Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiuliana Gabeira Bayer Alterado mais de 8 anos atrás
1
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo
2
Quatro naturezas fundamentais do valor enquanto capital envolvendo o compartilhamento de valores e instrumentos coletivos em seus elementos artísticos e como um espaço de criação original transações econômicas ou de competências e atividades ligado à infraestrutura e instituições
3
Economia Criativa Momento propício para o cultivo e florescimento da Economia Criativa, que não só responde às diversas novas características comportamentais da sociedade, como também torna-se uma das maiores e melhores opções de desenvolvimento para este século que se inicia O que move a Economia Criativa é a criatividade e não o capital. A Economia Criativa não lida apenas com produtos, mas com processos. O que move a Economia Criativa é a criatividade e não o capital. A Economia Criativa não lida apenas com produtos, mas com processos.
4
Setores Criativos
6
Convergências de atuação Convergências de atuação Desenvolvimento da atividade econômica local Sustentabilidade ambiental e social Concentração setorial de iniciativas Adensamento empresarial Desenvolvimento de tecnologias Formas de governança próprias Valor agregado intangível Construção de imagem coletiva Economia e Gestão Cultura e Identidade Relações Sociais
7
O empreendedor criativo Um agente que tiver coragem, capacidade e vontade para alterar a realidade que o cerca, seja por meio da geração e/ou aperfeiçoamento de bens, processos e/ou valores O objeto de interferência deste empreendedor está intimamente ligados às manifestações de um indivíduo ou coletivo enquanto membros de uma sociedade; sua arte, seus valores e seus costumes são a matéria prima. Conhecimentos (domínio cognitivo) Habilidades (domínio psicomotor) Atitudes (domínio afetivo)
8
Competências Empreendedoras Busca por oportunidades e iniciativas Correr riscos calculados Exigência de qualidade e eficiência Persistência Comprometimento Busca de informações Estabelecimento de metas Planejamento e monitoramento sistemático Interdependência e autoconfiança
10
Produtora Cultural do Rio de Janeiro/RJ com serviços de: planejamento, gestão, administração e execução de projetos culturais; Formatação para leis e editais; Representação de grupos e artistas para desenvolvimento de projetos e apresentações artísticas e Consultoria Carência de empresas de Produção Cultural que atendam uma demanda de artistas com trabalhos de excelência artística Criação de um conceito de Produtora Cultural Sustentável e Responsável Socialmente Diferencial também está na forma de atuação de uma gestão de projetos, comprometida com o fazer artístico. Tal característica só funciona através de um valor verdadeiro de compromisso ético. http://vimeo.com/60214862
11
Espetáculos em circuito nacional Empresa Incubada pelo Rio Criativo
12
Empreendimento localizado em São Paulo/SP, especializado nas convergências entre cultura, arte, aprendizado e desenvolvimento de pessoas e comunidades. 10 anos de existência, e atua de forma transversal e interdisciplinar prestando serviços e consultoria para empresas e organizações e realizando projetos e plataformas culturais e criativas. Criou e consolidou metodologias inovadoras de gestão cultural e criativa sustentável, compartilhadas em rede com organizações e empreendedores por meio de cursos, workshops, palestras, blogs, artigos e outras ações de aprendizado colaborativo. Possui quatro eixos de atuação que dialogam permanentemente: FILMES, CULTURA E ARTE, CONSULTORIA e APRENDIZADO. http://www.youtube.com/watch?v=nYzHF6t6CjU
14
Idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz a partir de meados da década de 1980. Propriedade privada se transformou em um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes. Os acervos são mobilizados para o desenvolvimento de atividades educativas e sociais para públicos de faixas etárias distintas. O Inhotim, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), tem construído ainda diversas áreas de interlocução com a comunidade de seu entorno. Se consolida como um agente propulsor do desenvolvimento humano sustentável. http://www.youtube.com/user/InstitutoInhotim http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-rural/v/instituto-inhotim-em-mg-une-arte-com-preservacao-da-natureza/2117897/
15
Grata pela atenção! selma.santi@gmail.com
16
Exercício de Grupo Aplicabilidade da Economia Criativa e Solidária
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.