A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de Deus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de Deus."— Transcrição da apresentação:

1

2 As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. (...)

3 Nesta Palavra, Deus transmitiu ao homem o conhecimento necessário para a salvação. As Escrituras Sagradas são a infalível revelação de Sua vontade. Constituem o padrão de caráter, a prova de existência, o autorizado revelador de doutrinas e registro fidedigno dos atos de Deus na História.” As 28 Crenças Fundamentais da IASD (A Palavra de Deus, pg. 11.)

4

5 A revista Christian Retailing Magazine fez uma lista contendo os 11 livros mais vendidos do mundo, e no primeiro lugar aparece a Bíblia Sagrada, com quase 6 bilhões de cópias vendidas, além de ser o livro que mais foi traduzido com versões para diversos idiomas e dialetos.

6 1º lugar: A Bíblia Sagrada Com um total de 4 a 6 bilhões de cópias vendidas.

7 2º lugar: Harry Potter Todos os sete livros da série venderam mais de 1 bilhão de cópias.

8 3º lugar: Livro Vermelho Mao Tse-Tung. 1 bilhão de cópias, sendo que as vendas foram impulsionadas por uma lei que obrigava a todos os membros do partido comunista chinês a comprá-lo.

9 A palavra Bíblia (livro) entrou para as línguas modernas por intermédio da língua francesa, passando primeiro pelo latim Bíblia, com origem no grego Biblos.

10 Testamento “Aliança ou Pacto entre duas partes.”

11 As Escrituras em si não são a Aliança propriamente dita, mas sim o registro e o desenrolar dos fatos que envolveram a aliança de Deus e Seu povo no AT e tem continuidade no NT. Quando o povo não foi fiel, quebrou a aliança, esta foi anulada para eles.

12 Todas as mensagens do A.T encontram a sua realidade no NT e a base do N.T está no A.T. Um não mantém sua força sem o outro.

13 A.T Pentateuco (5 livros) (Genesis a Deuteronômio) Históricos (12 livros) (Josué a Ester) Poéticos (5 livros) (Jó a Cantares) Profetas (17 livros) (Isaías a Malaquias) N.T Evangelhos (4 livros) (Mateus a João) Históricos (1 livro) (Atos) Epístolas (21 livros) (Romanos - Judas) Profetas (1 livro) (Apocalipse)

14 A divisão do A.T em quatro seções baseia-se na disposição dos livros por tópicos, com origem na tradução das escrituras sagradas para o grego – Septuaginta ou LXX, séc. III a.C. A Bíblia judaica não segue esta divisão tópica dos livros em quatro partes, antes se emprega uma divisão de três partes ; a Lei (Tora), os Profetas e os Escritos.

15 Torá Torá תורה )) Os 5 Livros de Moisés Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronómio

16 NeviimNeviim נביאים )) Anteriores (4) Josué Juízes 1 Samuel e 2 Samuel 1 Samuel2 Samuel 1 Reis e 2 Reis 1 Reis2 Reis Posteriores (4) Isaías Jeremias Ezequiel

17 Obadias Ageu Jonas Miquéias Zacarias Malaquias Os 12 Profetas Oséias Naum Joel Habacuque Amós Sofonias

18 KethuvimKethuvim כתובים)) Livros da Verdade (Poéticos) Salmos Provérbios Jó

19 Os 5 Rolos Cantares Rute Lamentações Eclesiastes Ester

20 Profético Daniel O Resto dos Escritos Esdras-NeemiasEsdrasNeemias I Crônicas e II CrônicasI CrônicasII Crônicas

21 As Bíblias antigas não eram divididas em capítulos e versículos. Para facilitar, Stephen Langton dividiu a Bíblia em capítulos em 1227 d.C. e Robert Stephanus acrescentou a divisão em versículos em 1548 (AT) e 1551 D.C. (NT)

22 A. T N. T Total Livros 39 27 66 Capítulos 929 260 1.189 Versículos 23.214 7.959 31.173 Palavras 593.493 181.253 774.746 Letras 2.728.100 838.380 3.566.480

23 “ Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça [...]”. II Timóteo 3:16

24 Pela revelação Deus falou aos profetas de muitas maneiras (Heb. 1:1): mediante anjos, visões, sonhos, vozes e milagres. Inspiração é a forma pela qual Deus falou aos homens através dos profetas. A definição teológica de inspiração contém três elementos essenciais:

25 A Causalidade Divina Deus é a fonte primordial da inspiração da Bíblia.

26 A Mediação Profética Deus usou personalidades humanas para comunicar posições divinas, respeitando seus estilos literários e seus vocabulários individuais.

27 A Autoridade Escrita O produto final da causalidade divina em operação por meio dos profetas é a autoridade escrita de que se reveste a Bíblia.

28 A Revelação O fato da comunicação divina, ou seja, é o que Deus revela ao autor bíblico.

29 Inspiração Diz respeito à exposição da verdade revelada, ou seja, a forma que Deus DIRECIONOU os autores bíblicos, dando a autoridade escrita.

30 Iluminação É a devida compreensão dessa verdade descoberta, ou seja, é a compreensão dos escritos.

31 Com o desenvolvimento de conceitos modernistas e existencialistas na sociedade, a ideia de inspiração bíblica dividiu-se em três grandes teorias.

