A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Salmos Poesias Inspiradas Salmo 32 – Salmo de confissão – A felicidade de ser perdoado 7.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Salmos Poesias Inspiradas Salmo 32 – Salmo de confissão – A felicidade de ser perdoado 7."— Transcrição da apresentação:

1 Salmos Poesias Inspiradas Salmo 32 – Salmo de confissão – A felicidade de ser perdoado 7

2 Leitura Bíblica texto básico texto devocional versículo-chave Salmo 32.1-11 Lucas 7.36-48 Sl 32.1 “Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto.”

3 Alvo da lição O aluno será capaz de Aprender mediante a exposição bíblica a alegria e a satisfação que há em se manter uma vida de comunhão com Deus, mesmo quando isso requer arrependimento e confissão de pecado.

4 INTRODUÇÃO

5 BEM AVENTURANÇA “ Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração.” (Salmos 32:11 RA)

6 Quais são os caminhos para uma vida exultante como filhos de Deus?

7 I.A CONSCIÊNCIA DO PECADO

8 Pecar é errar o alvo estabelecido por Deus

9 Não importa o tipo de pecado – seja qual for, é necessária sua confissão para que seja obtida a bem-aventurança

10 V.1  Pecado – errar o alvo; viver longe dos propósitos de Deus para nossa vida  Iniquidade – ir além dos limites fixados por Deus; rebelar-se contra Sua autoridade v.2  Iniquidade – perversidade; torcer ; transviar; arruinar tudo o que é reto  Dolo – engano; ato de prender um animal numa armadilha; conto do vigário; insinceridade; falsidade; hipocrisia

11 O verdadeiro crente se sente incomodado pelo pecado, e o alívio só chega quando confessa

12 “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.” (Salmos 32:3-4 RA)

13 Pecado não confessado pode provocar doenças emocionais decorrentes da angústia, da dor de consciência, etc

14 “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.” (1 Coríntios 11:28-30 RA)

15 É impossível ter alegria quando o coração está carregado pela tristeza e pelo peso do pecado

16 II.O PERDÃO DO PECADO

17 A confissão do pecado só vem quando há a segurança do perdão de Deus

18 O PERDÃO DE DEUS 1)Pecado perdoado – levar embora, como Cristo carregou nossos pecados na cruz. “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.” (1 Pedro 2:24 RA)

19 O PERDÃO DE DEUS 2)Pecado coberto - é a expiação. O crente é escondido ou revestido pela justiça de Cristo.

20 O PERDÃO DE DEUS 3)Atribuição de justiça - levar em conta. Deus nos tratando como sendo justos, independentemente dos nossos merecimentos. No lugar de levar em conta nossos pecados (que merecem castigo severo da parte de Deus), Ele leva em conta a justificação que há em Cristo Jesus.

21 O PERDÃO DE DEUS 3)Atribuição de justiça - com o perdão vem a segurança e a libertação do pecado, de Satanás, da tristeza, da morte e do julgamento. “Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.” (Salmos 32:7 RA)

22 A certeza do perdão de Deus traz alívio e segurança para a confissão

23 “E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés. Por isso, te digo: perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.” (Lucas 7:44-47 RA)

24 Somente haverá alegria plena quando houver o perdão do pecado v.1-5

25 A oportunidade para a confissão e para o perdão é hoje. Não se deve deixar a confissão para amanhã v.6-7

26 O medo da confissão pode ser ação de Satanás para que não haja uma aproximação com Deus, objetivando confissão

27 III.O ABANDONO DO PECADO

28 A comunhão com Deus leva o homem ao testemunho, de modo que a pessoa perdoada não pode se calar diante das maravilhas de Deus em sua vida v.8

29 A paz e a tranquilidade provocadas pelo perdão tornam a pessoa amável e dócil v.8-9

30

31 O perdão conduz o crente ao abandono do pecado

32 O crente perdoado é crente guiado pelo Espírito Santo de Deus

33 Se o perdão é bom, a comunhão é ainda melhor

34 “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Isaías 59:2 RA)

35 CONCLUSÃO

36 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9 RA)

37 Aplicação para hoje E você? Tem desfrutado alegria e paz vindas do único Senhor e Salvador, Jesus Cristo? Se não tem, ponha já em prática o que aprendeu nesta lição!

38

39 Produzido por Pastor Anderson Andujar Aplicado na IBR de Engenheiro Beltrão PR Em 11/12/2012 O programa utilizado para a elaboração dos slides foi o PowerPoint 2013 Qualquer dificuldade podem entrar em contato pelo e- mail que teremos o maior prazer em ajudá-los anderson.andujar@outlook.com


Carregar ppt "Salmos Poesias Inspiradas Salmo 32 – Salmo de confissão – A felicidade de ser perdoado 7."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google