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O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.

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Apresentação em tema: "O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN."— Transcrição da apresentação:

1 O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN

2 Historiando a Construção dos PPP/PPI no IFPA  Em 2012 – a PROEN iniciou o trabalho de construção do PPI o que implicava gerar um grande movimento de construção dos PPPs dos campi.  Em 2014 – o PPI foi aprovado, indicando com isso um trabalho de respaldo nos campi, contudo as comprovações das ações que deveriam acontecer ao longo de 2013 e 2014 não foram localizadas nem o nosso atual documento relata como se deu essa construção.

3 Em 2015... Campi do IFPA que tem PPP Participação da comunidade interna e externa na construção do PPP

4 O Amparo Legal - PPI  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira Nº 9394/96, que ressalta a importância desse instrumento em vários de seus artigos: a) artigo 12 e 13 e 14 mencionam participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino (Inciso I) e elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino (Inciso II)(...) a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.  o Estatuto do IFPA – Art. 30 – diz que as bases metodológicas, epistemológicas, filosóficas, socioculturais e legais para os currículos do IFPA serão expressas em Projetos Políticos Pedagógicos.  O Regimento Geral indica no item XI – que cabe à PROEN – coordenar acompanhar e supervisionar o Projeto Político Pedagógico do IFPA da educação básica à graduação.  - A Lei de criação dos Institutos Federais – 11892/2008 – para efeito de regulação, avaliação, e supervisão da instituição e dos cursos de educação superior, equipara-nos as Universidades Federais, o que nos obriga ao cumprimento de legislações especificas para esse nível de ensino.

5 Sendo o PDI o documento que articula as políticas e diretrizes de desenvolvimento do IFPA PPI o documento que expõe as políticas e filosofias pedagógicas que adotamos. Desde que nos tornamos IFPA alguns documentos precisavam ser construídos no âmbito da Gestão Institucional. Sendo o PDI o documento que articula as políticas e diretrizes de desenvolvimento do IFPA e o PPI o documento que expõe as políticas e filosofias pedagógicas que adotamos. De modo mais claro o quadro ao lado demonstra que esses documentos se estruturam a partir dos documentos correlatos dos campi, quais sejam PDC e PPP respectivamente.

6 Assim...  O PPI representa a identidade da Instituição IFPA e o PPP representa a identidade de cada campus do IFPA. Um projeto político pedagógico não nega o instituído da escola que é a sua história, que é o conjunto dos seus currículos, dos seus métodos, o conjunto dos seus atores internos e externos e o seu modo de vida. Um projeto sempre confronta esse instituído com o instituinte. (...) O projeto pedagógico da escola é, por isso mesmo, sempre um processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola (GADOTTI, 1997, p. 34). Com esses elementos e olhar a PROEN deliberou com os diretores de Ensino em Junho/2015 o necessário trabalho de revisão e construção do PPP dos campi, com finalização do trabalho previsto para junho 2016.

7 O que se define no PPP  IDENTIDADE E ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL;  CONCEPÇÕES, PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO E DAS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS;  POLÍTICAS E AÇÕES INSTITUCIONAIS – Ensino (Técnico e Superior); Pós- graduação, Pesquisa e Inovação, Ensino a Distância, Educação Inclusiva, Extensão e Interação com a Sociedade, formação inicial ou continuada e qualificação profissional, assistência estudantil, formação continuada e desenvolvimento profissional de servidores.  ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO – concepção de avaliação do PPP, estruturas e metodologias, diretrizes para implantar o projeto

8 O Projeto Pedagógico de Curso - PPC A construção do projeto deve ser fruto de uma ação intencional definida coletivamente pelos professores proponentes, em função das opções e escolhas de caminhos e prioridades na formação do profissional desejado. Um curso nasce das definições dos pressupostos e metas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional e PPI. O PPC, enquanto documento escrito que sistematiza decisões coletivas, não retrata exclusivamente às ações relacionadas ao Ensino, mas é imperativo que as ações de Pesquisa e de Extensão, vinculadas ao Curso, sejam nele também inseridas. É imperativo que sejam observadas a coerência e a articulação entre as ações propostas.

9  O PPC é um instrumento imprescindível para definir e nortear a organização do currículo e das práticas pedagógicas, devendo ser construído de forma coletiva e democrática e em conformidade com a legislação vigente (art. 7 – Res. 020/2016)  O PPC deve expressar os principais parâmetros para a ação educativa e o processo formativo, baseado no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Político Pedagógico do campus (PPP) (art. 8 – Res. 020/2016)

10 Os Nossos Norteadores para Construção de PPCs  Resolução 020/2016 – Convalidou a Resolução 217/2015 – Regula a elaboração de PPCs de Cursos Técnicos (integrado, Concomitante, Subsequente inclusive EJA-EPT Médio) bem como cursos Superiores de Graduação presenciais ou a distancia.  Resolução 65/2016 – Resolução regula a oferta de Cursos Formação Inicial e Continuada – FIC no âmbito do IFPA  Resolução 201/2015 – Resolução regula a oferta de Cursos de Pós-graduação no IFPA. (PROPPG)

11 Para Veiga (2004, p.17): “Não existe um projeto de curso isolado. Ele é parte de um projeto institucional, que é parte de uma universidade, que é parte de um sistema de educação, que é parte de um projeto de sociedade”.

12 Elinilze Guedes Teodoro Pró-reitora de Ensino proreitor.proen@ifpa.edu.br 91 991655043 (Vivo) proreitor.proen@ifpa.edu.br PROEN – Conheça, interaja! http://proen.ifpa.edu.br/


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