrir formulário com CTRL+F  Se necessário consultar no frame inferior direito, guia 2 Ajuda do campo Alguns subcampos estão preenchidos automaticamente, de acordo com o tipo de material e planilha selecionada

24 INCLUSÃO DE DOCUMENTO Preenchimento de campos variáveis Para auxiliar no preenchimento de campos e subcampos, usar as opções do MENU Editar ações, Editar texto ou as teclas de função F5 - adiciona campos F6 - insere um subcampo a, que pode ser substituído pelo subcampo necessário F8 - abre janela com dados para preenchimento de subcampo CTRL+F3 - acessa AUTORIDADES para preenchimento do BIBLIOGRÁFICO Preenchimento de campos variáveis Para auxiliar no preenchimento de campos e subcampos, usar as opções do MENU Editar ações, Editar texto ou as teclas de função F5 - adiciona campos F6 - insere um subcampo a, que pode ser substituído pelo subcampo necessário F8 - abre janela com dados para preenchimento de subcampo CTRL+F3 - acessa AUTORIDADES para preenchimento do BIBLIOGRÁFICO

25 INCLUSÃO DE DOCUMENTO Conferência de registro  Ordenar o registro (menu Editar ações/Ordenar registro)  Conferir registro As mensagens de incorreção são exibidas no frame inferior direito, guia 1 Mensagens Conferência de registro  Ordenar o registro (menu Editar ações/Ordenar registro)  Conferir registro As mensagens de incorreção são exibidas no frame inferior direito, guia 1 Mensagens

26 INCLUSÃO DE DOCUMENTO Salvamento e revisão de registro  Salvar o registro no servidor  Revisar o registro no OPAC Informações de aquisição e registro de item são feitos após a catalogação Salvamento e revisão de registro  Salvar o registro no servidor  Revisar o registro no OPAC Informações de aquisição e registro de item são feitos após a catalogação

27 CATALOGAÇÃO COOPERATIVA Usada para catalogação de obra já disponível no SABi  Um documento existente em duas ou mais bibliotecas, deve ser catalogado apenas por uma delas  Demais bibliotecas adicionam ao registro bibliográfico seus campos e subcampos específicos Usada para catalogação de obra já disponível no SABi  Um documento existente em duas ou mais bibliotecas, deve ser catalogado apenas por uma delas  Demais bibliotecas adicionam ao registro bibliográfico seus campos e subcampos específicos

28 CATALOGAÇÃO COOPERATIVA  Pesquisar a existência do registro na base  Identificar o registro para cooperar  Pesquisar a existência de autoridade de assunto e a vinculação da biblioteca à mesma  Abrir o registro no Módulo de Catalogação  Incluir os campos específicos da biblioteca:  910 - Dados da biblioteca  entradas secundárias de assunto e  se necessário, novas notas e campos relativos à produção intelectual Informações de aquisição e registro de item são feitos após a catalogação  Pesquisar a existência do registro na base  Identificar o registro para cooperar  Pesquisar a existência de autoridade de assunto e a vinculação da biblioteca à mesma  Abrir o registro no Módulo de Catalogação  Incluir os campos específicos da biblioteca:  910 - Dados da biblioteca  entradas secundárias de assunto e  se necessário, novas notas e campos relativos à produção intelectual Informações de aquisição e registro de item são feitos após a catalogação

29 SUGESTÃO PARA AQUISIÇÃO Usada para registro de informações bibliográficas de documento sugerido para aquisição cuja catalogação não existe no SABi  Usa a planilha Sugestão com campos básicos (ISBN/ISSN, autor, título, edição, imprenta, colação e disciplina de curso de graduação) que identificam o documento  A catalogação é visualizada no OPAC/GUI. O usuário da biblioteca não tem acesso a esta informação na Web  Após a chegada do material adquirido a catalogação deve ser revista

30 DEMONSTRAÇÃO 2 Incluir registro de sugestão para aquisição Koren, Israel. Fault-tolerant systems. Amsterdam: Elsevier, 2008. ISBN : 9780120885251 Incluir registro de sugestão para aquisição Koren, Israel. Fault-tolerant systems. Amsterdam: Elsevier, 2008. ISBN : 9780120885251

