A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cinemática. Móvel e Ponto Material Ramo da Mecânica Clássica que estuda os movimentos sem que nos preocupemos como ocorreram esses movimentos. Em cinemática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cinemática. Móvel e Ponto Material Ramo da Mecânica Clássica que estuda os movimentos sem que nos preocupemos como ocorreram esses movimentos. Em cinemática."— Transcrição da apresentação:

1 Cinemática

2 Móvel e Ponto Material Ramo da Mecânica Clássica que estuda os movimentos sem que nos preocupemos como ocorreram esses movimentos. Em cinemática os em estudo são denominados móveis ou ponto material. São classificados dessa forma pois suas dimensões não interferem na análise e estudo dos movimentos.

3 Cinemática Móvel e Ponto Material Quando as dimensões de um corpo são relevantes ao estudo do movimento, esses corpos são denominados corpos extensos. Um veículo ao estacionar em uma vaga é um corpo extenso, no entanto, quando em viagem ao longo de uma estrada, é denominado móvel ou ponto material.

4 Cinemática Posição e Referência Em cinemática é importante a determinação da posição (LUGAR) de um móvel a cada instante (INTERVALO DE TEMPO). Essa posição poderá ser atribuída à noção de marco quilométrico, algo que nos dê uma referência da posição do móvel.

5 Cinemática Marco quilométrico em rodovias Brasileiras

6 Cinemática Marco quilométrico em rodovias Brasileiras

7 Cinemática Marco Zero na Cidade de São Paulo - Brasil

8 Cinemática Em cinemática é importante a determinação da posição de um móvel a cada instante. Essa posição poderá ser atribuída à noção de marco quilométrico, algo que nos dê uma referência da posição do móvel. Marco quilométrico apenas localiza a posição do móvel e não indica o quanto o móvel se deslocou ou percorreu.

9 Cinemática Trajetória Conjunto das posições sucessivas ocupadas por um móvel no decorrer do tempo.

10 Cinemática Trajetória Em uma trajetória escolhemos arbitrariamente um marco zero para que possamos indicar a posição do móvel Porém, não nos fornece o sentido e não nos fornece a distância percorrida.

11 Cinemática Trajetória

12 Cinemática Trajetória Assim, a posição do móvel fica definida pela medida algébrica – 10 km e B por + 10 km Logo, o trecho de trajetória que se estende do marco zero ao ponto A e ao ponto B se chama de espaço, indicado pela letra S e o marco zero é chamado origem dos espaços.

13 Cinemática Trajetória Neste caso, o espaço do ponto A é S A = –10 km e o espaço do ponto B é S B = +10 km. Todos os espaços são medidos em relação ao marco zero.

14 Cinemática Trajetória O espaço permite conhecer a posição de um móvel ao longo da trajetória em cada instante t.

15 Cinemática Referencial – Repouso e Movimento Repouso Um ponto material está em repouso em relação a um determinado referencial quando sua posição (lugar), nesse referencial, não varia (muda) no decurso do tempo.

16 Cinemática Referencial – Repouso e Movimento Movimento Um ponto material está em movimento em relação a um determinado referencial quando sua posição (lugar), nesse referencial, varia (muda) no decurso do tempo.


Carregar ppt "Cinemática. Móvel e Ponto Material Ramo da Mecânica Clássica que estuda os movimentos sem que nos preocupemos como ocorreram esses movimentos. Em cinemática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google