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MARKETING INTERNACIONAL

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Apresentação em tema: "MARKETING INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING INTERNACIONAL
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS DE COOPERAÇÃO ECONÔMICA E DE COMÉRCIO PREFERENCIAL prof.: Ronaldo Marques

2 BLOCOS ECONÔMICOS PODER CONCENTRADO
prof.: Ronaldo Marques

3 MERCADOS POTENCIAIS QUE DITAM REGRAS
PODER CONCENTRADO MERCADOS POTENCIAIS QUE DITAM REGRAS EUA CANADA JAPÃO INGLATERRA, ALEMANHA, FRANÇA, ITALIA. CHINA prof.: Ronaldo Marques

4 PORQUE SÃO FORMADOS OS BLOCOS ECONÔMICOS?
Formação de espaços que propiciam uma integração gradativa no processo mais geral de globalização econômica – liberação comercial, propiciando às empresas maior facilidade par a o processo de reestruturação produtiva que lhes permita competir internacionalmente. Exemplo: Nafta (EUA, CANADÁ e MÉXICO) • A globalização leva a diminuição da soberania nacional. • A soberania nacional era um empecilho à constituição, fortalecimento e consolidação dos blocos econômicos. • Hoje, a busca por maior soberania pode passar pela integração regional prof.: Ronaldo Marques

5 E A AMÉRICA LATINA? Com 5,6% da riqueza do mundo e 8,4% de sua população, a América Latina é uma região emergente; Todos os países da América Latina, exceto Cuba, contam com governos eleitos democraticamente, mercados livres, economias abertas e a desregulamentação começou a substituir as políticas do passado. Caminha para a eliminação das barreiras ao comércio e aos investimentos. prof.: Ronaldo Marques

6 RETRATO DA AMÉRICA LATINA
Dividas: internas, externas e FMI; Recessão, PIB baixo, pouco investimento no setor produtivo ( a crise de 2008 deixou cicatrizes profundas na economia do continente); Parque industrial: precisa de investimentos em tecnologia para crescer; Consolidar Mercosul e outros acordos com outros blocos. prof.: Ronaldo Marques

7 A ÚNICA SAÍDA PARA A AMÉRICA LATINA AUMENTAR A SUA PARTICIPAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL É :
E X P O R T A R ! Apesar de existirem exceções, os países latinos em sua maioria não tem produto com alto valor agregado. Aí fica muito difícil competir com os grandes mercados... Mas acordos como o NAFTA favoreceu o desenvolvimento do México que é um país emergente. prof.: Ronaldo Marques

8 E o BRASIL? prof.: Ronaldo Marques

9 Nosso caso: Cenários Possíveis no Jogo Alca+OMC+Mercosur
Não há Doha / Não há Alca = Mercosul Profundo. Estados Unidos retornam às negociações, de forma bilateral. Brasil é um grande parceiro (desde julho de 2006 ). prof.: Ronaldo Marques

10 Ampliação do Mercosul: fortalecimento do Brasil
prof.: Ronaldo Marques

11 DOHA: A PARALISIA. QUEM VAI DISCUTIR A LIBERAÇÃO DO COMÉRCIO?
Marketing Internacional        DOHA: A PARALISIA. QUEM VAI DISCUTIR A LIBERAÇÃO DO COMÉRCIO? Questões do Meio-Ambiente; Problemas da Crise de Alimentos; O Dumping social; O Dumping ecológico; A posição do Brasil. Localização de Doha no QATAR A rodada de DOHA (capital do reino do Qatar das negociações da OMC visa diminuir as BARREIRAS COMERCIAIS em todo o mundo, com foco no LIVRE COMÉRCIO para os países em desenvolvimento. As conversações centram-se na separação entre os países ricos, desenvolvidos e os maiores países em desenvolvimento (representados pelo G20). Os SUBSÍDIOS AGRÍCOLAS são o principal tema de controvérsia nas negociações. A rodada de Doha começou em Doha, e negociações subsequentes tiveram lugar em: Cancúm (México), Genebra (Suiça), Paris (França), Hong Kong (China) e potsdam (Alemanha). prof.: Ronaldo Marques

12 A OMC E O GATT O GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio) foi criado para ser uma iniciativa global e promover o comércio multilateral entre 125 signatários. Mediou 300 disputas comerciais embora não tivesse força para fazer cumprir sua decisão durante seu primeiro meio século de existência. prof.: Ronaldo Marques

13 A OMC e O GATT A sucessora do GATT, a OMC (Organização Mundial de Comércio), foi fundada em 01/01/1995, e sua sede em Genebra na Suíça, serve de fórum para negociações e mediações relacionadas ao comércio internacional. prof.: Ronaldo Marques

14 A OMC A Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização internacional que trata das regras sobre o comércio entre as nações. Os membros da OMC negociam e assinam acordos que depois são ratificados pelo parlamento (assembléia dos representantes eleitos pelos representantes de cada nação) e passam a regular o comércio internacional. Em inglês é denominada World Trade Organization” (WTO) e possui 153 membros.