32 1.Ortodoxia A Bíblia É a Palavra de Deus 2. Modernismo A Bíblia CONTÉM a Palavra de Deus 3. Neo-ortodoxia A Bíblia TORNA-SE a Palavra de Deus

33 Defende que a Bíblia é o registro escrito inspirado por Deus. Possui duas correntes de pensamento

34 Ditado Verbal A Bíblia foi ditada por Deus palavra por palavra. Norman Geisler e William Nix Introdução Bíblica

35 Conceitos Inspirados Deus deu aos profetas a inspiração dos conceitos e os homens exprimiram em termos humanos, segundo seus próprios estilos. Igreja Adventista do Sétimo Dia

36 Conceitos Inspirados Mateus 8: 28-34 Marcos 5: 1-20 Lucas 8:26-39 Endemoninhados Gerasa / Gadara / Gergesa

37 Quanto à inspiração, Paulo mostra que “toda a Escritura é inspirada (gr. Theopneustos) por Deus e útil para o ensino” (II Tm 3:16).  “theopneustos” lit. “soprada por Deus”.

38 Deus “soprou” a verdade (conceitos) nas mentes dos homens, os quais expressaram estas mesmas verdades em suas próprias palavras nas Escrituras. Portanto, inspiração é o processo pelo qual Deus comunica Sua verdade eterna ao ser humano.

39 “homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (II Ped. 1:21).

40 Estes homens traduziram as revelações em linguagem humana, com todas as limitações e imperfeições de que esta se acha revestida, mas ainda assim aquele era o Testemunho de Deus.

41 Os homens – NÃO AS PALAVRAS – foram inspirados. A verdadeira inspiração não tira do escritor a sua individualidade.

42 “ A inspiração não atua nas palavras do homem ou em suas expressões, mas no próprio homem que, sob a influência do Espírito Santo, é possuído de pensamentos. As palavras, porém, recebem o cunho da mente individual.

43 [...] A mente divina, bem como Sua vontade, é combinada com a mente e a vontade humanas; assim as declarações do homem são a Palavra de Deus.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, 21

44 “Os Escritores da Bíblia foram os instrumentos de Deus, não a sua pena”. Mensagens Escolhidas, vol. 1, 21

45 “ Todos os autores bíblicos foram pessoas que possuíram natureza pecaminosa, necessitando diariamente de graça de Deus ”. Nisto Cremos, pg. 17

46 É verdade que existe uma exceção à regra, quando fala-se sobre os Dez Mandamentos, cujas palavras foram ditadas e escritas pelo próprio Deus. “Então, falou Deus todas estas palavras:” Êxodo 20:1

47 Segundo esta teoria, certas partes da Bíblia são inspiradas e divinas, mas outras são humanas falíveis. Também é dividida em dois conceitos: Conceito da Iluminação Iluminação religiosa concedida por Deus a apenas determinados autores. Conceito da Intuição A Bíblia não é um registro divino, seria apenas uma caderneta de rascunho dos judeus para registro de lendas e histórias sem valor histórico.

48 De acordo com esta teoria, a Bíblia torna-se a Palavra de Deus mediante um encontro pessoal entre Deus e o homem. Suas duas visões principais são: Visão Demitizante A Bíblia foi elaborada com trajes mitológicos, e que a tarefa do crente é despi-la de seus mitos e descobrir o conhecimento existencial que ela possui. Encontro Pessoal A Bíblia é uma revelação divina à pessoas do passado e não a Palavra de Deus. Porém, quando o homem moderno necessita de algo, basta buscar uma “revelação” e este terá um encontro pessoal com seu Deus.

49 1.A palavra Bíblia vem do grego Biblos, que quer dizer livros. 2.A base teológica para o N.T está no A.T. 3.O A.T está dividido nas seguintes seções: Pentateuco; Históricos; Epístolas e Profetas. 4.As Bíblias sempre foram divididas em Capítulos e Versículos. 5.O N.T é composto por 38 livros e o N.T por 27 livros.

50 6. A Inspiração é composta por 3 elementos essenciais: Causalidade Divina; Mediação Profética e Autoridade Escrita. 7. Revelação é a compreensão dos escritos. 8. Inspiração diz respeito à exposição da verdade revelada, ou seja, a forma que Deus DIRECIONOU os autores bíblicos 9. A IASD acredita que a Bíblia foi ditada palavra por palavra aos seus escritores. 10. As palavras foram inspiradas e não os escritores.

51 LIVRO NISTO CREMOS AS 28 CRENÇAS FUNDAMENTAIS DA IASD A Palavra de Deus PÁGINAS 11 A 25

52 A Inspiração dos Testamentos

53 1.A palavra Bíblia vem do grego Biblos, que quer dizer livros. 2.A base teológica para o N.T está no A.T. 3.O A.T está dividido nas seguintes seções: Pentateuco; Históricos; Epístolas e Profetas. 4.As Bíblias sempre foram divididas em Capítulos e Versículos. 5.O A.T é composto por 38 livros e o N.T por 27 livros.

54 6. A Inspiração é composta por 3 elementos essenciais: Causalidade Divina; Mediação Profética e Autoridade Escrita. 7. Revelação é a compreensão dos escritos. 8. Inspiração diz respeito à exposição da verdade revelada, ou seja, a forma que Deus DIRECIONOU os autores bíblicos 9. A IASD acredita que a Bíblia foi ditada palavra por palavra aos seus escritores. 10. As palavras foram inspiradas e não os escritores.


Carregar ppt "As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração Divina por intermédio de santos homens de Deus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google