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PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.

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1 PROJETO PERISCÓPIO

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3 PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida alcoólica. Ele se iniciou em Tarumã no ano de 2008 por meio da formação de três núcleos de prevenção: um na área de Educação, outro na Assistência Social e outro na Saúde. As ações em cada núcleo são direcionadas para o município como um todo, iniciando-se pela avaliação de necessidade, isto é, avaliação do cenário, dos recursos e das possibilidades de desenvolvimento de cada intervenção.

4 O NÚCLEO SOCIAL  Formado por todos os membros da Secretaria Municipal de Assistência Social, utiliza seus Serviços e Programas formais para o desenvolvimento de ações de prevenção do projeto Periscópio, respeitando o formato de cada Serviço.  Promove ações de conscientização e de apoio ao público referenciado aos diversos Serviços Socioassistenciais, visando reduzir o uso do álcool e do tabaco entre os adultos e fortalecer os fatores de proteção familiar para prevenir o uso dos mesmos produtos por crianças e adolescentes.  Também coordena uma ação comunitária para reduzir a oferta destas drogas para crianças e adolescentes, como uma estratégia de fortalecimento dos fatores de proteção da comunidade como um todo.  A ação comunitária se dá por meio da visita do Comitê de Monitorização aos estabelecimentos comerciais, que realiza uma sensibilização dos donos e vendedores para que não vendam os produtos para menores. Esta medida de controle da oferta de drogas é recomendada e testada em função de sua efetividade em países desenvolvidos, como os Estados Unidos da América.

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7 FOTO DO ANTIGO COMITÊ

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11 O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  O comitê de monitorização foi criado por membros fundadores, com disponibilidade para a tarefa, que também assumiram o compromisso de convidar mais dois membros da sociedade civil para participar do comitê. Cada membro fundador se responsabilizará por seus convidados, multiplicando o conhecimento adquirido no núcleo, e na falta, substituirá seus convidados na ação de campo.

12 RESPONSABILIDADES DOS MEMBROS DO COMITÊ:  Disponibilidade e compromisso para desenvolver visitas aos estabelecimentos pelo menos 2 vezes ao mês, em qualquer horário;  Disponibilidade e compromisso para participar de 1 reunião por mês para supervisão, e elaboração de informação a ser veiculada no folheto informativo e distribuição dos locais para visitas;  O membro fundador deverá manter contato mais estreito com os 2 membros convidados, visando identificar dificuldades na participação e auxiliar na solução das possíveis dificuldades, além de motivar e valorizar a atuação dos mesmos.

13 DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DO COMITÊ 1ª reunião realizada em 9 de maio para - definição da metodologia “bola de neve”: o membro fundador consegue 2 membros convidados e se responsabiliza por eles; 2ª reunião realizada em 6 de junho - cadastramento dos membros e esclarecimento sobre a metodologia 3ª reunião em 8 de agosto para oficialização do comitê Realização de evento de posse dos membros, com a presença de autoridades e imprensa; - Entrega de crachá, para realização das visitas; -Orientação da Dra Ana Cecília para membros do Comitê acerca dos procedimentos que devem ser adotados nas visitas; -- Entrega de material de apoio (folheto informativo) para uso durante as visitas;

14 DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DO COMITÊ 4ª reunião em setembroSupervisão e desenvolvimento do tema “Álcool e Trabalho” 5ª reunião em outubroSupervisão e desenvolvimento do tema “Álcool e Adolescência” 6ª reunião em novembroSupervisão e desenvolvimento do tema “As estratégias da indústria” 7ª reunião em 5 de dezembroSupervisão e confraternização

15 MATERIAL DE APOIO O material de apoio será em formato de folheto informativo, que deverá ser entregue aos proprietários e funcionários dos estabelecimentos visitados, aos clientes que estiverem nos estabelecimentos durante as visitas, em estabelecimentos vizinhos quando for possível, e nos serviços socioassistenciais. O conteúdo do folheto será objetivo, com mensagem clara e em sintonia com o objetivo da Comissão, que é evitar a venda de bebida e cigarro para crianças e adolescentes. A cada mês o folheto terá uma informação específica e servirá de base para a abordagem dos voluntários e dos técnicos dos Serviços.

16 MODELO DO INFORMATIVO: Agosto agosto

17 MODELO DO INFORMATIVO: Agosto setembro

18 MODELO DO INFORMATIVO: Agosto outubro

19 PROGRAMAÇÃO DA REUNIÃO MENSAL: - Apresentação da tabulação dos dados (Maíza Paitl) das visitas realizadas no mês ANTERIOR, entregues no dia 1º de cada mês; - Sorteio dos locais para visita no mês seguinte; - Entrega de material de apoio (folheto), com novas informações; - Orientações complementares sobre a mensagem do folheto.

20 AÇÃO COMPLEMENTAR Visando reforçar a ação de monitoramento e as mensagens transmitidas nos folhetos, serão gravados spots de rádio com as mesmas mensagens, que deverão veicular durante 1 mês, acompanhando as trocas de folhetos. Os spots serão precedidos por uma musica específica, permanente, visando obter maior atenção do público, associando a música ao trabalho informativo.

21 ORIENTAÇÃO PARA ABORDAGEM NAS VISITAS Num primeiro momento, os membros do comitê devem se apresentar dizendo o nome e o nome do projeto do qual fazem parte; Devem perguntar ao comerciante se o mesmo conhece os objetivos do projeto Periscópio e do Comitê. Caso não conheça, esclarecer e explicar que a ação visa informar sobre o problema e sobre as leis; Pedir a colaboração e o cumprimento da lei e insistir que eles também denunciem irregularidades para a Polícia Militar, para o Conselho Tutelar ou para o Disque 100, por meio de denúncia anônima; Preencher relatório com os dados:

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23 Obrigada!


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