15 ACORDOS DE COOPERAÇÃO ECONÔMICA E DE COMÉRCIO PREFERENCIAL
prof.: Ronaldo Marques

16 ZONA PREFERENCIAL DE COMÉRCIO
Uma zona preferencial de comércio, também conhecida como acordo de complementação econômica (ACE), é a primeira fase do PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA e nesse sistema há o LIVRE COMÉRCIO de BENS para alguns PRODUTOS. prof.: Ronaldo Marques

17 ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO Dá-se o nome de área de livre comércio ou zona de livre comércio a um grupo de países que concordou em eliminar as TARIFAS, quotas e preferências que recaem sobre a maior parte dos (ou todos os) bens importados e exportados entre aqueles países. O propósito da área de livre comércio é estimular o COMÉRCIO entre os países participantes por meio da especialização, da divisão do trabalho e da vantagem comparativa. A área de livre comércio costuma ser vista como um passo para a instituição de uma UNIÃO ADUANEIRA. Diferencia-se desta última pela inexistência de uma política comercial comum (como, por exemplo, uma TARIFA EXTERNA COMUM, adotada por todos os países participantes e válida para as importações provenientes de fora da área. As áreas de livre comércio são criadas por meio de ACORDOS DE LIVRE COMÉRCIO (ALCs) entre dois ou mais Estados. prof.: Ronaldo Marques

18 TRATADO DE LIVRE COMÉRCIO
Um Tratado de Livre Comércio (TLC) é um acordo internacional entre distintos países para conceder uma série de determinados benefícios de forma mútua caracterizando um LIVRE COMÉRCIO. Podem distinguir-se três tipos de tratados comerciais: ZONA DE LIVRE COMÉRCIO, UNIÃO ADUANEIRA E UNIÃO ECONÔMICA. Os TLC geralmente são usados nas organizações de integração econômica, por exemplo a SADC E NAFTA. OBJETIVOS: Eliminar barreiras que afetem ou atrapalhem o comércio. Promover as condições para uma concorrência justa. Incrementar as oportunidades de inversão. Proporcionar uma proteção adequada aos direitos de propriedade intelectual. Estabelecer processos efetivos para o estímulo da produção nacional. Fomentar a cooperação entre países amigos. Oferecer uma solução a controvérsias. prof.: Ronaldo Marques

19 TRATADO DE LIVRE COMÉRCIO: SADC
                        TRATADO DE LIVRE COMÉRCIO: SADC A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, conhecida por SADC, do seu nome em inglês, Southern Africa Development Community, é a organização sub-regional de integração regional dos países da África austral (África do Sul, Angola, Botsuana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madasgáscar, Malaui, Maurícia, Moçambiqui, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue). Localização da SADC no mundo. prof.: Ronaldo Marques

20 SADC: A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral existe desde 1992, quando foi decidida a transformação da SADCC (Southern Africa Development Co-ordination Conference ou Conferência para o Desenvolvimento da África Austral), criada em 1980 por nove dos estados membros. Hoje a SADC , com tem sede em Gaborone em Botsuwana. Os países membros somam uma população de aproximadamente 210 milhões de pessoas e um PIB de aproximadamente 700 bilhões de dólares, valor este que, embora não seja muito alto, já é significante, especialmente levando-se em conta as economias dos países vizinhos. A região enfrenta uma série de problemas, desde dificuldades naturais como secas prolongadas até, mais significativamente, a enorme disseminação da AIDS e a grande pobreza do povo local. prof.: Ronaldo Marques