31 EXERCÍCIO  Incluir sugestão de documento para aquisição

32 CATALOGAÇÃO DE DOCUMENTO ELETRÔNICO Usada para catalogação de material codificado para manipulação por computador com conteúdo de software, dados numéricos, multimídia informatizada, sistemas ou serviços on-line  Conforme MARC 21, descrição do conteúdo se sobrepõe à descrição da forma física (p. ex. livro em CD-ROM deve ser registrado no formato BK)  Dúvidas? consulte Manual de Políticas & Procedimentos, Capítulo 3 - Registro de documentos eletrônicos http://www.ufrgs.br/documenta/manuais-sabi/politicas-e- procedimentos/registro-de-documentos-eletronicos Usada para catalogação de material codificado para manipulação por computador com conteúdo de software, dados numéricos, multimídia informatizada, sistemas ou serviços on-line  Conforme MARC 21, descrição do conteúdo se sobrepõe à descrição da forma física (p. ex. livro em CD-ROM deve ser registrado no formato BK)  Dúvidas? consulte Manual de Políticas & Procedimentos, Capítulo 3 - Registro de documentos eletrônicos http://www.ufrgs.br/documenta/manuais-sabi/politicas-e- procedimentos/registro-de-documentos-eletronicos

33 DEMONSTRAÇÃO 3 Mostrar documentos incluídos no SABi  Documento eletrônico de acesso remoto - n. sistema 614228  Documento eletrônico em CD-ROM - n. de sistema 190495 Mostrar documentos incluídos no SABi  Documento eletrônico de acesso remoto - n. sistema 614228  Documento eletrônico em CD-ROM - n. de sistema 190495

34 CATALOGAÇÃO DE ANALÍTICA Usada para descrição de parte de documento como  artigo de periódico  capítulo de livro  trabalho publicado em evento  anais de evento publicado em periódico e  partes de obra que necessitem descrição separada da obra no todo Muito utilizada na UFRGS para registro de produção intelectual (PI) Usada para descrição de parte de documento como  artigo de periódico  capítulo de livro  trabalho publicado em evento  anais de evento publicado em periódico e  partes de obra que necessitem descrição separada da obra no todo Muito utilizada na UFRGS para registro de produção intelectual (PI)

35 CATALOGAÇÃO DE ANALÍTICA Planilhas  elaboradas considerando o tipo de material, a existência da obra no todo na base e a necessidade de descrição dos campos de PI  classificação  com pai: quando a obra no todo existe no SABi (uso do campo de ligação LKR laANA)  sem pai: quando a obra no todo não existe no SABi (uso do campo de ligação 773)  PI: para analíticas, com ou sem pai, quando há necessidade de descrever os campos de PI (uso dos campos 090 e 909) Planilhas  elaboradas considerando o tipo de material, a existência da obra no todo na base e a necessidade de descrição dos campos de PI  classificação  com pai: quando a obra no todo existe no SABi (uso do campo de ligação LKR laANA)  sem pai: quando a obra no todo não existe no SABi (uso do campo de ligação 773)  PI: para analíticas, com ou sem pai, quando há necessidade de descrever os campos de PI (uso dos campos 090 e 909)

36 CATALOGAÇÃO DE ANALÍTICA Planilhas mais utilizadas  Analítica de monografia com pai  Analítica de monografia sem pai  Analítica de publicação seriada com pai  Analítica de publicação seriada com pai PI  Analítica de publicação seriada sem pai  Analítica de publicação seriada sem pai PI  Analítica de monografia com pai (documento eletrônico)  Analítica de monografia sem pai (documento eletrônico)  Analítica de publicação seriada com pai PI (documento eletrônico)  Analítica de publicação seriada sem pai PI (documento eletrônico) Para registro de analíticas de arquivos de computador, mapas, materiais visuais e música e gravações de som deve ser utilizada a planilha específica para o tipo de material Planilhas mais utilizadas  Analítica de monografia com pai  Analítica de monografia sem pai  Analítica de publicação seriada com pai  Analítica de publicação seriada com pai PI  Analítica de publicação seriada sem pai  Analítica de publicação seriada sem pai PI  Analítica de monografia com pai (documento eletrônico)  Analítica de monografia sem pai (documento eletrônico)  Analítica de publicação seriada com pai PI (documento eletrônico)  Analítica de publicação seriada sem pai PI (documento eletrônico) Para registro de analíticas de arquivos de computador, mapas, materiais visuais e música e gravações de som deve ser utilizada a planilha específica para o tipo de material

37 CATALOGAÇÃO DE ANALÍTICA Roteiro  Pesquisar a existência do registro na base  Pesquisar a existência de autoridade de autor e assunto  Incluir registro de autoridade, se necessário  Selecionar a planilha mais adequada para o registro  Catalogar utilizando os recursos do sistema Informações de aquisição e registro de item são feitos após a catalogação Roteiro  Pesquisar a existência do registro na base  Pesquisar a existência de autoridade de autor e assunto  Incluir registro de autoridade, se necessário  Selecionar a planilha mais adequada para o registro  Catalogar utilizando os recursos do sistema Informações de aquisição e registro de item são feitos após a catalogação

