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Química dos Produtos Naturais e Nutracêuticos Programa: Introdução à Química dos Produtos Naturais: um pouco de história; metabolitos primários e secundários.

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1 Química dos Produtos Naturais e Nutracêuticos Programa: Introdução à Química dos Produtos Naturais: um pouco de história; metabolitos primários e secundários. Química ecológica. Nutrcêuticos. Principais classes de metabolitos secundários: metabolitos derivados da via do acetato, do xiquimato, e do ácido mevalónio, alcalóides e glicósidos. Biossíntese, interesse económico e utilização industrial de elementos representativos de cada classe. Química dos Produtos Naturais e Nutracêuticos 2012Maria Eduarda M. Araújo www.dqb.fc.ul.pt

2 Componente teórica Um pouco de história. Classificação dos metabolitos e principais vias metabólicas Mediadores químicos da inter-acção entre os seres vivos Nutracêuticos e alimentos funcionais Ácidos gordos e derivados (metabolitos derivados da via do acetato) Metabolitos derivados da via do ácido xiquímico Compostos fenólicos de biogénese mista: flavonoides e taninos Terpenóides (metabolitos derivados da via do ácido mevalónico) Alcalóides Glúcidos e glicósidos Componente prática Elaboração de um mapa conceptual sobre cada um dos principais tópicos abordados nas aulas teóricas (individualmente ou em grupos de 2 alunos) Desenvolvimento de um mini-projecto laboratorial Estrutura da disciplina

3 Avaliação Componente teórica (60%) e componente prática (40%). A nota final será a média ponderada das duas componentes de avaliação. Para o aluno obter aprovação não pode obter classificação inferior a 9,0 valores em nenhuma das duas componentes. A avaliação da componente teórica é realizada através de  Testes parciais ou Exame final O primeiro teste será realizado a meio do semestre e o segundo teste será coincidente com o exame da primeira época. No caso da avaliação por testes a nota mínima em qualquer um dos testes é de 8,0 valores. Avaliação da componente prática:  elaboração e apresentação do mapa conceptual (10%)  desenvolvimento do mini-projecto (10%)  elaboração e apresentação do relatório (20%)

4 [1] J. Mann, R. S. Davidson, J. B. Hobbs, D. V. Banthorpe, J. B. Harborne, Natural Products, their chemistry and biological importance, Longman Scientific and Technical, Harlow, 1994 [2] J. Mann, Secondary metabolism, Oxford Science Publications, 2 nd ed, Oxford 1987 [3] Sujata V. Bhat, Bhimsen A. Nagasampagi, Meenakshi Sivakumar, Chemistry of Natural Products, Springer, New Dehli, 2005 [4] K. P. C. Volhardt, N. E. Schore, Organic Chemistry, W. H Freeman ad Company, 3 rd ed., New York 1999 [5] Ana M. Lobo, Ana M. Lourenço, Biossíntese de Produtos naturais, IST Press, Lisboa, 2007 [6] Raphael Ikan, Natural products-a laboratory guide, Academic Press, 2 nd ed., London 1991 [7] Carlos A. M. Afonso, Dulce P. Simão, Luísa P. Ferreira, Maria Elisa S. Serra, Maria Manuela M. Raposo, 100 Experiências de Química orgânica, IST Press, Lisboa, 2011

5 Mêsdia3º6ºTema Setembro18XApresentação e Introdução 21XSemioquímicos 25XNutracêuticos 28XVia do acetato: inicio do estudo dos ácidos gordos Outubro2XBiossíntesse de AG 9XAG essenciais 12XElaboração de mapas conceptuais 16XProstaglandinas e leucotrienos 19XVia do ácido xiquímico: início 23XBiossintese de amino-ácidos aromáticos 26XBiossíntese e importância dos fenilpropanóides 30XElaboração de mapas conceptuais NovembroXRevisões 6X1º teste 9XCompostos de biogénese mista: flavonóides 13XTaninos 16Elaboração de mapas conceptuais 20X Via do ác. mevalónico: início do estudo dos terpenóides 23XContinuação do estudo dos terpenóides 27XConclusão do estudo dos terpenóides 30XElaboração de mapas conceptuais Dezembro4XAlcalóides 7XIntrodução ao estudo dos hidratos de carbono 11XContinuação do estudo dos hidratos de carbono 14XElaboração de mapas conceptuais 18XElaboração de mapas conceptuais 21XRevisões QPN2_ 2012 Aulas teóricas: 3ª das 9-10h; 6ª das 12.30-13-30h Aulas práticas: 4ª das 15.30- 18.30h Programação das aulas práticas: Apresentação dos temas: 1ª aula Preparação: 2ª aula Execução: da 3ª à 13ª aula, inclusive Apresentação dos trabalhos: 14ª aula Programação das aulas teóricas


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