21 Marketing Internacional
SADC: A erradicação e promoção de medidas capazes de lidar com condições está entre as principais metas do grupo, que são: Promover o crescimento e desenvolvimento econômico, aliviar a pobreza, aumentar a qualidade de vida do povo africano, e prover auxílio aos mais desfavorecidos por meio de integração regional; Evoluir valores políticos, sistemas e instituições comuns; Promover e desenvolver a paz e a segurança; Promover o desenvolvimento auto-sustentável por meio da interdependência coletiva dos Estados membros e da auto-confiabilidade; Atingir a complementaridade entre as estratégias e programas nacionais e regionais; Promover e maximizar a utilização efetiva de recursos da região; Atingir utilização sustentável de recursos naturais e a proteção do meio-ambiente; Reforçar e consolidar as afinidades culturais, históricas e sociais de longa data da região.” O financiamento aos projetos é obtido através de duas maneiras principais. A primeira e mais importante é a contribuição de cada um dos membros, com o valor baseado no PIB de cada um; a segunda é através da colaboração de parceiros econômicos internacionais, como a UE (principal parceiro) e alguns países desenvolvidos, que dependem do projeto a ser desenvolvido. prof.: Ronaldo Marques

22 SUPER CORREDOR COMERCIAL
TRATADO DE LIVRE COMÉRCIO: NAFTA SUPER CORREDOR COMERCIAL prof.: Ronaldo Marques

23 TRATADO DE LIVRE COMÉRCIO: NAFTA
O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (North American Free Trade Agreement) ou NAFTA é um tratado envolvendo Canadá, México e Estados Unidos da América. Tem o Chile como associado, numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. O NAFTA entrou em vigor em 01/01/1994. Mapa do NAFTA prof.: Ronaldo Marques

24 DADOS ECONÔMICOS: OBJETIVOS DO NAFTA:
       OBJETIVOS DO NAFTA: Garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros; Reduzir os custos comerciais entre os países membros; Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário de globalização econômica; Aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre os países membros; DADOS ECONÔMICOS: - População: 418 milhões de habitantes - PIB (Produto Interno Bruto): 10,3 trilhões de dólares - Renda per Capita (em US$): (fonte: Banco Mundial) O logo do NAFTA prof.: Ronaldo Marques

25 NAFTA: Vantagens para os países membros
Empresas dos Estados Unidos e Canadá conseguem reduzir os custos de produção, ao instalarem filiais no México, aproveitando a mão-de-obra barata; O México ganha com a geração de empregos em seu território; O México exporta petróleo para os Estados Unidos, aumento a quantidade desta importante fonte de energia na maior economia do mundo; A produção industrial mexicana, assim como as exportações, tem aumentado significativamente na última década. A geração de empregos no México pode ser favorável aos Estados Unidos, no sentido em que pode diminuir a entrada de imigrantes ilegais mexicanos em território norte- americano; Negociando em bloco, todos países membros podem ganhar vantagens com relação aos acordos comerciais com outros blocos econômicos. prof.: Ronaldo Marques

26 UNIÃO ADUANEIRA Uma união aduaneira é uma ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO com uma TARIFA EXTERNA COMUM, ademais de outras medidas que conformem uma política comercial externa comum. Entre um grupo de países ou territórios que instituem uma união aduaneira, há a livre circulação de bens (área de livre comércio) e uma TARIFA ADUANEIRA comum a todos os membros, válida para importações provenientes de fora da área. Os países ou territórios que a adotam costumam ter por objetivo aumentar a sua eficiência econômica e estabelecer laços políticos e culturais mais estreitos entre si. A união aduaneira é formada por meio de um ACORDO COMERCIAL. Essa política é adotada pelo MERCOSUL. Um acordo comercial é feito para ASSOCIAR COMERCIALMENTE um grupo de PAÍS (dois ou mais países). As finalidades são diversas, entre elas estão a isenção de tarifas alfandegárias, união econômica, incentivo e desburocratização das trocas comerciais. Negociar um acordo comercial é ampliar o acesso ao mercado externo, mediante maiores preferências para os produtos do país com capacidade real ou potencial de exportação. prof.: Ronaldo Marques

27 EXEMPLOS DE UNIÃO ADUANEIRA
prof.: Ronaldo Marques

28 MERCADO COMUM Um mercado comum é uma UNIÃO ADUANEIRA com políticas comuns de regulamentação de produtos e com LIBERDADE DE CIRCULAÇÃO de todos os três FATORES DE PRODUÇÃO (terra, capital e trabalho) e de iniciativa. Em tese, a circulação de CAPITAL, trabalho, bens e SERVIÇOS entre os membros deve ser tão livre como dentro do território de cada participante. Um bom exemplo de mercado comum é a UNIÃO EUROPÉIA. Em 22/10/2008, 26 chefes de estado e de governo da ÁFRICA, decidiram criar uma Zona de Comércio Livre, englobando os países da ÁFRICA AUSTRAL e ORIENTAL que, até essa data faziam parte de três organizações separadas de INTEGRAÇÃO ECONÔMICA, a SADC, COMESA e EAC. Outros exemplos incluem o Mercosul, O Mercado Comum Centro-Americano e o Grupo Andino. prof.: Ronaldo Marques