38 DEMONSTRAÇÃO 4 Artigo de periódico O título do periódico está na base SABi Planilha: Analítica de seriado com pai Artigo de periódico O título do periódico está na base SABi Planilha: Analítica de seriado com pai

39 DEMONSTRAÇÃO 5 Trabalho publicado em anais de evento Os anais do evento não possuem registro no SABi Planilha: Analítica de monografia sem pai Trabalho publicado em anais de evento Os anais do evento não possuem registro no SABi Planilha: Analítica de monografia sem pai

40 OUTROS RECURSOS DE CATALOGAÇÃO  Duplicação de registros  Importação de registros  Link externo  Visualizar na web  Duplicação de registros  Importação de registros  Link externo  Visualizar na web

41 CATALOGAÇÃO Duplicação de registros Usada para inclusão de uma nova edição, tradução, obra em suporte distinto, etc. Duplicação de registros Usada para inclusão de uma nova edição, tradução, obra em suporte distinto, etc.

42 CATALOGAÇÃO Duplicação de registro - Roteiro  Pesquisar a existência do registro na base  Identificar o registro  Pesquisar a existência de autoridade de autor e assunto  Abrir o registro no Módulo de Catalogação  Duplicar o registro (CTRL+N ou menu Catalogação/Duplicar registro)  Verificar se a barra de identificação do registro mostra a expressão Registro local  Se necessário, trocar formato do registro e expandir planilha (menu Editar ações) Duplicação de registro - Roteiro  Pesquisar a existência do registro na base  Identificar o registro  Pesquisar a existência de autoridade de autor e assunto  Abrir o registro no Módulo de Catalogação  Duplicar o registro (CTRL+N ou menu Catalogação/Duplicar registro)  Verificar se a barra de identificação do registro mostra a expressão Registro local  Se necessário, trocar formato do registro e expandir planilha (menu Editar ações)

43 CATALOGAÇÃO Duplicação de registro - Roteiro  Incluir novas notas, campos relativos à produção intelectual e/ou entradas secundárias, se necessário  Revisar o conteúdo dos Campos 008, 020, 240,  245 |h, 250, 260 e 300 |a que normalmente são alterados  Deletar o(s) campo(s) 910 de outra(s) biblioteca(s)  Incluir o campo 910 - Dados da biblioteca Informações de aquisição e registro de item são feitos após a catalogação Duplicação de registro - Roteiro  Incluir novas notas, campos relativos à produção intelectual e/ou entradas secundárias, se necessário  Revisar o conteúdo dos Campos 008, 020, 240,  245 |h, 250, 260 e 300 |a que normalmente são alterados  Deletar o(s) campo(s) 910 de outra(s) biblioteca(s)  Incluir o campo 910 - Dados da biblioteca Informações de aquisição e registro de item são feitos após a catalogação

44 DEMONSTRAÇÃO 6 Duplicar registro Carlos Morimoto. Hardware : treinamento e manual completo. 6. ed. Rio de Janeiro : Book Express, 2008. Duplicar registro Carlos Morimoto. Hardware : treinamento e manual completo. 6. ed. Rio de Janeiro : Book Express, 2008.

45 CATALOGAÇÃO Importação de Registros Usada para otimizar o processamento técnico  Consulte Manual de Importação de Registros Bibliográficos http://www.ufrgs.br/documenta/manuais-sabi/importacao- de-registros Importação de Registros Usada para otimizar o processamento técnico  Consulte Manual de Importação de Registros Bibliográficos http://www.ufrgs.br/documenta/manuais-sabi/importacao- de-registros

46 CATALOGAÇÃO

47 Atualizar link externo (Editar ações) Navegador do Aleph usado para verificar se o link do campo 856 está abrindo corretamente e também para atualizar o link, caso seja necessário Atualizar link externo (Editar ações) Navegador do Aleph usado para verificar se o link do campo 856 está abrindo corretamente e também para atualizar o link, caso seja necessário

48 CATALOGAÇÃO  Para abrir/atualizar o link externo (navegador do Aleph) Selecionar a opção Atualizar link externo Clicar com o botão direito no campo 856

49 CATALOGAÇÃO  Atualizar link externo (navegador do Aleh)

50 CATALOGAÇÃO Visualizar na web Usado para visualizar o registro bibliográfico no catálogo SABi  Ao pressionar CTRL+O com o frame superior direito (frame de edição) selecionado, abre a visualização do registro no formato da web na guia 3 do frame inferior Visualizar na web Usado para visualizar o registro bibliográfico no catálogo SABi  Ao pressionar CTRL+O com o frame superior direito (frame de edição) selecionado, abre a visualização do registro no formato da web na guia 3 do frame inferior

51 CATALOGAÇÃO  Visualizar na web Teclar CTRL + O para abrir a visualização na web


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