29 MERCOSUL O Mercado Comum do Sul – Mercosul, foi criado em
26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul são os seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (entrou em julho de 2006) prof.: Ronaldo Marques

30 MERCOSUL Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul. prof.: Ronaldo Marques

31 PACTO ANDINO Outro bloco econômico da América do Sul é formado por: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Foi criado no ano de 1969 para integrar economicamente os países membros. As relações comerciais entre os países membros chegam a valores importantes, embora os Estados Unidos sejam o principal parceiro econômico do bloco. prof.: Ronaldo Marques

32 INTEGRAÇÃO ECONÔMICA O processo de integração econômica entre territórios ou países foi descrito teoricamente nos1960 pelo economista húnguro Béla Balassa . Segundo a teoria, à medida que a integração econômica progride, diminuem as barreiras comerciais mantidas entre os mercados participantes. Hoje em dia, a economia mais integrada entre ESTADOS independentes é a UNIÃO EUROPÉIA e a sua ZONA DO EURO. A integração econômica ocorre em seis degraus sucessivos: zona preferencial de comércio; área de livre comércio, união aduaneira, mercado comum, união econômica e monetária e integração econômica total. A integração econômica costuma preceder a integração política. Na verdade, Balassa pensava que os mercados comuns supranacionais, com seu livre movimento transfronteiriço de fatores econômicos, geram naturalmente uma demanda por mais integração, não apenas econômica (via uma UNIÃO MONETÁRIA) mas também política, razão pela qual, concluiu, com o tempo as comunidades econômicas evoluem naturalmente para uniões políticas. A integração econômica total entre países ou territórios faz com que seus membros adotem uma MOEDA COMUM, harmonizem por completo as suas POLÍTICAS FISCAIS e transfiram o controle sobre a POLÍTICA ECONÔMICA para o conjunto dos membros. prof.: Ronaldo Marques

33 UNIÃO ECONÔMICA Tem por objetivo eliminar as barreias tarifárias internas e estabelecer barreiras externas comuns, buscando coordenar políticas econômicas e sociais dentro de determinado território, para possibilitar fluxo livre de capital e mão-de-obra entre os países. Constitui um mercado comum não só para mercadorias mas também para serviços e capital. A UE (União Européia) está próxima de concluir uma união econômica plena. prof.: Ronaldo Marques

34 UNIÃO EUROPÉIA A União Européia ( UE ) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos seguintes países: Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia. Este bloco possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Européia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Européia. A União Européia também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum. A UE possui os seguintes órgãos : Comissão Européia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros. prof.: Ronaldo Marques

35 UNIÃO EUROPÉIA O tratados que definem a União Européia são:
o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Européia (CEE), o Tratado da Comunidade Européia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Européia (UE), o Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura integração política. Neste último tratado, se destaca acordos de segurança e política exterior, assim como a confirmação de um Constituição Política para a União Européia e a integração monetária, através do euro prof.: Ronaldo Marques

36 UNIÃO EUROPÉIA Para o funcionamento de suas funções, a União Européia conta com instituições básicas como o Parlamento, a Comissão, o Conselho e o Tribunal de Justiça. Todos estes órgãos possuem representantes de todos os países Membros A Moeda Única : O Euro Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Européia adotou uma única moeda. A partir de janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã- Bretanha) adotaram o euro para livre circulação na chamada zona do euro. prof.: Ronaldo Marques

37 OBJETIVOS DA UNIÃO EUROPÉIA
Promover a unidade política e econômica da Europa; Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus; Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros; Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões; Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento; Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa. prof.: Ronaldo Marques

38 COOPERAÇÃO ECONÔMICA DA ÁSIA E DO PACÍFICO (APEC)
Somadas a produção industrial de todos os países, chega-se a metade de toda produção mundial. Quando estiver em pleno funcionamento, será o maior bloco econômico do mundo. A APEC foi criada em 1993 na Conferência de Seattle (EUA). Integram este bloco econômicos os seguintes países: EUA, Japão, China, Formosa (Taiwan), Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Canadá, México e Chile. prof.: Ronaldo Marques


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